TUDO SOBRE EAD

Coloque o seu email aqui para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Como investir em inovação tecnológica em empresas


Como investir em inovação tecnológica em empresas

A expressão inovação tecnológica vem ganhando cada vez mais importância de um modo generalizado nas últimas décadas nos âmbitos empresariais.

A explicação para isso é bem fácil, visto que uma organização que preze por bons resultados, se está inserida no mundo tecnológico atual em que vivenciamos.

Afinal, não só de pessoas que uma empresa vive, suas ferramentas são de extrema ou equivalente importância.

Inovar significa renovar ou introduzir novidades (uma ideia de fazer alguma coisa nova) de qualquer espécie. As empresas que sobrevivem ou crescem são as que introduzem novidades tecnológicas e organizacionais ao longo do tempo.

Num contexto empresarial, isso significa produzir e comercializar bens e serviços que  possam atender ou superar as expectativas de clientes e investidores.

A cada dia mais as empresas estão obrigadas a se adequarem aos avanços tecnológicos. Tal necessidade se dá devido às mudanças que a sociedade está passando, as necessidades estão ligadas ao consumo, que torna inevitável o acesso a comodidade. A comodidade por sua vez, faz com que os consumidores, exijam das empresas, que estas invistam cada vez mais em tecnologia, no intuito de prover comodidade, acessibilidade e conforto aos clientes.

Coloque o seu email aqui para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Portanto, para que a inovação tecnológica possa fluir de maneira positiva em uma empresa, é fundamental que haja um planejamento bem pensado, portanto, pensando nisso, criamos este artigo para lhe mostrar como investir em inovação tecnológica empresarial com cursos online pode não ser esse bicho de 7 cabeças que aparenta.

Integrando inovação com tecnologia

É fato que grande parte das empresas, independentemente do seu ramo, estão envolvidas em atividades de inovação tecnológica, não apenas em termos de desenvolvimento de produtos e/ou processos, mas também em relação a estratégias de marketing, treinamentos corporativos, gestão de  recursos humanos, atendimento ao cliente, entre outras. Isso porque a implementação tecnológica é notável tanto em processos internos como no próprio desenvolvimento de produtos e serviços.

No cenário atual de constante inovação, qualquer campo é inevitavelmente permeado e influenciado por esses avanços tecnológicos, e novas ferramentas são constantemente desenvolvidas.

Tais recursos trazem para os grandes players do mercado a possibilidade de melhorar a qualidade e eficiência de seus processos, porém, ao mesmo tempo, é preciso se planejar a fim de obter o sucesso com eles. Trata-se de uma inovação tecnológica que tira a empresa e seus colaboradores da zona de conforto, e que pode contribuir ainda para a melhoria de diversos produtos ou serviços.

Medidas inovadoras

De fato, o primeiro passo para se iniciar todo este processo de investimento em inovação tecnológica é o reconhecimento de quais práticas e conhecimentos devem ser passadas aos colaboradores. Essa deve ser uma análise constante, mas muitas empresas que possuem dificuldades em organizá-las e recorrem a consultorias.

Aprender a identificar as necessidades tecnológicas que irão ser inseridas na sua empresa deve ser a primeira medida inovadora. Seja a empresa de qualquer segmento ou porte, somente a partir daí ela irá estar apta para outras medidas. Investir em plataformas de ensino a distância tem sido um divisor de águas para pequenas e média empresas, pois estas trazem uma grande economia não só de tempo, como de dinheiro.

Vantagens de plataformas de ensino a distância

A tecnologia LMS (learning management system) permite que todos dentro da empresa tenham acesso à informação vital no momento que acharem mais convenientes, mas ainda com o amplo acompanhamento dos gestores. Assim é possível medir a adesão e o desempenho dos colaboradores na absorção de todas as informações. Uma vez atingidos os objetivos, novos fluxos de ensino podem ser criados na empresa, ou serem facilmente atualizados.

Atualmente nas grandes empresas, o e-learning já contém tantos fluxos específicos para cada área de atuação, que fomentou-se uma nova estratégia de ensino. A implementação de inovação tecnológica tem o objetivo de oferecer um canal unificado de comunicação e um ambiente de aprendizagem via web. Além disso elas também funcionam como uma forma de organizar com mais facilidade a aprendizagem de cada setor às necessidades estratégicas da empresa.

