TUDO SOBRE EAD

Coloque o seu email aqui para receber gratuitamente as atualizações do blog!

O Impacto do EAD no treinamento e desenvolvimento de equipes de projetos


desenvolvimento de equipes

A educação a distância tem revolucionado a maneira de se educar e no desenvolvimento de equipes. Ele permite que alunos e orientadores estejam separados, tanto no âmbito geográfico, quanto temporal. Através de ambientes de aprendizagem online, empresas de todos os portes podem ensinar seus colaboradores sem grandes custos recorrentes.

Além disso, existe grande flexibilidade em se alterar o material apresentado e um maior controle sobre o consumo do conteúdo em relação às metodologias tradicionais, o que tem sido fator decisivo na escolha desse modelo para instruir colaboradores nas principais empresas do mundo.

A aplicação do EAD em projetos, entretanto, pouco tem sido utilizada no Brasil. Muitos gerentes de projetos ainda não sabem o impacto em eficiência que uma ferramenta dessa, atrelada a um software de gerenciamento, pode gerar.

Boa leitura!

A Cultura Organizacional de uma empresa

Um problema enfrentado por muitas empresas que realizam projetos (independentemente se internos ou externos) e focam no desenvolvimento de equipes, é uma cultura organizacional avessa a inovações. Profissionais que não aceitam assumir riscos e não estão dispostos a receber novidades, acabam mantendo a empresa engessada a processos e modelos de atuação retrógrados, que podem resultar na perda de competitividade no mercado.

Mas o que seria essa cultura organizacional e o que ela tem a ver com o ensino a distância?

A cultura organizacional pode ser resumida a um conjunto de padrões de comportamento, determinadas posturas ou filosofias de trabalho que dominam as rotinas da empresa. É uma mentalidade impregnada no modo de agir de cada colaborador, estabelecendo modelos e direcionando o comportamento diário para desenvolvimento de equipes.

No cotidiano, é muito simples observar aspectos culturais de uma empresa. Poder desfrutar de uma jornada de trabalho flexível, possuir determinados padrões relacionados à qualidade dos projetos, instituir o uso de roupas formais ou informais, apresentar níveis de controle e de autonomia estruturados, estabelecer políticas de reconhecimento de resultados e de valorização dos profissionais, são apenas alguns exemplos.

Agora que você já sabe o que é cultura organizacional e antes de entender sua relação com as plataformas de EAD, vale explicitar que existem basicamente 4 tipos de cultura, que exercem influência de maneira distinta no gerenciamento de projetos. São eles:

2.1 Cultura do Poder

A cultura do poder incide mais em organizações menores, especificamente porque o poder permanece canalizado em um ponto central, com poucos processos, regras e procedimentos. Logo, não são o que se pode chamar de organizações processuais. Valorizam o colaborador (sobretudo por seus resultados) e apresentam um alto índice de rotatividade na área intermediária da hierarquia.

2.2 Cultura de Papéis

A cultura de papéis se destaca por sua lógica e racionalidade excessivas. Nesse tipo de empresa, há descrição de tarefas, definição de autoridade, lista de procedimentos para comunicação e regras para a solução de conflitos. Enquanto na cultura do poder a organização reage de forma rápida às ameaças, na cultura de papéis a organização é vagarosa para consolidar a identificação de mudanças.

2.3 Cultura da Tarefa

O terceiro tipo é a cultura da tarefa, orientada, sobretudo, para o trabalho e projetos. Em organizações com esse tipo de cultura, a determinação de equipes multidisciplinares para resolver problemas é valorizada e fomentada, consequentemente viabilizando uma reação rápida e criativa. Embora o clima tenda a ser agradável, as organizações com a cultura da tarefa costumam concentrar disputas por recursos, proporcionando um maior rigor do controle por meio do estabelecimento de normas e procedimentos.

2.4 Cultura da Pessoa

O quarto e último tipo é a cultura da pessoa, considerada de ocorrência mais rara, pois está condicionada aos indivíduos e a seus respectivos valores. Uma empresa de consultoria que em seu corpo de especialistas conta com alguém que é considerado referência em determinada área é um bom exemplo.

Conhecidos os tipos de cultura, é importante deixar claro que o processo de mudança cultural tem sua origem, sobretudo, nos líderes. Afinal, são eles que emanam os valores da empresa. Sendo assim, não importa se de forma direta ou indireta, todos os gerentes de projeto, por meio de suas próprias iniciativas, são responsáveis pela consolidação, pela mudança da cultura na organização e também por manter uma postura crítica onde atuam.

