TUDO SOBRE EAD

Coloque o seu email aqui para receber gratuitamente as atualizações do blog!

O Edools 3.0 está aqui – e isso muda tudo


edools 3

Quando se trabalha construindo produtos, você trabalha para resolver problemas que existem. A alma de todo produto consistente é essa.

Quando nós lançamos a primeira versão do Edools, há três anos, ela resolvia um problemão. Uma série de empresas estavam trabalhando com ensino online e as plataformas de EAD existentes eram complexas demais. Além disso, as empresas por trás das plataformas eram engessadas e burocráticas. Em resumo, o ensino online estava evoluindo – e as plataformas ficando para trás. O EAD estava sendo democratizado, através das videoaulas, e precisava de uma tecnologia também democratizada.

O Edools era simples, intuitivo e direto ao ponto. Em alguns minutos, sua escola online estava pronta para você distribuir seus cursos profissionalmente, com a sua identidade, possibilitando um negócio sólido de EAD. Não era preciso entender de tecnologia, nem gastar uma fortuna, muito menos esperar o vai e volta enrolado de propostas comerciais.

Tudo isso ainda é verdade. O Edools continua resolvendo esse problemão para centenas de empresas.

Ao longo dos três anos, fomos resolvendo um monte de outros problemas relacionados a este. Assim, nossa plataforma foi evoluindo e encorpando o suficiente para atender marcas gigantes como o Sebrae e a Stefanini, além de campeões de vendas como a Mestre Academy e o Supremo TV.

Essa evolução é um caminho natural. Cada funcionalidade implementada foi deixando o Edools um pouco melhor e nos deixando mais orgulhosos do que construíamos.

Mas, de tempos em tempos, nós esbarramos com problemões como o que originou o primeiro Edools. Esses problemões são os que separam as meninas das mulheres e os meninos dos homens. Foi com um desses que esbarramos há um tempo atrás.

Eles são grandes, complexos e desafiadores. Mas também são recompensadores, uma vez resolvidos. Sendo sincero, são esses problemões (e a motivação em resolvê-los) que moldam a visão e o futuro de uma empresa.

Acontece que, nesses três anos, o mercado evoluiu. Construir um negócio sólido em torno de cursos online ensaiava ser cada vez mais comum quando começamos. Hoje, vender cursos a distância é uma opção real e palpável para quem produz conteúdo online. O mercado de EAD, estando mais democratizado, está mais competitivo. Estando mais competitivo, está mais exigente.

Com o cenário de cursos online mais maduro, quem trabalha no meio precisa de mais poder para competir e se diferenciar. Em termos de tecnologia, isso se traduz em flexibilidade.

Isso se traduz em você, ao construir sua escola online, poder construí-la da maneira que você entende como a melhor. Ou seja, construir do seu jeito. O seu jeito pode significar cores diferentes. Ou uma estrutura de layout 100% personalizada. Ou, ainda, regras de negócio extremamente específicas. Pode significar integrar com seu sistema atual ou acessar e manipular o máximo de informações possível.

Existem duas maneiras de encarar esse problema.

A primeira delas é encarando-o como um probleminha. Permitir um tantinho de flexibilidade no CSS da página, chamar um ou outro endpoint de API e se posicionar como flexível. Assim é como o mercado faz hoje. Não é como queríamos agir.

A segunda é encará-lo como o problemão que ele é de verdade – e construir uma solução do mesmo porte. Queríamos usar a mesma paixão com que construímos o primeiro Edools e, da mesma forma como fizemos há três anos, elevar outra vez a barra do mercado.

Assim nasceu o Edools 3.0. Sim, nós refizemos tudo. Extraímos aquilo que existia de melhor e o inserimos em um produto que resolve os antigos e os novos problemões do mercado.

Nós temos uma visão do que o mercado EAD irá precisar nos próximos 20 anos. A fundação que sustenta o Edools 3.0 reflete essa visão. É um produto, acima de tudo, flexível para se manter moderno e responsivo ao que o mercado precisa.

Sejamos mais práticos a partir de agora.

Coloque o seu email aqui para receber gratuitamente as atualizações do blog!

NOSSO SISTEMA DE TEMAS

Pense no layout ideal para sua escola online. Pensou? Dá pra fazer com o sistema de temas do Edools. Qualquer tipo de aspiração visual pode ser executada, usando toda a nossa estrutura robusta por trás.

Na prática, isso significa que:

  • Você, que é webdesigner, desenvolvedor front-end ou possui uma equipe de TI, pode aproveitar 100% do sistema de temas. Personalizar o layout da escola online até o último detalhe de visual e estrutura.
  • Você, que quer manter as coisas simples, sem problemas 🙂 Personalize as cores e elementos básicos do nosso tema padrão. Ah, por falar em tema padrão, ele também está lindo e se chama Elegance agora.
  • Você, que não quer manter tudo tão básico e nem tão avançado, pode fazer mudanças mais pontuais. O sistema é bem simples e o código fácil de entender. Dá pra se aventurar sem problemas se você não é desenvolvedor, mas não se assusta com código front-end.

