TUDO SOBRE EAD

Coloque o seu email aqui para receber gratuitamente as atualizações do blog!

LMS: guia completo e definitivo para o seu e-learning


LMS

LMS, o Learning Management System

Um LMS, também conhecido como Learning Management System ou Sistema de Gestão de Aprendizagem, é uma plataforma e-learning desenvolvida a partir de uma metodologia pedagógica para promover a educação através da modalidade de ensino a distância.

Uma plataforma LMS, por sua vez, diz respeito a uma solução EAD que oferece diversos recursos e funcionalidades distintas que tem como objetivo influenciar de maneira positiva e inovadora o processo de aprendizagem online, possibilitando um maior planejamento, implementação e controle sobre as atividades demandadas.

Nesse contexto, o LMS se mostra como um poderoso recurso que instituições de ensino e empresas dos mais variados segmentos podem usufruir para deixar o processo de aprendizagem mais dinâmico, interativo e inovador possível, seja através da oferta de cursos online ou ainda em treinamentos corporativos, através da prática da educação corporativa.

Com o avanço dos recursos tecnológicos, as pessoas começaram a ter hábitos e costumes diferentes de outros tempos, onde inclusive suas interações com outras pessoas se tornaram cada vez mais interativas, principalmente através das possibilidades de comunicação que as redes sociais e os aplicativos de mensagens em smartphones disponibilizam.

A tecnologia na educação também mudou bastante nesse sentido. As pessoas, como eu disse, estão cada vez mais dinâmicas e interativas e, com isso, acabam por buscarem novas formas de adquirirem novas competências e habilidades. Muitas vezes, o tempo e a distância até um curso presencial impossibilitava os estudos e as pessoas começaram a buscar maneiras diferentes de fazê-lo de forma eficiente.

O LMS surgiu a partir dessa nova necessidade e hoje é considerado como a grande revolução da educação dos últimos tempos e acaba por se tornar uma grande tendência no mercado de educação a distância.

Para ajudar você a entender bem o que é e como funciona um LMS, suas vantagens, funcionalidades, recursos e como funciona na prática através de uma plataforma LMS, criei esse artigo para ser um guia completo e definitivo para você sobre esse assunto.

O que é LMS?

LMS: o que é?

Um LMS (Learning Management System), como já foi dito, é um sistema de gestão de aprendizagem que pode ser usado por empresas dos mais variados portes e segmentos, além de instituições de ensino que buscam inovar a forma como atuam no mercado.

O que é LMS corporativo?

No caso de empresas, um LMS pode funcionar como um grande aliado na boa prática da educação corporativa nas empresas, visto que pode ser um catalisar no processo de aquisição de novas competências e habilidades por parte de colaboradores, contribuindo diretamente na melhoria dos resultados empresariais.

Aqui, um LMS pode oferecer diversas possibilidades distintas de aprendizados de colaboradores, através da qual o profissional de RH da empresa pode se valer de uma plataforma LMS para treinar, instruir, disseminar ideias, alem de ser um canal de comunicação eficiente entre empresa e colaborador.

Coloque o seu email aqui para receber gratuitamente as atualizações do blog!

O que é LMS e-learning para instituições de ensino?

Um LMS pode ser usado por instituições de ensino em geral para disseminar o processo de aprendizagem de forma dinâmica, inovadora e escalável. Uma plataforma LMS é tudo o que você precisa para hospedar, gerenciar e vender cursos online de forma simples e fácil.

Deste modo, uma instituição de ensino que tem cursos presenciais pode se valer de um LMS para começar a oferecer um novo serviço para os seus alunos e alunos em potencial. Além disso, são muitas as pessoas que buscam informações para abrirem seu próprio negócio de cursos online e não sabem por onde começar. O ideal nesse caso é buscar uma boa opção de plataforma LMS no mercado, visto que você irá atuar com um especialista no mercado e gastará muito menos com isso.

Como sugestão de leitura complementar, indico o seguinte artigo que vai fazer com que você entenda um pouco melhor essa questão: Custos de software que você pode eliminar ao contratar uma plataforma e-learning.

Vantagens do LMS

Quais as vantagens de um LMS?

Um LMS possui diversas vantagens tanto para seus usuários quanto para quem contrata por este serviço. Isso porque é possível fazer diversos tipos de integrações dentro de uma plataforma LMS que viabilizam diversas possibilidades da mesma ser trabalhada, aumentando consideravelmente suas opções de atuação e, com isso, oferecendo mais vantagens aos seus usuários.

Logo, com diversas soluções tecnológicas inovadoras no mercado que podem ser integradas, o LMS, ou Learning Management System, acaba por adicionar um nível superior de eficiência para os sistemas de gestão de aprendizagem de empresas e instituições de ensino.

Nesse contexto, confira a seguir algumas das principais vantagens do LMS para empresas e instituições de ensino em geral.

