TUDO SOBRE EAD

Coloque o seu email aqui para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Educação corporativa nas empresas: Por que um LMS é fundamental?


Educação Corporativa nas Empresas

O próprio termo “Treinamento & Desenvolvimento” já indica que a educação corporativa nas empresas vem expandindo o seu papel conforme as empresas compreendem as suas reais utilidades. Inicialmente o seu dever era perceber e sanar os “gaps” de qualificação dos colaboradores, mas as novas tecnologias trouxeram uma mudança de paradigma. Um desenvolvimento na forma de encarar o aprendizado e a atualização do conhecimento. A percepção da necessidade de se adaptar às futuras necessidades e, se possível, até anteciparem aos movimentos do mercado.

Um cenário de competitividade

Atualmente a nossa sociedade está galgada em um intenso fluxo de informações e estímulos. Esta realidade sócio-cultural é um dos fatores que mais modificaram e a forma como as empresas vêm buscando competitividade. Por isso a tendência é que, cada vez mais a informação se torne também a ferramenta para o crescimento.

Esse resultado não se obtém com o antigo modelo de salas de aula; são as novas tecnologias criadas por quem reconhece e vive essas novas necessidades, que vêm trazendo os resultados desejados. Mas é importante destacar: mesmo com ótimas ferramentas, os resultados só podem ser obtidos se a empresa tiver uma cultura de aprendizagem contínua e alinhadas às suas estratégia competitivas.

Nesse sentido, sugiro a leitura do ebook grátis: 4 Mega Tendências em Desenvolvimento de Pessoas para 2016.

Algumas medidas inovadoras

De fato, o primeiro passo para se iniciar todo este processo é o reconhecimento de quais práticas e conhecimentos devem ser passadas aos colaboradores. Essa deve ser uma análise constante, mas muitas empresas que tem dificuldades em organizá-las recorre a consultorias. Em pouco tempo desenvolvem recursos próprios, que vão aperfeiçoando continuamente.

Aprender a identificar as necessidades da sua educação corporativa nas empresas é a primeira medida inovadora. Seja ela de qualquer segmento ou porte, somente a partir daí a empresa está apta para outras medidas. Investir em plataformas de ensino à distância tem sido um divisor de águas para pequenas e média empresas, pois trazem uma grande economia de tempo e de dinheiro.

Algumas vantagens do LMS na educação corporativa nas empresas

A tecnologia dos LMS (learning management system) permite que todos dentro da empresa tenham acesso à informação vital no momento que acharem mais convenientes, mas ainda com o amplo acompanhamento dos gestores. Assim conseguem medir a adesão e o desempenho dos colaboradores na absorção conteúdo. Uma vez atingidos os objetivos, novos fluxos de ensino podem ser criados na empresa, ou serem facilmente atualizados.

Atualmente nas grandes empresas o e-learning já contém tantos fluxos específicos para cada área de atuação, que fomentou-se uma nova estratégia de ensino. A criação das univesidades corporativas têm o objetivo de oferecer um canal unificado de comunicação e um ambiente de aprendizagem via web. Além disso elas também funcionam como uma forma de organizar com mais facilidade a aprendizagem de cada setor às necessidades estratégicas da empresa.

Com as universidades corporativas é possível, em um único espaço aberto à todos, coordenar todos os cursos de ensino em uma única grande estratégia envolvendo todos os setores da empresa. E melhor, sem precisar de espaço e estrutura física algum.

Uma solução para quase tudo

É importante lembrar que nem sempre o uso de vídeos, conteúdos dinâmicos e aulas em tempo real podem substituir a aula presencial. Em alguns casos específicos é preciso a prática física das atividades, como em primeiros-socorros, onde é preciso treinar técnicas de massagem cardíaca, boca-a-boca, etc.

Exceções à parte, qualquer empresa com uma cultura de contínuo aprendizado pode se beneficiar dos LMS. Seja para uma solução integrada de ferramentas de comunicação e aprendizado, para implantar uma estratégia de qualificação coordenada com os objetivos estratégicos ou mesmo para otimizar os custos e a atualização de os funcionários ao mesmo tempo.

Para saber mais sobre como um LMS pode fazer tudo isso pela sua empresa, conheça o Edools e solicite uma demonstração!

Como um blog pode fazer a diferença na promoção do seu EAD
4 modelos de negócio que detonam usando EAD

Conteúdo VIP

Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Comentários (3)


  1. Pingback: Por que um LMS é fundamental para a educ...

  2. Pingback: Por que um LMS é fundamental para a educ...

  3. Pingback: Por que um LMS é fundamental para a educ...

Deixe uma resposta