TUDO SOBRE EAD

Coloque o seu email aqui para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Por que o estudo a distância não para de crescer?


Por que o estudo a distância não para de crescer?

Apesar da crise econômica atual vista no país, o estudo a distância está cada vez mais popular em todo o mundo. Só no Brasil, as matrículas em cursos online cresceram quatro vezes mais que nos presenciais.

Universidades tradicionais procuram cada vez mais aderir a esta modalidade de ensino e usar os  seus recursos algumas disciplinas. Nesse sistema, o aluno não necessita frequentar regularmente uma instituição para assistir uma aula presencialmente.

Em geral, ele pode acessar todo o conteúdo do curso em seu computador ou dispositivo móvel, de qualquer lugar e no momento que desejar. E o tutor orienta os estudos da turma por meio de ferramentas virtuais, como os fóruns de discussão.

Um dos motivos para o crescimento do estudo a distância também está no aumento de sua credibilidade. O “preconceito” do estudo a distância diminuiu à medida em que cresceu o número de tiveram sucesso nessa modalidade.

Outro motivo para o aumento de sua credibilidade é que o trabalhador brasileiro quer progredir na carreira, mas o tempo é dividido em tantas tarefas como profissão, transporte, família, que não tem disponibilidade para se deslocar a um local físico.

O avanço da tecnologia também ajuda bastante a transformar esse cenário. Com Internet mais rápida, já somos capazes de acompanhar aulas ao vivo, assistir a vídeos, acessar materiais de aula e trocar informações com colegas e professores com mais facilidade.

Coloque o seu email aqui para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Segundo uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), aproximadamente 79% dos brasileiros com mais de 16 anos de idade acreditam que o estudo a distância é a melhor solução para levar educação a mais pessoas e mais lugares.

Conheça melhor os dados do mercado do estudo a distância neste artigo: Dados do mercado EAD no Brasil

Mas por que este modelo ganhou tamanha popularidade nos últimos anos e não para de crescer? Irei dizer agora neste artigo todas as respostas para perguntas como esta.

Novas tecnologias

Uma das respostas para esse “enigma” está no desenvolvimento da tecnologia. Em meio a tantas novidades tecnológicas no mundo, o aprendizado está se tornando cada dia mais acessível à população. Isso ampliou o conceito de educação, pois a tecnologia exigiu que tanto educadores quanto gestores revisassem suas práticas pedagógicas.

Os avanços das tecnologias da informação e comunicação (TIC) denominadas neste contexto vêm possibilitando novas compreensões sobre as possibilidades de ensinar e aprender, baseadas em recursos que ligam, conectam e produzem relações.

Tablets, chats, fóruns, videoaulas, ambientes virtuais, mobile learning e redes sociais são só algumas das ferramentas que deixaram o estudo a distância mais interativo e participativo, facilitando o ensino.

Com a evolução das tecnologias de informação e comunicação, o conteúdo passou a ser acessado de maneira mais rápida e em um ambiente mais interativo e inovador. Com isso, nota-se que um dos primeiros passos para essa mudança de interação ocorreu com a propagação da banda larga, o que possibilitou o aumento da velocidade da Internet.


O Brasil ainda não apresenta uma internet tão rápida como de outros países, mas, assim que tal tecnologia chegar, novas formas de ensino podem começar a ser formadas, já que, com uma maior velocidade, os alunos terão a oportunidade de acessar conteúdos “pesados” simultaneamente.

Além de uma maior conectividade tecnológica e inclusão digital, o estudo a distância vem crescendo no Brasil por mais uma série de motivos. Entre eles os preços atrativos.

Redução de custo

O estudo a distância permite economias no orçamento que podem ajudar o aluno. Além disso, há outros custos que o aluno deixa de ter ao participar de cursos a distância, tais como: despesas com deslocamento, estadia, alimentação, material, entre outros.

Os cursos online têm maior amplitude, podendo chegar a diversos locais onde os cursos presenciais não seriam viáveis, devido a necessidade de estrutura física e professores qualificados
A ascensão social e o aumento do poder aquisitivo dos brasileiros também contaram a favor do estudo a distância.