NOSSA API

É API mais robusta e flexível do mercado, com larga e muita vantagem. Ponto final. As possibilidades são infinitas.

Nós não consideramos a API como uma feature. Ela é a tradução de nossa visão maior, onde o Edools é parte fundamental do negócio dos nossos clientes. Sendo assim, nossa plataforma atende o EAD plenamente e conversa com todas as outras áreas da empresa, através da nossa API.

UMA COISA É UMA COISA E OUTRA COISA É OUTRA COISA

O conteúdo é a alma de uma escola online. A maneira como o conteúdo é distribuído é o corpo. São dois componentes fundamentais, mas essencialmente diferentes. Por isso, o Edools 3.0 os separa. De um lado, você tem recursos de ensino e conteúdo, como um curso ou um pacote de cursos, e do outro você tem os produtos.

Os produtos são atrelados aos recursos de ensino e responsáveis pela distribuição dos mesmos. Isso gera flexibilidade para trabalhar diferentes estratégias.

Vamos supor que, junto ao seu curso online, você ofereça também horas de consultoria. Assim, seu cliente pode comprar apenas o curso ou ambos juntos. São duas maneiras de distribuir o mesmo conteúdo. No Edools, você terá dois produtos, cada um com suas características, preços e páginas diferentes, atrelado ao mesmo curso. Este é apenas um exemplo que ilustra o porquê nós separamos esses dois elementos.


Estes são os três pontos de maior relevância, mas o Edools 3.0 chega com um caminhão de mudanças. Você pode dar uma olhadinha no nosso Guia de Funcionalidades para ver em detalhes o que há de novo.

Teste gratuitamente o Edools por 15 dias.

3.0? Perdi alguma coisa?

Os olhos mais atentos talvez percebam que não há um post de lançamento do Edools 2.0. O que poderá ter acontecido então para que o Edools pulasse da v1 para a v3 subitamente?

A resposta é bem simples: erramos.

A abordagem que tivemos para resolver o problema de personalização profunda das escolas online acabou não se mostrando a melhor solução. Construímos um sistema de temas que, em sua essência, de fato alcançava nossos objetivos; ele também é 100% flexível. Porém, ele não o alcançava da maneira como gostaríamos.

O fator mais importante era que ele não empoderava nosso usuário da forma que buscamos. Para tirar proveito máximo do sistema, era preciso um nível mais avançado de desenvolvimento front-end. Isso, em resumo, encarece e torna a personalização da plataforma mais complicada. Já o atual sistema de temas é extremamente amigável tanto para o desenvolvedor avançado quanto para iniciantes ou mesmo aventureiros. Sua curva de aprendizado é vertiginosamente menor.

Além disso, encaramos problemas de SEO e performance que depuseram muito contra a nossa escolha. Enfim, decidimos refazer todo o sistema de temas para uma solução que, aí sim, temos 100% de confiança para colocar no mercado.

A versão 2.0 acabou ficando em beta por bastante tempo, inclusive com clientes que nos ajudaram muito, dando feedbacks e nos mostrando para onde caminhar. Agora, então, estamos caminhando para migrar todos para o Edools 3.0.

Claro que não tivemos um trabalho inteiramente perdido nesse ciclo. Muitas escolhas da 2.0 foram acertadas e se mantiveram firmes. A nossa API, por exemplo, foi concebida e construída nessa versão, estando quase intacta na nova versão. O mesmo aconteceu para diversas outras funcionalidades.

A grande lição aqui não é nenhuma novidade: encarar problemões é difícil. Não temos nenhum receio em compartilhar nossos erros. Sem medo de ser cliché, acreditamos fortemente que eles nos fazem mais fortes 🙂


Nossa missão é clara. Nós trabalhamos para empoderar as pessoas através da democratização do ensino online.

Há três anos, éramos poucos, com um sonho grande e o Edools 1.0.

Hoje, somos mais, com um sonho enorme e o Edools 3.0.

Isso muda tudo. Crie sua conta grátis agora.

Pagar.me, RD Station e Novas Permissões - Edools 3.1 chegou
Google, ai vamos nós. Mobile, ai vamos nós!

Conteúdo VIP

Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Sobre Bernardo Kircove

Bernardo é co-fundador e CPO do Edools - isso quer dizer que ele toca todos os assuntos relacionados à produto aqui dentro. Formado em publicidade pela PUC-Rio, nunca pisou em uma agência de propaganda e enveredou para o empreendedorismo logo cedo. Viu que contar histórias é bacana, mas construir coisas é ainda mais legal.
Ver todos os posts de Bernardo Kircove

Deixe uma resposta