Caso você queira mais informações sobre como melhorar suas habilidades de liderança, clique aqui.

É possível afirmar que, se a cultura organizacional for voltada para as tarefas ou para os papéis, é bem provável que determinados ofensores ao gerenciamento de projetos já tenham sido eliminados ou se encontrem em fase de resolução. De qualquer forma, cabe ao gerente de projetos sempre incentivar esse processo de evolução, propondo ferramentas e técnicas que tenha experimentado, com o objetivo de amadurecer a cultura de eficiência de gestão.

No caso da organização estar baseada na cultura do poder ou mesmo na cultura da pessoa, os esforços serão mais árduos. Afinal, para evidenciar os benefícios que a organização obterá com a implementação de uma metodologia de gerenciamento de projetos, é provável que se tenha que percorrer um longo caminho até que o principal responsável pela tomada de decisão seja impactado.

Vale ressaltar que, uma mudança na cultura organizacional, apesar de não ser uma tarefa simples, não é impossível de ser realizada. E é exatamente nesse aspecto que a metodologia de ensino a distância pode ajudar.

Um ambiente de aprendizagem exclusivo, permite que os colaboradores sejam moldados conforme os interesses da empresa. Vídeos sobre boas práticas no ambiente corporativo, como trabalhar o desenvolvimento de equipes, ou mesmo específicos sobre determinado projeto, podem fazer com que colaboradores não tão bem capacitados, que possivelmente gerariam algum problema, contribuam de maneira relevante para o bom funcionamento do projeto.

No próximo tópico, você entenderá todas as funcionalidades de uma plataforma de EAD, além de analisar outros benefícios que sua implementação poderá trazer para sua empresa e para o desenvolvimento de equipes.

Como otimizar e potencializar o aprendizado e desenvolvimento de equipes de projetos

Oferecer treinamentos corporativos aos seus colaboradores é uma excelente maneira de se trabalhar a educação corporativa nas empresas de forma eficiente. Para aprimorar a capacitação da sua equipe de projetos não é diferente.

Entretanto, o que é percebido atualmente é que, sem sombra de dúvidas, os antigos processos de treinamentos corporativos presenciais tradicionais estão começando a ter sua eficiente contestada. Uma justificativa para tal diz respeito justamente porque as pessoas estão cada vez mais dinâmicas e buscam formas diferentes de adquirirem novos conhecimentos, competências e habilidades.

O avanço tecnológico, por sua vez, alterou profundamente a forma como as pessoas interagem entre si, visto que tudo ficou mais interativo e virtual. As pessoas em geral começaram a buscar  por novos conhecimentos de maneira individual, onde agora tudo poderia ser acessado no seu tempo e de qualquer lugar.

Sendo assim a educação como um todo também sofreu amplas transformações, visto que evoluiu a um nível onde o ensino online passou a se tornar referência de eficácia no processo de aprendizado. E isso impacta diretamente o desempenho de colaboradores em um processo de aprendizagem em um ambiente corporativo.

Como é de conhecimento geral, o mundo hoje e as relações entre pessoas são dinâmicas e interativas. Por consequência, caso você tenha interesse em trabalhar a educação corporativa de forma eficaz você precisa fazê-lo de uma maneira diferente do habitual e inovadora, algo que já vem sendo usado por muitas empresas e que trás excelentes resultados em termos de melhoria de produtividade e desempenho de colaboradores, além de ter um excelente custo benefício: treinamentos online na modalidade EAD para desenvolvimento de equipes.

Nesse sentido, os profissionais de RH e os gestores de projetos precisam entender esse novo momento que a educação como um todo está passando para se adequar da melhor maneira possível a esta nova realidade. Atuar com treinamentos EAD trás uma série de benefícios tanto para a empresa quando para os seus colaboradores.

Além disso, imagine se você, enquanto Gerente de Projetos, ter que contratar, treinar e fazer o desenvolvimento de equipes para desempenhar funções em um determinado projeto. Pare para pensar no tempo que você gastará para treinar essa nova equipe e nos custos que podem acarretar em decorrência disso (aluguel de salas, coffee break, tempo/custo do instrutor, entre outros).

Um treinamento oferecido na modalidade de ensino online trás redução de custos, diminuição nos índices de turnover, muita agilidade e a possibilidade de escalar esses treinamentos, podendo ser usados por durante bastante tempo sem comprometer o planejamento previamente desenvolvido.