Com o crescimento da classe média, mais pessoas puderam ingressar em cursos de educação superior. Para muitos, a melhor alternativa foi a graduação a distância, que geralmente tem as mensalidades mais baratas do que as da modalidade presencial. A diferença de preços pode variar de 15% até 40% a menos.

Agora vamos descobrir as diversas vantagens e tipos de estudo a distância existentes?

Tipos e vantagens do estudo a distância

Hoje, as instituições de ensino disponibilizam cursos gratuitos e pagos 100% a distância, semipresencial ou com algumas aulas no ambiente virtual. Tais cursos podem ser síncronos ou assíncronos, ou até mesmo apresentar os dois tipos de treinamento.

Enquanto os cursos síncronos dependem que os participantes iniciem e terminem as tarefas em datas e horários especificados, os assíncronos permitem que as atividades sejam finalizadas de acordo com a disponibilidade de horário do estudante.

Essa modalidade da educação s reveste de potencialidades, não como solução de todos os problemas da educação, mas cumprindo o papel relevante para algumas mudanças.


Já que o mundo exige aperfeiçoamento e atualização constante na área de atuação, o estudo a distância surgiu como uma maneira para atender tal necessidade. Dentre suas diversas vantagens, o estudo a distância derruba limitações geográficas (você pode morar em uma cidade pequena e realizar um curso de uma instituição que tem sua sede em uma metrópole ou até mesmo realizar cursos em universidades internacionais).

Essa modalidade tem por sua característica ser flexível ao possibilitar o estudo na hora e local que desejados. Outra vantagem é que amplia a comunicação diversificada, pois um curso online costuma ter alunos de diversos lugares, ou até de outros países, com o mesmo interesse.

A interação entre professores e os próprios alunos, apesar da distância, é um ponto forte. As instituições de ensino sempre deixam disponibilizados profissionais para que as dúvidas sejam tiradas e os trabalhos sejam feitos de forma satisfatória, sempre atendendo às necessidades do aluno.

Assim, é possível abrir discussões em fóruns da turma e o ambiente online fica ainda mais democrático e didático.

O estudo a distância permite seguir não só um curso com um próprio ritmo, como o desenvolver uma maior autonomia e independência para nos estudos. Portanto, um dos valores essenciais que o estudo a distância possui é a construção de responsabilidade.

Responsabilidade no estudo a distância

Apesar de ser direcionada, principalmente, para as pessoas com falta de disponibilidade para se deslocar a uma sala de aula, essa modalidade de ensino requer que o aluno faça uma rotina de estudo, contendo o que estudar e em qual tempo.

A possibilidade do aluno escolher a que horas assistir à aula e fazer os exercícios é uma liberdade que poucos cursos garantem e uma vantagem que o estudo a distâcia proporciona. Desta maneira, quem trabalha, por exemplo, pode ficar mais tranquilo ao adequar as aulas à correria do dia a dia sem problemas com horários ou o trânsito.

É fundamental que antes de iniciar o curso, o aluno tenha ciência de que terá que ter disciplina para cumprir as etapas do estudo  a distância e de que ele será o principal responsável pelo planejamento e aprendizado. Por isto, é válido se perguntar se tem este perfil, pois irá precisar de dedicação e organização para atingir o objetivo desejado.

Independente da modalidade de ensino é interessante destacar que a participação em cursos online ajuda a adquirir conhecimentos e a aumentar a competitividade no mercado de trabalho, por isto, buscar atualização e capacitação pode ser um excelente diferencial para os profissionais.

Além de as empresas passarem a exigir nível universitário dos candidatos a uma vaga de emprego, elas valorizam profissionais com competências que alunos de EAD, mais do que os de cursos presenciais, desenvolvem durante a graduação

Alguns ainda pensam que o diploma de um curso superior vale menos que o de um curso tradicional, mas saiba que ambos têm a mesma validade. O que importa, nesses casos, é o reconhecimento do Ministério da Educação (MEC). A forma como o estudante aprende, se pelo computador ou na sala de aula, não faz a menor diferença.

Porém, no Brasil, o estudo a distância ainda não pode ser 100% remoto. A lei obriga as instituições a oferecerem pelo menos 20% da grade curricular em atividades presenciais. Isso pode ser entendido em encontros presenciais para apresentação de trabalhos, provas finais, aulas em laboratório ou aulas de integração.

