TUDO SOBRE EAD

Coloque o seu email aqui para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Métricas financeiras na venda de cursos online


Métricas financeiras na venda de cursos online

Métricas financeiras com a venda de cursos online

Uma plataforma LMS (Learning Management Systems) deve oferecer recursos que irão facilitar a gestão de negócio feita por quem oferece cursos online. O instrutor ou uma equipe responsável por analisar as métricas das escolas deve avaliá-las e transformá-las em conhecimento acerca da evolução do seu desempenho. E é por isso que as métricas de finanças são tão importantes para a venda de cursos online! O post de hoje do irá falar sobre a melhor forma de analisá-las e como os resultados podem ajudar você a potencializar o seu negócio.

Métricas na venda de cursos online: Como analisá-las?

Semanal? Mensal? Trimestral? Você deve estipular um período de tempo de acordo com os interesses da sua escola e a disponibilidade de quem gerencia tal questão, e assim analisá-las, tendo como parâmetro de desenvolvimento tanto a comparação com dados anteriores do negócio quanto da concorrência. É importante também que a plataforma ofereça dados de transações bancárias, faturamento bruto da escola, quais cursos estão sendo mais vendidos e quais não estão fazendo muito sucesso. Isso tudo para que você possa ter controle tanto sobre a evolução em números do seu curso e do seu negócio, quanto gerenciar os pagamentos dos alunos.

No entanto, isso depende da plataforma de ensino online que a escola utiliza, pois algumas não oferecem tal grau de personalização ou de detalhamento, ou nem mesmo oferecem isso de uma forma integrada e prática.

Como transformar os resultados financeiros em conhecimento para sua escola?

Após verificar os dados numéricos e analisá-los, é hora de transformar informação em conhecimento! De pouco adianta coletar tais dados se você não utiliza tais resultados para levantar hipóteses e transformar o seu negócio na prática. Assim, você deve questionar o seu negócio sempre que necessário, levantar hipóteses e validá-las junto ao cliente: o seu aluno.

Por exemplo, se um curso teve um retorno muito alto durante um determinado tempo, mas atualmente encontra-se estagnado, você deve avaliar as variáveis que estão influenciando a falta de venda de cursos online. Será que o conteúdo se tornou obsoleto? Surgiram novas implicações sobre o tema? Seu concorrente está oferecendo o mesmo conteúdo com maior qualidade e menor preço? São várias questões que devem ser investigadas junto ao seu cliente e a averiguação pode resultar tanto em solução do problema, quanto na descoberta de novas oportunidades de mercado.

Outro exemplo, se um mesmo aluno compra outros cursos oferecidos por uma escola, isso provavelmente significa que ele gostou da forma como a sua escola abordou tal conteúdo. Esse aspecto positivo também vale a pena ser avaliado. O que o atraiu realmente? Será que foi somente o conteúdo ou algo mais como qualidade de vídeos ou questões mais técnicas como gestão de aluno satisfatória? Nesse caso, a busca por resposta representa o conhecimento que você tem acerca do seu negócio, e a partir desse levantamento você também pode aprimorar a cada dia mais o seu modelo de negócios.

As métricas de finanças são realmente importantes e, se oferecidas de forma fácil, elas serão matadoras! O Edools, por exemplo, mostra essas informações detalhadas através de relatórios com intervalo de tempo variável, além de funis de conversão de vendas de cursos online separados por cursos. Caso queira conhecer melhor essa e outras funcionalidades, é só ir em nosso site.

E então, gostou das nossas dicas sobre como se beneficiar das métricas de finanças para a venda de cursos online? Compartilhe a sua opinião com a gente!

3 Regras de ouro na venda de cursos online

Conteúdo VIP

Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Comentários (1)


  1. Pingback: Métricas financeiras na venda de cursos ...

Deixe uma resposta