TUDO SOBRE EAD

Coloque o seu email aqui para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Como vender cursos online


como vender cursos online

Apesar do seu conteúdo abordar temas de alto valor, você não sabe como vender cursos online? Sente que é difícil tangibilizar essas qualidades para o seu público? Isso é muito comum em cursos ainda novos, ou que desenvolvem habilidades muito específicas.

Neste artigo vamos abordar dicas valiosas de como vender cursos online

Criar um portfólio no seu site é ideal para esclarecer as vantagens do seu curso e ajudar a vendê-las. Para exemplificar dicas de como criar um portfólio de cursos de EAD usaremos o Instituto Ricardo Melo (IRM), uma escola focada em coaching para os mais diversos objetivos.

1. Conheça bem o seu nicho e as suas motivações.

Para ser eficiente o portfólio deve trazer a identificação das suas habilidades com as necessidades do seu nicho. No IRM por exemplo, há uma segmentação em 3 tipos de coaching: relacionamento, desenvolvimento pessoal/profissional e financeiro. Esta divisão já é meio caminho andado, pois revela 3 propostas de valor a se divulgar e vender cursos online.

Mas segmente o portfólio apenas se perceber motivações distintas relevantes. O próximo passo é identificar o que mais impulsiona a escolha dos clientes em cada segmento. Estes deverão ser os pontos abordados.

2. Escolha cases que ilustrem os pontos de maior interesse

Suponhamos que no segmento coaching para relacionamentos as técnicas que paquera virtual sejam um tema novo e bastante atrativo. Os cases do curso de como usar a internet para atrair a pessoa certa, certamente deveriam aparecer no portfólio. Lá seriam mostrados exemplos de casais satisfeitos (objeto da motivação) e das práticas exclusivas que levaram a esse resultado (foco do interesse).

Reparem no termo práticas exclusivas. Se muitos concorrentes oferecem o mesmo curso ou conteúdo similar, não há vantagem. Exclusividade é um grande diferencial na hora de você definir como vender cursos online. Mas ainda há uma saída: use o case que demonstre maior experiência e domínio do conhecimento vendido. Detalhe os motivos pelos quais você alcançou estes resultados!

Coloque o seu email aqui para receber gratuitamente as atualizações do blog!

3. Crie portas de entrada para o seu portfólio

Não permita que a página do seu portfólio seja uma zona morta do seu site. Para criar esse movimento, comunique-se e produza materiais do interesse dos públicos o quanto puder. Procure escrever artigos como convidado em blogs focados em cada um dos seus públicos-alvo ou em um blog próprio.

Para o seu negócio em e-learning ser visto, ele precisa estar nos locais de maior movimento na internet, e de preferência como uma referência sobre os assuntos dos seus cursos. Portanto nunca deixe de mostrar a sua especialidade nos assuntos de interesse. Para isso vale inclusive escrever artigos, e-books e whitepapers e divulgá-los nas redes sociais, ou oferecer via e-mail marketing à sua base de clientes.

4. Se preciso, crie mais de um portfólio

Ainda tomando como exemplo os cursos do Instituto Ricardo Melo, notamos que há muito mais cursos de desenvolvimento pessoal/profissional do que dos demais. Isso indica ou uma especialização do Insituto no tema ou uma procura muito superior deste nicho em relação aos outros dois. Em ambos os casos é preciso uma atenção diferenciada.

Se este também for o seu caso, não se preocupe em ter que escolher apenas um case entre os muitos que você provavelmente gostaria de expor. Nesse caso é totalmente aceitável a criação de um outro portfólio especializado na área. Só tenha em mente a importância de sempre escolher cases que mostrem habilidades distintas e que acertem em cheio o interesse do seu público.

Você já começou a montar o portfólio da sua escola? Já consegue responder a pergunta inicial de como vender cursos online? Quais dos seus cases melhor podem mostrar o sucesso dos seus alunos? Compartilhe conosco!

Como o layout do LMS pode alavancar as receitas
Métricas de lançamento e de crescimento em cursos online

Conteúdo VIP

Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Deixe uma resposta