Um blog sobre planejamento,
gestão e otimização de cursos
e treinamentos online.

Fique por dentro de atualizações e novidades e potencialize seus resultados.

Acompanhe e faça parte!

Seu e-mail está seguro. Vamos enviar apenas dicas relevantes para o seu EAD.

4 Dicas para gerar demanda inicial no seu EAD

Gerar demanda inicial no seu EAD pode ser um desafio para um projeto que acabou de sair do papel. Então veja aqui algumas dicas que separamos para você ter sucesso nas suas vendas!

gerar-demanda-inicial-no-seu-ead

Um dos grandes desafios enfrentados por quem está iniciando um projeto de EAD como empreendedor digital é o de conseguir escalar as vendas e validar o projeto.

Após a fase do MVP (produto mínimo viável), a maioria das pessoas não conseguem atingir o volume de vendas esperado. Muito disso se deve a carência de estratégias de divulgação bem segmentadas e com objetivos claros.

Hoje, uma das formas que costuma trazer resultados mais rápidos e que demanda menos trabalho na construção é a utilização de mídia paga, que nada mais é do que aquele anúncio incômodo que você vê enquanto está passando os stories do Instagram, ou aquela sugestão de compra mais aleatória possível que aparece no seu email logo depois de você ter tocado nesse assunto com alguém.

Na Internet durante muito tempo o engajamento orgânico era visto como única opção por muitas empresas. Houve uma época onde simplesmente se ignoravam os anúncios que apareciam no seu buscador de preferência e se passava para os resultados orgânicos.

As pessoas simplesmente fingiam não ver os anúncios pois não havia regras bem definidas para delimitar o que poderia existir ali, hoje essa realidade mudou.

Não me entenda errado. Existem muitas táticas de crescimento orgânico que são igualmente válidas.

O Inbound Marketing nunca esteve tão em alta, SEO é algo que ainda tem muito espaço para crescimento e os gurus do marketing sempre vão prezar por ter sua empresa sempre na primeira página do buscador como resultado da consulta dos usuários as principais palavras chave do seu negócio.

Mas, num mercado cada vez mais concorrido e requisitado, como o de Educação a Distância, os novos entrantes tendem a ter dificuldade nesse posicionamento e, muitas vezes, não tem o tempo necessário para aguardar os resultados virem e consolidar a sua posição como referência.

Além disso, criar notoriedade através de divulgação nas redes sociais se torna cada vez mais uma alternativa viável para escalar um projeto de venda de cursos de forma sustentável.

Buscando sempre fugir de fórmulas mágicas para lançar o seu negócio online, soluções focadas em divulgação por redes sociais se mostram estratégias viáveis e, se bem aplicadas são sempre uma excelente alternativa para alavancar a venda dos seus cursos.

Meu objetivo neste artigo não é de definir o que você deve fazer, e sim de te guiar pelas estratégias que funcionam para muitos dos clientes que conquistamos ao longo desses 6 anos de história.

Através das dicas aqui apresentadas, cabe a você analisar o potencial dos seus cursos e entender quais das estratégias apresentadas são mais aplicáveis para alavancar as vendas dos seus cursos online.

Então, sem mais delongas, vamos as dicas definitivas para tirar o seu projeto de educação do papel e, consequentemente, gerar demanda inicial no seu EAD :

1. Defina a persona ideal para os seus cursos

Sei que você deve estar bem cheio de ouvir que definir a persona para os seus cursos é relevante, que sem isso a probabilidade de ter sucesso diminui substancialmente, dentre N outros motivos que eu poderia apontar para definir isso como a base da pirâmide de um início de sucesso.

Concordo que muito do que se fala hoje em vendas é pouco substancial e muitas vezes não aplicável a modelos de negócio em particular. Por isso, gostaria de compartilhar com você alguns passos para definir essa persona, sem muito rodeio:

Defina um primeiro ICP (Ideal Customer Profile, ou Perfil de Cliente Ideal) com base na sua opinião

Suas primeiras vendas vão se basear na sua opinião sobre o público ideal, a partir das primeiras vendas, você deve começar a ver um padrão, principalmente usando o próximo passo.

