TUDO SOBRE EAD

Coloque o seu email aqui para receber gratuitamente as atualizações do blog!

5 dicas para bombar seu e-learning


e learning: 5 dicas para bombar em 2016

Todo final de ano as pessoas se mostram cada vez mais ansiosas na expectativa de um novo ano de muito sucesso. Em termos empresariais, é o momento ideal para planejar um novo negócio ou organizar uma forma mais eficiente de atuação em uma empresa já consolidada. No mercado e learning não é diferente. A tendência de crescimento acelerado, mesmo com a atual crise financeira, é evidente, proporcionando uma nova oportunidade de negócio.

Para quem já atua neste segmento e learning, surgem muitas novas ideias que as vezes não são postas em prática devido a possíveis falhas em processos ou falta de um guia para ajudar nessa questão.

Se você deseja começar a empreender um novo negócio de cursos e learning ou ainda otimizar a sua empresa e alcançar melhores resultados o caminho é sempre o mesmo: se planejar para tal, para fazer bem feito.

Com isso, esse artigo serve como uma base inicial para que você consiga alcançar seus objetivos no próximo ano de maneira saudável através de dicas simples e diretas sobre organização e planejamento.

# 1 Planejamento

A etapa de planejamento de cursos online é considerada uma das mais importantes para o sucesso do seu negócio e learning. É a partir dela que os cursos serão organizados de forma estratégica e assertiva.

Para aprimorar esta etapa, é interessante fazer um estudo de temas, análise do mercado e de concorrentes, definição do melhor formato de conteúdo e da precificação a partir do modelo de negócios, definir a melhor plataforma e learning, que de fato atenda as suas necessidades e do seu curso, entre outros.

Coloque o seu email aqui para receber gratuitamente as atualizações do blog!

# 2 Definição de objetivos

Se você pensa evoluir o seu negócio e learning, você precisa definir o quanto de crescimento é necessário para que a sua nova estratégia de fato se torne um sucesso ou não.

De que adianta você se planejar sem um objetivo definido ou metas pré estabelecidas? Você irá trabalhar muito e no final de tudo não terá total certeza se os resultados obtidos eram realmente o que você esperava em termos de desenvolvimento.

Por isso, estabeleça objetivos mensuráveis somados a metas curtas para que seja possível avaliar a eficácia da sua estratégia e, caso obtenha resultados negativos, trabalhar em cima dos erros para desenvolver melhor o seu negócio como um todo.

# 3 Produção de conteúdo e learning

Com tudo bem planejado, chegou a hora de produzir o conteúdo que será oferecido junto com o seu curso e learning. É importante que o conteúdo seja bem organizado de forma a ajudar o seu aluno a buscar o que ele deseja de maneira simples, rápida e eficaz.

Deste modo, você deve considerar trabalhar a produção de conteúdo do seu curso e learning de acordo com as sugestões a seguir:

  • Sumarização dos assuntos e divisão dos módulos e aulas
  • Roteirização, gravação e edição de vídeos
  • Definir os responsáveis pelo processo produtivo
  • Redação dos materiais complementares
  • Configuração dos conteúdos na plataforma de EAD

Seguindo este passo a passo, ficará mais fácil para o aluno captar da melhor maneira possível o conteúdo de curso online em questão, colaborando diretamente para o sucesso do mesmo.

Para esta etapa, sugiro a leitura do artigo: Como fazer a produção de conteúdo de sucesso em cursos online?

# 4 Divulgação

Outro ponto de extrema importância para o sucesso do seu curso e learning diz respeito a divulgação do mesmo. De nada adiante você criar os melhores conteúdos, os melhores cursos, se ninguém souber onde encontrá-los.

Desta maneira, você deve trabalhar a divulgação dos seus cursos e learning de forma bastante integrada, de acordo com as dicas abaixo:

  • Escolha dos melhores canais (pagos e gratuitos): Aqui você pode trabalhar de acordo com o que faz sentido para o seu negócio, como por exemplo: redes sociais, blog, e-mail marketing, Google Adwords, entre outros.
  • Mapeamento de potenciais parceiros: Uma forma muito interessante de conseguir visibilidade para o seu curso.Contate pessoas especialistas no assunto abordado em seu curso, como blogueiros, por exemplo, e tente fazer uma parceria com eles.

Para a etapa de divulgação/publicidade, sugiro a leitura do artigo: Curso EAD: Como criar uma máquina de vendas de sucesso

# 5 Métricas

A etapa de métricas deve ser constante após o início da comercialização do curso e learning. É necessário acompanhar o desempenho do seu curso e das suas ações de marketing visando ajustes de melhoria contínua.

Veja algumas formas de avaliação de performance que você pode analisar:

  • Monitore e promova a interação com os alunos
  • Determine e analise métricas
  • Lançamento de novos cursos
  • Venda de novos cursos para alunos antigos

Esse artigo serve de apoio para que você consiga atuar de forma mais prática e assertiva em sua estratégia de negócios para o próximo ano.

Seja querendo começar a empreender seu próprio negócio e learning ou aprimorar os seus resultados atuais, siga esses passos que tenho certeza que você irá colher excelentes frutos em 2016.

E-learning: tudo o que você precisa para o seu EAD

Conteúdo VIP

Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Sobre Bruno Mendonça

Atualmente é responsável pelo marketing e comunicação do Edools. Já atuou em consultorias de marketing, e-commerce e tem experiência em empresas de educação. É publicitário formado pela ESPM-RJ e possui MBA em Marketing Digital pelo Instituto Infnet.
Ver todos os posts de Bruno Mendonça

Deixe uma resposta