  • Prover oportunidades de aprendizagem que deem suporte para a empresa atingir os seus objetivos críticos do negócio;
  • Desenhar programas que incorporem cidadania, contexto e competências;
  • Estimular gestores a se envolver com a aprendizagem, tornando-se também responsáveis pelo processo;
  • Utilizar universidades corporativas para obter vantagem competitiva e entrar em novos mercados;

Através de plataformas LMS a gestão do conhecimento é facilitada, e além disso é possível acompanhar os avanços de cada aluno, individualmente. Dessa forma, as competências técnicas são desenvolvidas e a mão-de-obra se torna extremamente qualificada.

O LMS é, portanto, uma nova forma de transferência de conhecimento a nível global. Podem se beneficiar dele todos os setores, desde o de educação até a manufatura. Através do EAD (educação a distância), mais pessoas podem ser capacitadas para suas funções e ter domínio de conteúdos para os quais antes era necessário frequentar cursos presenciais.

Aumento da produtividade

Cada vez mais as novidades tecnológicas surgem no intuito de agilizar tarefas cotidianas, aumentando a produtividade nas grandes empresas. É o que possibilita, por exemplo, os softwares de gestão de projetos, as agendas eletrônicas e as redes de mensagens instantâneas entre os colaboradores. Além disso, na indústria, o que percebemos é uma prevalência da automação sobre o trabalho humano, com vistas a aumentar ainda mais a produtividade, o que também contribui para o surgimento de novas qualificações profissionais.

Com o investimento em inovação tecnológica, você terá a possibilidade de transformar seu treinamento corporativo presencial em online, facilitando diversos fatores econômicos e temporais.

A eliminação dos custos de suporte e manutenção de salas de aulas físicas encarecem e muito todo  o processo.

Ao ser inserido em um treinamento online, um colaborador consegue executar seu trabalho de forma mais qualificada e com uma maior agilidade.

Logo, ele acaba por saber como executar suas tarefas da melhor maneira possível e ainda recebe as melhores instruções para fazê-lo de maneira ainda mais otimizada e eficiente. Isso faz com que ele leve menos tempo na realização das tarefas e reduza a possibilidade de erros que possam ocorrer, aumentando assim, de fato, sua produtividade.

Mais opções de recursos

Com uma plataforma LMS completa e robusta como o Edools, um colaborador pode se valer de diversas maneiras distintas de aprender novos conteúdos e assimilar novas competências profissionais.

Além disso, recursos multimídia que facilitam a interatividade do colaborador pode fazer com que o processo e aprendizagem se torne muito mais dinâmico e eficiente do que se fosse um treinamento corporativo tradicional.

Incentivo à inovação

É legal pensar também que quando um colaborador começa a dominar suas atividades como um todo, entendem o porquê do seu trabalho, eles acabam se sentindo ainda mais confiantes na criação de novos processos.

Desta maneira, quando um colaborador é inserido em um treinamento da educação corporativa, ele terá maior capacidade de avaliar novos processos de forma mais crítica possível, propor possíveis melhorias e levar cada vez mais inovação tecnológica para sua empresa.

Melhora do ambiente corporativo

Um colaborador que passou por um treinamento corporativo acaba por se sentir cada vez mais valorizado pela sua empresa. Deste modo, ele se sente ainda mais motivado com o seu trabalho como um todo e também com a sua empresa, impactando de forma direta e positiva na melhora do clima organizacional.

Diminuição do índice de turnover

A inovação tecnológica também contribui diretamente para a redução da taxa de rotatividade de funcionários, também conhecida como turnover. Ao passo que o colaborador passa por um treinamento online, ele consegue ficar mais motivado e se sentir parte fundamental para a empresa, diminuindo as chances de que eles queiram buscar novos desafios.

Mais agilidade

Uma das grandes vantagens do EAD corporativo diz respeito a facilidade, simplicidade e agilidade através da qual é possível modificar conteúdos e melhorar os treinamentos corporativos como um todo.

Esse ganho de tempo, através de uma maior agilidade de mudanças, oferece também economia financeira, visto que o tempo que estariam gastando alterando algum detalhe do curso presencial tradicional pode ser reaproveitado em outras tarefas.

Alinhamento com a cultura empresarial

Muito além de desenvolver novas competências e habilidades, uma vantagem muito interessante do de investir em inovação tecnológica em empresas é que você consegue disseminar a cultura empresarial para sua equipe. A ideia é fazer com que os colaboradores incorporem conceitos como missão, visão, valores e objetivos corporativos.

Maior estímulo à auto-aprendizagem

A auto-aprendizagem na educação à distância consiste em obter conhecimento, através de sua própria busca em aprender por meio de leitura, materiais, pesquisas e preparação de textos de qualidade.

