TUDO SOBRE EAD

Coloque o seu email aqui para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Educação a distância no Brasil: o papel do professor EAD


fsdvad

A educação a distância no Brasil vem se desenvolvendo a passos largos nos últimos anos. Uma das grandes discussões, nesse sentido, diz respeito ao papel do professor como sendo uma figura determinante no processo de consolidação de um modelo ideal de educação.

Com o avanço tecnológico, no entanto, vemos na Internet a oportunidade de alunos dos mais variados níveis de instrução tendo acesso a todo e qualquer tipo de conhecimento sem demandar a presença de um professor para tal.

Muitos se perguntam, então, se a presença do professor realmente se mostra necessária tendo em vista as facilidades de aprendizagem que temos nos dias de hoje. E uma coisa eu digo sobre esse assunto: a educação a distância no Brasil está crescendo de forma acelerada justamente porque existe a figura central de um educador por trás de todo o processo.

O papel do professor EAD em cursos online (sendo estes dos mais variados tipos e formatos) deve ser como o de um regente em uma orquestra, onde ele irá observar e organizar todo o fluxo de conhecimento, além de tirar as dúvidas dos alunos. Não podemos nunca descartar a parte pedagógica educacional.

Imagine, por exemplo, um aluno que esteja em dúvidas sobre determinado exercício e busque por uma solução em um site na Internet. O professor, neste caso, tem como função criticar a fonte do aluno, seja de forma positiva ou negativa, e apontar e corrigir os possíveis erros que possam haver, além de instruir o aluno ao aprendizado da melhor maneira possível, caso seja necessário.

Outro ponto que se mostra essencial para o bom aproveitamento dos professores diz respeito a criar meios e formatos que possam ser mais fáceis para transmitir determinada informação ou conteúdo. Esse ponto está diretamente ligado às funcionalidade e recursos de uma plataforma EAD para gestão de cursos online.

Um modelo de educação não pode nunca, nos tempos atuais, se esquivar de incentivar o engajamento e integração dos alunos com o ambiente virtual de aprendizagem. Dessa forma, professores podem atuar de forma mais direta, objetiva e se mostrando fundamental para o processo como um todo.

Coloque o seu email aqui para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Educação a distância no Brasil

A educação a distância no Brasil é bastante aberta a novas ideias pedagógicas. No entanto, é importante dizer que o sistema educacional como um todo irá se revolucionar a partir da reforma na formação de professores como um todo.

Essa ideia remete que os professores precisam ampliar os seus campos de atuação e conhecimento. Eles precisam evoluir ao passo que a educação também evoluiu, visto que ambos possuem uma missão perante a sociedade, que é de transmitir conhecimento. Ora, se a educação e os alunos se adaptaram à uma nova realidade, os professores também devem fazer o mesmo.

Atualmente, recebo muitas mensagens de pessoas ligadas à educação a distância alegando que muitos professores não dão a atenção necessária ao EAD. Talvez por estarem empenhados na educação presencial tradicional, perdem uma oportunidade enorme de desenvolver ainda mais a educação a distância no Brasil.

De qualquer forma, é importante se ater ao fato de que professores EAD corrigem exercícios, provas, atividades, entregam notas, tiram dúvidas, desenvolvem, muitas vezes, o conteúdo pedagógico. Faz-se necessário que o mesmo acompanhe de perto, sem perder possíveis prazos que possam haver. O papel dele é fundamental nesse processo e deve ser valorizado por todos, inclusive por eles mesmos.

Se você é professor e tem interesse em entrar no universo dos negócios EAD, sugiro a leitura do ebook: Os primeiros passos para ensinar online.
Enfim, o papel dos professores na educação a distância no Brasil é muito importante para que conseguimos avançar ainda mais com essa modalidade. Cada vez mais, os alunos estão independentes e demandando interatividade e, mesmo assim, o professor EAD sempre terá um papel fundamental nesse processo.

Pesquisa de satisfação de alunos: como se beneficiar com NPS
23 artigos e ebooks para você virar especialista em EAD

Conteúdo VIP

Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Sobre Bruno Mendonça

Atualmente é responsável pelo marketing e comunicação do Edools. Já atuou em consultorias de marketing, e-commerce e tem experiência em empresas de educação. É publicitário formado pela ESPM-RJ e possui MBA em Marketing Digital pelo Instituto Infnet.
Ver todos os posts de Bruno Mendonça

Comentários (1)


  1. Pingback: Blog sobre Mobile Learning | Grupo7Letramentodigital Julio

Deixe uma resposta