TUDO SOBRE EAD

Coloque o seu email aqui para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Como as ferramentas de EAD podem ajudar no nivelamento dos alunos


Como as ferramentas de EAD podem ajudar no nivelamento dos alunos

Um grande desafio das Instituições de Ensino Superior é lidar com os diferentes níveis de conhecimento dos alunos que acabaram de ingressar no curso. Essa questão é especialmente problemática quando a dificuldade dos alunos nas primeiras disciplinas se agrava, podendo levar até ao abandono do curso.

Além disso, nos anos finais da graduação, é importante garantir que os alunos apresentem um bom nível do que foi trabalhado, para que alcancem bons resultados em exames como o Enade e a prova da OAB. Afinal, um resultado ruim leva ao encerramento do curso, e resultados satisfatórios se transformam em reconhecimento e novas oportunidades para a Instituição.

Desta forma, um trabalho de nivelamento dos estudantes, tanto no início quanto no fim da trajetória universitária, se mostra muito importante para diminuir as suas dificuldades, ajudá-los a seguir o curso até o final e obter um resultado satisfatório nos exames de conclusão.

Nesse aspecto, ferramentas de EAD (Educação a Distância) podem ser extremamente eficientes. Quer saber por que? Confira abaixo!

Possibilitam o diagnóstico dos alunos de maneira automatizada

O ensino a distância permite a elaboração de testes diagnósticos que podem oferecer informações muito valiosas para a Instituição de Ensino. Com esse tipo de avaliação, por exemplo, é possível determinar quais assuntos deverão ser trabalhados com mais atenção pelo corpo docente ao longo das disciplinas.

No início do curso, esse tipo de teste é fundamental para fornecer ao aluno um reforço adequado, que foque nos assuntos que ele apresenta maior dificuldade.

Já nos semestres finais, uma avaliação diagnóstica pode ajudar a identificar o nível dos alunos e se eles estão preparados para o Enade ou a prova da OAB. Nesse aspecto, o diagnóstico pode mostrar pontos de atenção que devem ser trabalhados pela instituição antes que os alunos se formem.

Permitem a construção de “trilhas do conhecimento” personalizadas para cada aluno

A partir dos testes diagnósticos, é possível formular diferentes “trilhas do conhecimento” que o aluno deve seguir de acordo com seu desempenho para garantir o seu nivelamento. Por meio dos resultados da avaliação, determinam-se as maiores dificuldades do aluno, que serão trabalhadas com mais atenção com o material adequado.

Isso significa que a plataforma de ensino a distância será capaz de disponibilizar cursos personalizados, que se adequam à realidade de cada estudante, a partir dos materiais elaborados pela instituição de ensino.

Isso é possível porque as ferramentas de ensino a distância permitem que alunos diferentes acessem conteúdos diferentes, de acordo, por exemplo, com os seus pontos fortes e fracos ou com o curso que estudam.

Sendo assim, um aluno de um curso de exatas vai ter acesso, no início da graduação, a um material com ênfase nessa área. O teste diagnóstico mostra quais conteúdos são mais difíceis para esse aluno, de forma que a plataforma oferece, automaticamente, um programa de estudos que trabalhe esses pontos de dificuldade com mais profundidade.

O aluno faz o nivelamento quando e onde puder

As plataformas de ensino a distância podem ser acessadas de qualquer computador. Isso permite que o aluno acesse o seu curso quando e onde puder.

Além disso, as ferramentas online permitem que o aluno siga o programa no seu próprio ritmo. Com isso, ele pode passar mais tempo nos assuntos que considera mais difíceis, sem atrasar o cronograma de uma aula presencial.

Seguir as trilhas conforme o próprio ritmo também ajuda os alunos a desenvolverem sua organização e planejamento, uma vez que eles têm que lidar com prazos e conteúdos por conta própria.

É possível combinar diferentes recursos educacionais

Além de permitir que o aluno complete o seu nivelamento da própria casa, as ferramentas de EAD oferecem diferentes recursos para ajudar no aprendizado.

Sendo assim, é possível combinar materiais escritos, como livros e artigos, com vídeos, imagens, animações e outros recursos audiovisuais. Isso contribui com o aprendizado e o interesse dos alunos, ao apresentar maneiras diferentes de estudar.

Quais os resultados?

É fácil perceber que as ferramentas de ensino a distância podem ser grandes aliadas no nivelamento dos alunos, seja no início ou no final do curso.

Como resultado, alguns dos benefícios do nivelamento por meio do ensino a distância são a diminuição das taxas de evasão e a melhoria dos resultados no Enade e na prova da OAB. Os resultados dessas provas são importantes para o sucesso da instituição, mas também são fundamentais para manter os cursos em funcionamento com reconhecimento do MEC.

Além disso, a adoção de ferramentas de EAD podem ajudar no engajamento dos alunos, por oferecer uma maneira diferente de se estudar, além de desenvolver seu senso de organização.

Sendo assim, investir no nivelamento dos alunos por meio do ensino a distância mostra-se como uma ótima maneira de não apenas garantir o sucesso do aluno ao longo do curso, mas também contribuir para a formação de

Este guest post foi escrito pela AppProvaparceira do Edools.  

Não restrinja o acesso do seu aluno!
Escolha o caminho do meio!

Conteúdo VIP

Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Sobre Rafaela Espíndola

Graduanda em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda. Faz parte do time de Marketing e Comunicação do Edools. É apaixonada por criação e inovação. Não consegue esconder que é canceriana dos pés à cabeça.
Ver todos os posts de Rafaela Espíndola

Deixe uma resposta