Vantagens do LMS para empresas

  • Melhoria no desempenho profissional;
  • Melhoria nos resultados empresariais;
  • Melhoria na motivação e engajamento de colaboradores;
  • Possibilidade de avaliação rica e completa de performance de colaboradores;
  • Possibilidade de reutilização dos materiais e conteúdos ao longo do tempo;
  • Fácil acesso à treinamentos, informações e relatórios de aprendizagem;
  • Economia de tempo e espaço;
  • Dá poder ao colaborador aprender no seu tempo.

Vantagens do LMS para instituições de ensino

  • Oferece diversas soluções de aprendizagem para os donos dos cursos atuarem;
  • Tem o design instrucional como um grande recurso para melhorar o processo de aprendizagem;
  • Possibilidade de ganhos em tempo e espaço;
  • Possibilidade de trabalhar com diversas técnicas de avaliação de alunos;
  • Proporciona diversas opções de formatos e disponibilização de conteúdos;
  • Proporciona economia de custos tanto para alunos quanto empreendedores;
  • Utilização bastante simples e intuitiva.

Um LMS oferece, como podemos perceber com a análise, diversas vantagens distintas tanto para empresas quanto para instituições de ensino ou pessoas que buscam uma nova forma de iniciar um negócio de cursos online.

Uma plataforma LMS, por sua vez, oferece também diversos recursos e funcionalidades para facilitar a vida dos envolvidos nesse processo. Para te ajudar a conhecer melhor as principais funcionalidades de um LMS, confira o próximo tópico deste artigo.

Funcionalidades do LMS

Funcionalidades de um LMS

Uma plataforma LMS possui diversas funcionalidades que auxiliam pessoas na aquisição e consumo de conteúdos diversos como videoaulas, apresentações, cases, slides, entre outros. É importante dizer aqui que cada plataforma LMS em específico possui funcionalidades diferentes, e vamos citar aqui as principais para deixar o processo de aprendizagem completo e eficiente.

PERSONALIZAÇÃO: Um das funcionalidades consideradas mais importantes é a questão da personalização, visto que ela é muito importante para fazer com que um curso online ou um treinamento corporativo transmita uma identidade única para alunos, fazendo com que os mesmos se sintam mais atraídos e engajados com os conteúdos e com o ambiente LMS de aprendizagem.

HOSPEDAGEM E GESTÃO DE CONTEÚDOS: Outro ponto importante diz respeito à possibilidade de hospedagem e gestão de conteúdos, onde é ideal que seja feita de forma integrada a partir dos mais diversos formatos de conteúdos que você possa trabalhar, sempre pensando em proporcional a melhor experiência educacional possível para os seus alunos.

PROVAS E AVALIAÇÕES: Outra funcionalidade muito importante, pois oferece aos alunos as mais diversas possibilidades em termos de avaliações para estimular o aprendizado das formas mais variadas possíveis para garantir o completo processo de aprendizado de alunos.

CONTEÚDOS ESTRUTURADOS: É fundamental também possuir uma estrutura de conteúdos bem definida e fácil de entender para melhor engajamento dos seus alunos. Com isso, é possível trabalhar com a criação de módulos e aulas específicas e distribuir através de cada aula materiais e conteúdos complementares.

É legal que os conteúdos sejam planejados e estruturados antes do início do curso sempre pensando em oferecê-los de forma organizada e otimizada.

E-COMMERCE: Aqui você poderá se valer de uma loja virtual para vender seus cursos online. É uma funcionalidade muito importante, pois você consegue integrar totalmente o seu EAD a um site pronto para vender cursos online.

Somado com a funcionalidade de personalização, é possível com que você trabalhe com uma página de vendas exclusiva e personalizada de acordo com os seus interesses e sua identidade para fazer a melhor divulgação possível do seu negócio como um todo.

É legal também ter a possibilidade de fazer a integração completa com meios de pagamentos, além de oferecer cupons de desconto aos seus alunos, além de gerar relatórios EAD completos e que vão ajudar você a gerir o seu negócio da melhor maneira possível.

GESTÃO DE USUÁRIOS: Uma funcionalidade muito interessante de um LMS é fazer a gestão completa de todos os usuário do seu negócio, como alunos, professores, administradores, sempre oferecendo o nível de acesso para cada usuário em específico.

O legal aqui é que você consegue ter um controle completo do seu LMS no sentido do que cada pessoa pode ter acesso.

COMUNICAÇÃO DO ALUNO: É de suma importância você trabalhar a comunicação com os seus alunos em um curso EAD, justamente por serem cursos a distância, os alunos não podem se sentir perdidos ou com falta de informações.

Logo, uma plataforma LMS completa e robusta possui todos os canais de comunicação relevantes para você o contato entre instituição de ensino e alunos seja a mais completa e aprazível possível, sem que hajam ruídos nesse sentido.

API PARA INTEGRAÇÕES: Com a utilização do API da plataforma e-learning, será possível que você interesse ao seu LMS novas funcionalidades adicionais para deixar o seu negócio cada vez mais completo, robusto e intuitivo.

