TUDO SOBRE EAD

Coloque o seu email aqui para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Como vender cursos online com Marketing de Conteúdo


Como vender cursos online com Marketing de Conteúdo

O marketing de conteúdo é um excelente caminho para alavancar sua venda de cursos online, pois através desta estratégia você irá conseguir muitos mais que simplesmente fechar uma venda, mas irá também fidelizar e estreitar o relacionamento com seu futuro cliente.

É necessário entender um pouco da cabeça do seu potencial cliente para que você seja capaz de entrar no mundo dele e ter um melhor desempenho nas suas vendas.

Existem algumas táticas para que o processo de venda de cursos online com marketing de conteúdo seja feito da forma mais eficiente. Trabalhar o funil de vendas é uma delas. Através dele, é possível verificar quais os passos a serem seguidos para conseguir finalizar determinada venda com muito sucesso.

O funil de vendas representa qual o caminho o cliente percorrerá para comprar seu produto/serviço. Assim, o time de vendas criará procedimentos para encantá-lo e fazer uma abordagem qualificada.

Marketing de conteúdo tem um papel fundamental neste processo e é hoje uma das melhores formas para a divulgação e venda de cursos online. Afinal, trata-se de uma estratégia de criação e produção de conteúdo relevante para o público-alvo, com o objetivo de gerar uma relação de confiança muito superior àquela conquistada pelo marketing tradicional.

Com pensamento estratégico, é possível utilizar o marketing de conteúdo para cada fase do funil de vendas, interagindo cada vez mais com seus clientes e conquistando aos poucos a sua fidelidade.

Coloque o seu email aqui para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Uma das grandes necessidades de uma empresa é atrair leads – registro de cadastro de pessoas interessadas em um determinado produto ou serviço – qualificados e pensar em ações de marketing que possam de agilizar a conversão dessas oportunidades em vendas.

O marketing de conteúdo tem papel fundamental neste processo. Gerar conteúdo relevante, criativo e que seja interessante para seu público será o primeiro passo para eles saberem da sua existência.

Pensando nisso, listarei neste artigo um passo-a-passo com as melhores dicas de como utilizar o marketing de conteúdo para vender cursos online:

Atração

efb eb

Primeiramente, é necessário fazer com que o seu potencial aluno chegue até o seu site e existem diferentes estratégias para que isto aconteça. Nesta etapa, o visitante é apenas um desconhecido em busca de algum interesse específico.

Por isso, é fundamental que o seu site contenha todas as informações de sua empresa, produto e formas de contato. Coloque todos os detalhes e aumente ainda mais as chances de tê-lo como cliente.

O principal objetivo deve ser atrair o lead e levá-lo para o processo de venda. Para tal, ofereça sempre conteúdos de qualidade e relevantes a estas pessoas.

Lembre-se que esta pessoa ainda não tem conhecimento sobre sua instituição e o quanto ela poderá mudar sua vida. Invista em uma identidade visual atraente, com textos que falem dos benefícios que esta possui, por exemplo.

Compartilhe conhecimento sobre sua área, novidades, notícias sobre assuntos ligados à seu nicho de mercado. Seja uma referência do mercado em que atua!

Conversão

Se este lead mostrou-se interessado, é hora de se aproximar dele ainda mais,  hora de saber quem são eles!

Invista em landing pages e formulários de contato, através destes você conseguirá potencializar sua base de email com um excelente banco de dados. Em troca de um e-book, por exemplo, este futuro cliente deixará seus dados de contato para fazer este download que aumentará seu conhecimento sobre o tema.

Um exemplo disso podemos ver no ebook que produzimos em parceria com a Resultados Digitais: O futuro promissor do mercado de EAD no Brasil.

Desta maneira, você saberá o que realmente ele está procurando e poderá oferecer mais detalhes ou produtos/serviços que o interessem.

Aproveite os dados de contato para encantar ainda mais com marketing de conteúdo e iniciar o processo final da venda.

Conclusão

Agora é o momento propício de enviar e-mails marketing, uma das táticas do marketing de conteúdo, com maiores informações sobre seu curso, por exemplo.

Se o lead quer finalizar o processo de compra e está precisando somente de um “empurrãozinho”, o que contará agora será a proximidade e preocupação em resolver os problemas dele, durante todas as etapas passadas.

fwevwwe

Deixe seu aluno confiante de que você é mais que uma instituição, que será também um grande parceiro. Seus conteúdos devem ser personalizados, com o nome do lead e sempre com os temas de que são de seu interesse.

O principal não é uma venda única, mas sim uma longa parceria, onde este lead se tornará um cliente fidelizado e compartilhará sua ótima experiência com os amigos.

Conquista

Encante seu usuário de todas as formas possíveis.

O grande propósito de sua instituição é ter um aluno fiel, por bastante tempo. Por isso, quando conseguir finalizar a primeira venda, não esqueça dele.

Este é o momento de demonstrar o quanto ele tem valor para você e que você estará em prontidão para atendê-lo.

Trace estratégias no pós-venda. Envie e-mail marketing de agradecimento pela confiança. Dê espaço também para sugestões de melhorias. Invista em campanhas de produtos e serviços que façam complemento da última compra.


O marketing de conteúdo é um poderoso aliado nas vendas. Com a atual comunicação e percepção das pessoas, vender de imediato, sem um encanto inicial, não dá certo.

O consumidor dos dias de hoje está mais informado. Ele tem ao seu dispor diversas ferramentas para procurar, avaliar e escolher fornecedores. Portanto, aprenda a utilizar conteúdo à seu favor, para mostrando que você sabe do que fala, e atrair assim cada vez mais alunos.

Seja criativo, inteligente e prestativo desde o início. Fechar a venda da forma mais natural possível é o grande segredo para não somente vender cursos online, mas fidelizar seus alunos.

Caso tenha interesse em conhecer um pouco mais sobre o nosso LMS, convido você a testar gratuitamente a nossa plataforma EAD por 15 dias através do banner abaixo:

Teste gratuitamente o Edools por 15 dias.

Já utiliza o marketing de conteúdo em sua venda de cursos online? Tem alguma ideia para compartilhar sobre o tema? Sinta-se à vontade para deixar um comentário para nós.

Espero que este artigo o-seja bastante útil.

Até a próxima!

Como melhorar a gestão empresarial e cursos EAD com OKR
Como inovar seu treinamento empresarial com EAD?

Conteúdo VIP

Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Sobre Rafaela Espíndola

Graduanda em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda. Faz parte do time de Marketing e Comunicação do Edools. É apaixonada por criação e inovação. Não consegue esconder que é canceriana dos pés à cabeça.
Ver todos os posts de Rafaela Espíndola

Comentários (1)


  1. Pingback: Como Convencer meu Líder a Investir em Marketing de Conteúdo?

Deixe uma resposta