TUDO SOBRE EAD

Coloque o seu email aqui para receber gratuitamente as atualizações do blog!

A importância da gestão do conhecimento na educação corporativa


A importância da gestão do conhecimento educação corporativa

As práticas tradicionais de educação corporativa têm encontrado cada vez mais limitações em um contexto de intensas mudanças no mercado e novos hábitos dos profissionais. Mas a abordagem de gestão do conhecimento junto à educação corporativa pode promover um aumento na geração de valor, como será explicado neste artigo.

O primeiro passo é enxergar que a empresa não é a única “dona” conhecimento. É necessário identificar potenciais também em seus colaboradores, incentivando a busca por cada vez mais inovação e novos conteúdos.

A necessidade por implementar a educação corporativa nas empresas é cada vez maior. Os colaboradores precisam reciclar seus conhecimentos para otimizar seu todo o tempo gasto em tarefas habituais.

Nem todos sabem, mas  utilizando a gestão do conhecimento a empresa pode diminuir os gastos em produtos e investir em capital intelectual, o que, geralmente, tem um melhor custo-benefício.

Não é de hoje que o conhecimento desempenha um papel fundamental na história. No entanto, somente “saber muito” sobre algum assunto não proporciona apenas poder de competição para uma organização, mas sim, quando aliado a uma gestão.

A implantação de processos que gerenciem e armazenem o conhecimento representa um novo desafio a ser enfrentado pelas empresas.

Para melhor entendimento, irei explicarei em poucas palavras como funciona este valioso recurso estratégico na vida das organizações.

O que é gestão do conhecimento?

A gestão do conhecimento é a ideia de que todo o conhecimento que parte de colaboradores pertence também a organização. Em contrapartida, todos os colaboradores podem usufruir de todo o conhecimento presente na organização.

A gestão de conhecimento é necessária em virtude do conhecimento existente na empresa, na mente das pessoas, nos departamentos e processos executados. Esse tipo de gestão consiste numa maneira de estruturar as atividades organizacionais no ambiente interno e externo, como um gerenciamento corporativo.

No geral, consiste na modelagem do processo por meio de conhecimentos gerados, ao mesmo tempo em que estrutura as atividades como parte de um gerenciamento corporativo. Ela visa tornar acessível grandes quantidades de informação organizacional, dando vida aos dados soltos e transformando-os em informação essencial.

Assim como para uma pessoa, ter conhecimento e domínio em determinadas áreas é fundamental, para uma empresa não é diferente. Conhecer é conquistar, elaborar e praticar melhor; porém, saber muito, não significa garante algum nível de competitividade.

Não é apenas um modo de eficiência operacional, mas sim parte da estratégia usada na educação corporativa.

EDUCAÇÃO CORPORATIVA

hgngh

A Educação Corporativa, também conhecida como Educação Empresarial é basicamente a aquisição da competência em empreender um forte processo de aprendizagem e gestão do conhecimento, de acordo com a visão e missão da empresa ou instituição.

A Educação Corporativa pode ser definida como uma prática coordenada de gestão da gestão do conhecimento tendo como orientação a estratégia de longo prazo de uma organização. Educação corporativa é mais do que treinamento empresarial ou qualificação de mão-de-obra, nesse sentido.

Nela, temos alguns objetivos: desenvolver a prática de atividades, enfatizar a cultura empresarial, desenvolver a cidadania para o sucesso da organização, entre outros.

A missão da Educação Corporativa é formar e desenvolver talentos na gestão dos negócios, por meio da aprendizagem e gestão do conhecimento organizacional.

Tanto a aprendizagem quanto a gestão do conhecimento precisam ser eficientes para que não haja desperdício de tempo, que hoje é um recurso muito valioso. A visão dos objetivos e as metas a serem alcançadas na Educação Corporativa devem ser sempre compartilhadas.

A importância da Gestão do Conhecimento

vwv

A gestão do conhecimento favorece a organização por meio da sua própria sabedoria adquirida a partir de conhecimento colhido diretamente do ambiente externo, como experiência de concorrentes, inovações tecnológicas, influências, culturais, etc.

Essa gestão se preocupa com as condições organizacionais, como localização, geração e compartilhamento de conhecimento, entre outras.

Também amplia a vantagem competitiva, reduz custos com planejamento e desenvolvimento gerando novos modelos de negócio, melhor aproveitamento e desenvolvimento do capital intelectual da empresa.

Além disso, a gestão do conhecimento aumenta a capacidade da organização, refletindo sobre o desempenho atual. 

Conclusão

Este tipo de modalidade de gestão facilita o controle e o acesso às informações relevantes num processo de trabalho e a administração de seus meios. O conhecimento parte de uma informação, pesquisa, experiência e produz impactos positivos ou negativos na sociedade e em determinada organização, dependendo de como esse conhecimento é filtrado, analisado e gerido.

O contexto central da gestão do conhecimento nas organizações, e consequentemente na educação corporativa, é de aproveitar os recursos já existentes para serem empregados de maneiras práticas.

Há de um lado, funcionários com objetivos comuns no aprendizado, e de outro, empresários visando lucro junto ao crescimento da empresa, visto que este tipo de investimento tem grandes possibilidades de trazer retornos satisfatórios e vantagens competitivas.

Empresas que utilizam esta ótica de renovação contínua de seus funcionários, os capacitando, sem dúvidas terão maior possibilidade de reter os seus talentos internos.

Uma das melhores formas de incorporar esta modalidade é a adoção de uma plataforma EAD (educação a distância), onde é possível criar cursos online, fazer a gestão de alunos e cursos e vendê-los através de uma página de vendas.

O Edools oferece uma plataforma EAD completa e intuitiva, com personalização de acordo com as necessidades de sua empresa, ideal a educação corporativa ser trabalhada.

Se você deseja trabalhar a educação corporativa de forma eficiente em sua empresa, convido você a testar o Edools gratuitamente por 15 dias.  

Teste gratuitamente o Edools por 15 dias.

Espero que este artigo tenha sido útil para você que deseja implantar este tipo de modalidade e não sabe por onde começar ou, para quem já usa, saber como melhorar ainda mais.

Se ficar alguma dúvida ou sugestão sobre o assunto, entre em contato conosco ou sinta-se à vontade para deixar um comentário.

Até a próxima!

Como criar uma escola online de sucesso?
Principais tendências da educação a distância

Conteúdo VIP

Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Sobre Rafaela Espíndola

Graduanda em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda. Faz parte do time de Marketing e Comunicação do Edools. É apaixonada por criação e inovação. Não consegue esconder que é canceriana dos pés à cabeça.
Ver todos os posts de Rafaela Espíndola

Deixe uma resposta