Enfim, essas são as principais funcionalidades de um LMS. É claro que podem haver mais necessidades de acordo com cada caso em especial, mas essas são as principais para você atuar com os seus cursos online ou treinamentos corporativos de forma eficiente e didática.

Principais tendências para o LMS

Principais tendências para um LMS

O LMS é hoje, sem dúvidas, uma das maiores tendências em educação não só no Brasil como em todo o mundo. Pelo que tudo indica, no futuro teremos um crescimento ainda mais acentuado da modalidade de ensino a distância e, muito provavelmente, novos recursos e funcionalidades serão criados para atender da melhor maneira possível essa evolução de aprendizagem e no próprio LMS.

A ideia aqui é demonstrar que novas possibilidades e oportunidades surgirão e farão com que o LMS se torne a grande referência em educação nos próximos anos. As plataformas LMS continuarão evoluindo cada vez mais e se adaptando aos novos desafios e capacidades tecnológicas de cada momento em especial.

Pensando nisso, podemos dizer, em termos de evolução e novas tendências do LMS para os próximos anos, que serão disponibilizados novas possibilidades de usos de conteúdos em uma plataforma e-learning, integrando inclusive desde as áreas de marketing e comunicação até a área artística.

Além disso, a área de design instrucional deverá crescer bastante com a ideia de criar ambientes virtuais de aprendizagens cada vez mais intuitivos e de fácil manuseio tanto por parte de alunos ou colaboradores que estão usufruindo dos recursos de uma plataforma LMS como para quem atua diretamente com isso.

Outro ponto importante é que o LMS cada vez mais caminha para o uso das maiores e melhores integrações para melhorar a experiência dos usuários e oferecerem maiores possibilidades com isso. Além disso, existirá também novas integrações com softwares de gestão em geral, como CRM e ERP.

Um exemplo disso podemos ver no Case Stefanini, onde o Edools viabilizou e automatizou os treinamentos corporativos da empresa integrados a software interno, onde 20.000 funcionários treinados através do Edools integrado à intranet da Stefanini.

Outra tendência que já está sendo utilizada por muitas empresas pela sua segurança e agilidade no manuseio de informações é o armazenamento de dados na “nuvem”, onde todos os conteúdos estarão hospedados em servidores externos.

Enfim, podemos dizer que o futuro do LMS tem tudo para ser cada vez mais dinâmico, interativo e, principalmente, completo, visto que será possível trabalhar cada vez mais com conteúdos relevantes e atrativos, de forma a ser gerido facilmente e mudando cada vez mais as interações existentes entre alunos e professores ou tutores EAD.


LMS (Learning Management System)

Enfim, um LMS (Learning Management System) é tudo o que você precisa para ensinar online através de cursos e-learning e treinamentos corporativos. Espero que você tenha aprendido um pouco mais sobre o que é um LMS, suas vantagens, funcionalidades e como uma plataforma LMS funciona na prática e como ela pode beneficiar pessoas e empresas nesse processo.

Caso você tenha alguma dúvida sobre LMS, entre em contato conosco que poderemos te ajudar em seu projeto. 

Se você já conhecer bem como funciona uma plataforma LMS e busca mais informações sobre como implementar o seu projeto EAD, convido você a testar o Edools gratuitamente por 15 dias. E só clicar no link: Testar o Edools grátis!

Caso tiver algum comentário ou sugestão sobre o tema LMS ou plataforma LMS ou sobre esse artigo, compartilhe conosco através de um comentário.

Até a próxima!

SCORM: tudo o que você precisa saber para o seu EAD
E-learning: tudo o que você precisa para o seu EAD

Conteúdo VIP

Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Sobre Bruno Mendonça

Atualmente é responsável pelo marketing e comunicação do Edools. Já atuou em consultorias de marketing, e-commerce e tem experiência em empresas de educação. É publicitário formado pela ESPM-RJ e possui MBA em Marketing Digital pelo Instituto Infnet.
Ver todos os posts de Bruno Mendonça

Comentários (4)


  1. 22/04/2016 às 12:50

    Bruno, obrigado! Cada vez mais aprendo com os seus ensinamentos, bem formatados e de fácil assimilação. Principalmente para aprendizes como eu, que não dispõem de muito tempo para pesquisas e atualização. A Edools está de parabéns em ter você!…

    • Bruno Mendonça
      06/10/2016 às 11:01

      Obrigado pelas palavras, Esmeraldo. Grande abraço!

  2. 06/10/2016 às 07:04

    Bruno, bom dia.

    Agradeço o envio da sua síntese. Realmente me ajudou a ter um entendimento mais preciso do tema. Por certo estarei mais atento às demandas educacionais da instituição onde atuo como gestor.

    • Bruno Mendonça
      06/10/2016 às 11:01

      Que bom que consegui te ajudar, Sebastião. Tenho certeza que você pode se aproveitar de muitas oportunidades com o ensino online. Grande abraço!

Deixe uma resposta