Converse com seus primeiros clientes

Eles viram valor no produto que você está oferecendo e vão te dar dicas valiosas sobre o porquê daquele conteúdo fazer sentido, a partir dessas dicas você vai conseguir segmentar o seu perfil de cliente ideal.

Entenda esse cliente a fundo

Saber a fundo os hábitos desse cliente, por onde ele consome conteúdo, qual a linguagem mais adequada, qual rede social ele mais frequenta, quais influenciadores ele acompanha, seus padrões de consumo.

Para ajudar você mais ainda nessa questão da definição de persona, baixe nossa planilha clicando na imagem abaixo:

Modelo de negócios validado, hora de escalar as vendas!

2. Use as informações coletadas na validação para definir canais de vendas

Estudiosos das vendas dizem que não existe canal certo, mas sim existe canal que funciona e isso acaba fazendo todo sentido no universo do EAD. As probabilidades são diversas e vão ser baseadas, na maioria dos casos em tentativa e erro. Vendas Diretas, Mídia Paga, Afiliados, Inbound (Marketing de Conteúdo), Outbound, Indicações. São tantas possibilidades que fica difícil enumerar.

É provável que, seguindo os passos da dica 1 você já tenha uma ideia de qual estratégia irá funcionar melhor para você, no entanto, diversificar e tentar outros métodos é igualmente relevante.

3. Defina uma estratégia de crescimento sustentável

Vender bem é, em muitos dos casos diferente de vender mais. É focar em uma estratégia de crescimento sustentável, respeitando os limites da sua operação. É na maioria dos casos, mais proveitoso do que vender a qualquer curso.

Em um primeiro momento você perceberá que nada vai ser mais valioso do que um cliente proveniente de Referral Marketing (Marketing de Indicação, ou o famoso boca a boca) e, esses clientes só virão se você proporcionar uma experiência extraordinária e ponta a ponta do processo, desde a venda até a finalização do curso.

Hoje há uma tendência de mercado que, após a conversão de um lead em cliente (momento onde ele faz a compra do primeiro curso), há uma probabilidade de acréscimo da receita gerada em até 130% advinda da retenção.

Para isso, o serviço de atendimento ao consumidor tem que estar focado no encantamento de ponta a ponta do caminho que aquele cliente irá percorrer com você.

4. Entenda vendas como uma ciência

Cada etapa do processo importa! Desde a forma como o seu lead conhece você até o momento em que ele se torna um cliente recorrente dos seus cursos.

É importante você entender cada etapa dessa venda, as conversões e taxas. Com isso, você chega ao passo chave de uma estratégia de vendas: A tão sonhada previsibilidade.

Realização de benchmarkings com pessoas que trabalham em segmentos próximos também são passos extremamente valorosos para tratar seu processo de vendas como uma ciência. Eles vão te trazer um panorama de como outras empresas atuam e balizar o seu desenvolvimento, para que ele esteja dentro de uma média aceitável.

Nesse ponto, a solução de tecnologia que você vai utilizar para comercializar esses cursos faz toda a diferença. Por exemplo: você sabia que utilizar checkout transparente pode aumentar em até 30% as conversões de vendas?

Bem, espero que eu tenha ajudado com essas dicas e desejo muito sucesso para o seu negócio.

Mas se você ainda tem alguma dúvida após ler este artigo, basta deixar nos comentários aqui abaixo ou fale com um de nossos consultores.

Como a estratégia de atendimento online melhora as vendas da empresa
Empreendedorismo digital: o que é e como começar o seu negócio?

Deixe uma resposta

Seu e-mail está seguro. Vamos enviar apenas dicas relevantes para o seu EAD.