É importante dizer que para viabilizar um treinamento EAD em sua empresa, vale lembrar que faz-se necessário o uso de novas tecnologias e metodologias, sendo este o tema do nosso próximo tópico.

A importância da tecnologia para viabilizar o treinamento EAD

Atuar em um ambiente inovador exige não apenas um profissional líder que encoraje, desafie e estimule a interação dos seus colaboradores a partir da entrega de novas ideias. Exige também mais do que apenas fazer com que as pessoas se sintam pertencentes da estratégia empresarial como um todo e do alcance de objetivos da mesma.

Para que um profissional consiga usufruir de todos os recursos e benefícios que a inovação pode proporcionar a sua empresa, é necessário também o uso de novas tecnologias e metodologias para agilizar esse processo e conquistar de maneira mais fácil a aceitação por parte dos demais colaboradores.

Com isso, é de extrema importância relatar que o uso dessas novas tecnologias e metodologias aliadas ao processo de inovação permite que líderes, profissionais de RH e equipes de treinamento e desenvolvimento, de acordo com cada situação em específico, trabalharem com novas formas de desenvolvimento de conhecimento, habilidades e atitudes.

Todo esse cenário reflete muito bem  o que foi dito no tópico anterior, em que falamos que o perfil comportamental das pessoas de um modo em geral evoluiu bastante e ficou muito mais dinâmico, interativo e virtual.

Seguindo essa lógica, faz todo sentido oferecer aos colaboradores novas abordagens de desenvolvimento de habilidades e atitudes através de novos recursos e funcionalidades encontrados no meio digital por meio de tecnologias empresariais inovadoras.

Nesse sentido, para liberar o maior potencial de inovação possível, um líder por se valer de diversos recursos, como por exemplo: mobile, gamificação, videoaulas, redes sociais, MOOCs, entre outros.

Essas são algumas das diversas possibilidades de tecnologias e ferramentas que são consideradas grandes tendências para empresas que buscam um diferencial competitivo no mercado através da inovação de seus processos.

Somado a isso, para se ter uma ideia, se pensarmos em custo-benefício, estudos sobre o tema indicam que uma empresa que inicia um trabalho com treinamentos EAD ou Blended Learning (treinamento presencial e virtual ao mesmo tempo) podem ter um investimento em média 30% a 70% menor dos que os treinamentos presenciais tradicionais.

Nesse contexto, a ideia é que você tenha conhecimento dessas novas tecnologias, pois estas farão com que você poupe tempo e consiga escalar seus treinamentos online e ações com o objetivo de deixar sua empresa cada vez mais inovadora.

É importante que, para tal, você utilize quanto mais os recursos e funcionalidades disponíveis aqui citados, principalmente para aproveitar ao máximo todo o potencial oferecido por estes recursos tecnológicos e melhorar a qualidade do treinamento para a sua equipe de projetos.

Essas tecnologias quando são bem selecionadas e colocadas em práticas da maneira correta (como é o caso da plataforma EAD do Edools) podem revolucionar por completo a forma de treinar e desenvolver os talentos de sua empresa e da equipe designada a planejar e executar determinado projeto.
Logo, a dica aqui é: Invista cada vez mais em colaboradores que dominem e se adequam as novas tecnologias e tenha certeza que os resultados serão extraordinários e a sua empresa só tem a ganhar com este novo cenário.


Este artigo foi criado a partir dos primeiros capítulos do ebook lançado pelo Edools em parceria com o Project Builder O Impacto do EAD no treinamento e desenvolvimento de equipes projetos. Para ter acesso ao ebook completo gratuitamente, basta acessar este link.

O ensino online pode ajudar muito e trazer excelentes benefícios para o desenvolvimento de equipes de projeto. Siga as dicas deste ebook e veja como você pode potencializar os resultados do seu negócio como um todo.

Aproveite o conteúdo!

Até a próxima!

A importância da personalização no EAD
A importância das universidades corporativas

Conteúdo VIP

Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Sobre Bruno Mendonça

Atualmente é responsável pelo marketing e comunicação do Edools. Já atuou em consultorias de marketing, e-commerce e tem experiência em empresas de educação. É publicitário formado pela ESPM-RJ e possui MBA em Marketing Digital pelo Instituto Infnet.
Ver todos os posts de Bruno Mendonça

Deixe uma resposta