A auto-aprendizagem está ganhando bastante espaço no treinamento corporativo através da inovação tecnológica. Com a rotina inconstante e a velocidade em que as informações são passadas, aprender sozinho se tornou agora uma necessidade.

O ensino a distância estimula não só esta prática desenvolvendo colaboradores mais autodidatas, como estimula também o auto gerenciamento destes.

Com a rotina inconstante e a velocidade das informações, aprender sozinho tornou-se necessário. O ensino à distância estimula essa prática, desenvolvendo colaboradores mais autodidatas e estimulando a independência e o auto-gerenciamento.

Acesso à relatórios completos

Com o uso de uma plataforma LMS na implementação de inovação tecnológica nas empresas, é possível criar e customizar diversos tipos de relatórios dentro de ambiente virtual de aprendizagem.

Esses relatórios podem ser bastante completos e eficientes para a gestão empresarial, visto que facilitam a verificação da adesão aos cursos por parte dos colaboradores, além de obter de forma bastante simples feedbacks desses processos.

Captação de recursos

A hora de investir em inovação tecnológica em sua empresa é agora, principalmente quando nos referimos ao desenvolvimento e à pesquisa de novos produtos para a indústria. Isso porque, atualmente, não só no Brasil como em vários outros países, estão sendo criadas legislações de incentivo à tecnologia. E essa é uma grande oportunidade para todas as empresas!

Hoje já existem diversas empresas que garantem diversos incentivos fiscais para as atividades de pesquisa e desenvolvimento tecnológico.

É claro que o acompanhamento diário de todas as mudanças na legislação para aproveitar essas oportunidades é um grande desafio para os empreendedores que apostam na inovação. Muitas vezes, é necessário contar com um amplo suporte técnico, contábil e fiscal, etc, para auxiliar em toda a gestão estratégica de recursos para a inovação tecnológica. O resultado, no entanto, é extremamente benéfico, já que esses programas de captação de recursos e incentivos fiscais costumam impactar diretamente a lucratividade das empresas.

A implementação

A implementação em inovação tecnológica  ou qualquer outro elemento que aponte a necessidade de mudança, estrutural ou processual, impele as organizações à aprendizagem. As experiências e conhecimentos, positivos ou negativos, adquiridos ao longo de processos de mudança são extremamente enriquecedores, conferindo à organização um “plus” que todos os processos de aprendizagem oferecem.

A análise do desempenho da organização em termos produtivos também irá conduzir à aprendizagem, não só em função da apreciação do comportamento de determinados índices que indicarão a necessidade de manutenção do processo produtivo ou sua correção, mas também como decorrência da necessidade de se buscarem índices de desempenho confiáveis e expressivos.

É evidente, porém necessário, destacar que a aprendizagem ocorre principalmente via processos de treinamento e desenvolvimento dos empregados, tanto no nível individual como de grupo. O objetivo é que o empregado seja mais produtivo; por isso se investe nele, proporcionando-lhe o desenvolvimento de habilidades técnicas, humanas e conceituais.

Conclusão

A cada dia as empresas, estão obrigadas a se adequarem aos avanços tecnológicos. Tal necessidade se dá devido às mudanças que a sociedade está passando, as necessidades estão ligadas ao consumo, que torna inevitável o acesso a comodidade. A comodidade por sua vez, faz com que os consumidores, exigem das empresas, que estas invistam cada vez mais em tecnologia, no intuito de prover comodidade, acessibilidade e conforto aos clientes.

A sociedade está antenada com a inovação tecnológica recorrente, e isso implica as empresas que se mantenham informadas, e que acessem tais tecnologias a fim de conquistar esses clientes. A tecnologia, resumidamente é a forma do consumo desenfreado, criado para que todos nós possamos comprar.

A tecnologia nos aproxima das pessoas e das empresas, usá-la de forma consciente, e eficaz possibilita o crescimento das empresas.

Portanto, se você tiver dúvidas sobre como investir em inovação tecnológica em empresas,  ou sobre as funcionalidades de uma plataforma de ensino empresarial, entre em contato conosco ou compartilhe seu comentário ao final desta página.

Até a próxima!

Teste gratuitamente o Edools por 15 dias.


Designed by Freepik

Como criar um rede de networking para aprimorar seu EAD?
O que é um domínio personalizado e como usá-lo em meu EAD?

Conteúdo VIP

Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Sobre Rafaela Espíndola

Graduanda em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda. Faz parte do time de Marketing e Comunicação do Edools. É apaixonada por criação e inovação. Não consegue esconder que é canceriana dos pés à cabeça.
Ver todos os posts de Rafaela Espíndola

Deixe uma resposta