TUDO SOBRE EAD

Coloque o seu email aqui para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Como criar uma máquina de vendas para cursos online


máquina de vendas para cursos online

O termo máquina de vendas para cursos online é magnético! O que ele te faz lembrar? Vendas automáticas? Geração de lucro? Muitos sites e profissionais estão falando sobre a criação de máquinas de vendas e cada um a define e promove como entende melhor.

Alguns acreditam que uma landing page, um auto responder e mensagens de e-mails formam um sistema assim. Nós, porém, vamos além: máquina de vendas para cursos onlineé a integração inteligente de todos os canais online disponíveis.

O ponto de partida é uma “plataforma de abertura”, um site, um blog corporativo, uma escola digital, enfim, algo que permite a automatização da gestão e possibilite promover ações de marketing eficazes.

A ideia é ter um canal base, que centralize tudo o que você precisa em um só lugar, e a partir dele, diversas ações podem complementar a estratégia.

Para te ajudar a vender cursos online de forma mais eficiente, criamos o ebook Como criar uma máquina de vendas de cursos online que trás uma lista de informações importantes e dicas para você criar uma máquina de vendas para cursos online.

Vamos disponibilizar aqui em formato de artigo o primeiro capítulo deste ebook para que você tenha noção do conteúdo que te espera. Para ter acesso ao conteúdo completo do ebook, basta clicar neste link.

Coloque o seu email aqui para receber gratuitamente as atualizações do blog!


Como criar uma página de vendas matadora para cursos online

Criando boas descrições de conteúdo

As descrições são os textos e legendas que fomentam suas páginas de vendas e divulgação. É parte do conteúdo web, sendo um dos principais fatores de uma boa máquina de vendas. É um tipo de conteúdo institucional que jamais deve ser ignorado ou negligenciado por você ou sua equipe.

Em uma página de cursos, onde não há contato físico do consumidor com os produtos comercializados, é indispensável que a empresa trabalhe muito bem a descrição dos itens, buscando ampliar o interesse dos clientes pela negociação. Isso, além de despertar o interesse, ajuda no ranqueamento da plataforma nos motores de busca.

Antes de decidirem comprar um produto, os usuários online compram as experiências que elas terão com ele. Por isso, é importante que você não tenha um ‘o que’, mas um ‘porquê’ norteando suas descrições. Ou seja, um motivo. Além disso, jamais fale apenas de características, mas dos benefícios que ele irá proporcionar ao aluno.

Criando boas imagens de divulgação

Imagem é outro aspecto a ser pensado em uma máquina de vendas para cursos online. Fotos com alta resolução, nítidas e bem trabalhadas, permitem que seu o aluno em potencial se atraia pelo conteúdo, fundamental em uma compra online.

No caso dos cursos, as fotos funcionam como uma espécie de ativo da sua marca, que fica disponível 24 horas aos usuários. Isso também traz mais credibilidade e deixa a estética mais bonita. Nada pior do que entrar em um ambiente online e se deparar com fotos de má qualidade. Assim, as pessoas tendem a acreditar que não é sua empresa não é de confiança.

Algumas dicas que ajudam na hora de escolher imagens para seu curso online:

  • Disponibilize imagens com resolução boa, de modo que o cliente possa ampliá-la sem que perca a qualidade;
  • Explore ao máximo os tipos de cores (veja se não há distorções);
  • Obtenha fotos boas de professores e outras pessoas que serão expostas na plataforma;
  • Se for preciso usar outros tipos de imagens, prefira os bancos de imagens profissionais. Jamais baixe no Google;
  • Contrate um designer.

Criando um bom currículo para o instrutor

O currículo é outra porta de entrada para seu curso. Para elaborar um bom currículo, você pode seguir a mesma lógica das descrições dos cursos, sempre prezando pela qualidade e relevância das informações. Se possível, utilize técnicas de copywriting e gatilhos mentais. Capriche na headline (título/manchete) e utilize blocos curtos de textos para provocar escaneabilidade.

Outra tática é promover pequenas narrativas sobre a experiência do profissional que irá lecionar no curso. Faça bom uso do storytelling. Isso torna a comunicação mais humana e acaba conectando melhor a mensagem com o potencial aluno.

Procure também caprichar nas fotos do professor e padronizar o design (leia sobre branding).

Criando um vídeo de apresentação

O que seriam dos cursos EAD sem um bom vídeo de apresentação? Conteúdos em vídeo costumam promover excelentes resultados na hora de promover produtos na internet. Com os cursos online não é diferente. Veja algumas dicas essenciais para um vídeo de alta performance em sua máquina de vendas para cursos online:

#1. Planeje a forma e o conteúdo

A etapa de criação do vídeo é um dos pontos mais importantes. Elabore um vídeo que você desejaria assistir. O que será preciso para isso? Qual o padrão de qualidade? Converse com profissionais, analise outras empresas, enfim, faça um laboratório antes de executar.

#2. Crie um roteiro

Um bom vídeo, assim como outras peças de conteúdo, geralmente começa com um bom roteiro. Antes de começar a filmar, determine a sequência. Utilize uma fórmula para seus vídeos, arranje uma “receita para o bolo”.

#3. Atenção com o som e luz

A luz deve estar sempre de frente para quem está sendo filmado. Cuide para que a cena esteja bem iluminada. Problemas de iluminação podem distrair quem assistirá a seu vídeo.

O som é tão importante quanto. Câmeras costumam ter o microfone na parte frontal, se for utilizá-lo, posicione-o bem. Você também pode optar por microfones externos, o que aumenta ainda mais a qualidade em alguns casos.


Como criar uma máquina de vendas para cursos online

Este é o primeiro capítulo do ebook “Como criar uma máquina de vendas para cursos online“. Para ter acesso ao conteúdo completo do ebook de forma gratuita, basta clicar no botão a seguir:

máquina de vendas para cursos onlineEspero que ao final dessa leitura você esteja plenamente consciente de como poderá elevar os resultados de seu negócio de educação, fazendo a diferença no mercado e conquistando muitos alunos.

Até a próxima!

Venda de cursos online com LinkedIn: Guia Prático
Como inovar sua instituição de ensino com tecnologia educacional

Conteúdo VIP

Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Sobre Bruno Mendonça

Atualmente é responsável pelo marketing e comunicação do Edools. Já atuou em consultorias de marketing, e-commerce e tem experiência em empresas de educação. É publicitário formado pela ESPM-RJ e possui MBA em Marketing Digital pelo Instituto Infnet.
Ver todos os posts de Bruno Mendonça

Deixe uma resposta