Estudo a distância x presencial

A partir do momento em que ocorre a transformação de espaço e tempo no estudo a distância, a tendência é que ocorram também profundas transformações na relação professor e aluno. Assim, o papel do professor e do aluno acabam sendo modificados no estudo a distância, permitindo caracterizar mais uma diferença frente o estudo presencial.

Se no presencial, o professor define fortemente os conteúdos a serem aprendidos, no estudo a  distância estes estão sempre se expandindo, pois sempre haverá um novo conteúdo, uma nova ideia a ser publicada, e assim consequentemente, a necessidade de diálogo, resolução de conflitos por parte do professor/tutor se torna ainda maior.

O professor passa a ser muito mais, um mediador da aprendizagem, enquanto que o aluno constrói a sua autonomia de maneira incentivada. O professor e o aluno acabam tornando-se parceiros na construção do conhecimento no final.

O estudo a distância está tendo crescimento muito superior ao presencial, e essa tendência, ao que tudo indica, vai se manter e pode até ampliar, pois a única certeza é que veio para ficar, mudando paradigmas do ensino presencial, que hoje pode aplicar 20% de seu conteúdo à distância, mas que tende cada vez mais ficar misto e tomar posicionamento semipresencial em um futuro próximo.

As razões pelas quais os alunos estão escolhendo o estudo a distância estão na percepção de que os cursos online são tão bons quantos os presenciais e a aceitação desse tipo de graduação no mercado de trabalho deram impulso para o crescimento da modalidade no país.

Conclusão

O estudo a distância surge como um meio que torna possível o aluno investir em conhecimento com maior flexibilidade de horário, sem perder a qualidade do ensino e reconhecimento no mercado.

A modalidade representa uma forte influência na geração de conhecimento no país e no mundo, com perspectivas extremamente positivas.

Os próximos anos devem ser marcados por um crescimento do compartilhamento de conteúdos, especificamente em relação ao estudo a distância. É esperado que estes conteúdos sejam disponibilizados de forma universal, para que o conhecimento seja espalhado para lugares deficientes de educação, podendo ser acessados por alunos de diversos países.

O estudo a distância veio para ficar e ajudar as pessoas a conquistarem seus sonhos, ainda que – fisicamente – eles pudessem parecer inacessíveis.

O estudo a distância propõe ao aluno a construção do próprio processo de aprendizagem, tonarndo-o ativo no desenvolvmento de iniciativas, atitudes, interesses, valores e hábitos educativos.

Desta maneira, espera-se uma maior democratização do estudo a distância, bem como uma maior interação entre as diversas culturas quanto aos conhecimentos gerados.

Os objetivos encontrados no estudo a distância estão na busca por conhecimento com menores investimentos, maior mobilidade, dinamismo no conteúdo e flexibilidade para processar dados.

Para que o ensino a ser passado tenha uma boa funcionalidade e fácil aplicação, é importante utilizar um LMS (Learning Management System, ou Sistema de Gestão de Ensino), que permita focar todos os recursos desejados em um só lugar, otimizando o ensino online em 10x.

Com as principais e melhores soluções do estudo a distância, o Edools possui a plataforma LMS mais intuitiva e completa do mercado, onde é possível personalizar, gerenciar e hospedar cursos online de forma simples e dinâmica.

Conheça melhor como funciona uma plataforma LMS e tenha mais informações sobre como implementar o estudo a distância testando o Edools gratuitamente por 15 dias clicando no link:

Teste gratuitamente o Edools por 15 dias.

Se tiver alguma dúvida ou sugestão a fazer sobre esse o estudo a distância e seu crescimento, entre em contato conosco ou compartilhe a sua opinião através de um comentário no final desta página.

Até a próxima!

O que é a gamificação e como ela funciona?
Por que investir em cursos a distância?

Conteúdo VIP

Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Sobre Rafaela Espíndola

Graduanda em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda. Faz parte do time de Marketing e Comunicação do Edools. É apaixonada por criação e inovação. Não consegue esconder que é canceriana dos pés à cabeça.
Ver todos os posts de Rafaela Espíndola

Deixe uma resposta