TUDO SOBRE EAD

Coloque o seu email aqui para receber gratuitamente as atualizações do blog!

6 motivos para investir em cursos EAD


6 motivos para investir em cursos EAD

No contexto das novas tecnologias, as  instituições de  ensino buscam a  construção de plataformas de  conhecimento através  da gestão da aprendizagem via Internet.  A  visão  clássica  do  processo  de  ensino-aprendizagem  tem  sido substituída  pelos  sistemas  de  ensino online e seus cursos EAD (educação a distância).  

Estudar é fundamental para quem deseja crescer profissionalmente e pessoalmente. O mercado de trabalho possui uma grande concorrência e para se destacar é preciso estar bem capacitado. Com isso, há uma demanda muito grande de pessoas que necessitam estudar para se atualizar em alguma área específica ou até mesmo mesmo adquirir o conhecimento numa nova área, porém não possuem o tempo necessário.

Os cursos EAD são uma ótima opção para as pessoas que precisam de ensino de qualidade sem sair de casa, podendo ser realizado em qualquer horário e local de acordo com sua disponibilidade, através de um computador, notebook, tablet ou smartphone conectado à Internet.

Pelo fato de não ser necessária a presença em salas de aulas convencionais, é possível conciliar o trabalho e a rotina com os estudos, conseguindo assim unir a experiência profissional com o conhecimento teórico.

Empresas de todos os portes estão cientes de que bons treinamentos empresariais são imprescindíveis para seu crescimento e desenvolvimento. Com a educação a distância, eles ainda garantem que seus funcionários estejam sempre atualizados e bem treinados. E o melhor de tudo é que os gastos com a qualificação dos colaboradores também diminui.

Com o devido planejamento, os cursos EAD podem ser produzidos num formato totalmente automatizado, onde os alunos acessam o conteúdo do curso e se atualizam sem a necessidade de interação recorrente e há também casos em que o curso possui atendimento e suporte online para possíveis dúvidas ou dificuldades que possam surgir.

Os  custos  e  benefícios  envolvidos  no  desenvolvimento  e  na operação  de  um  sistema  EAD  são  bastante atrativos.  Este  artigo  tem  o  objetivo  de  apresentar  como investir em cursos EAD podem trazer um excelente retorno para você ou sua instituição!

Motivos não faltam quando o assunto é investimento em cursos EAD.  Quer entender melhor o que estou falando? Então vamos lá.

Coloque o seu email aqui para receber gratuitamente as atualizações do blog!

1- Redução de custos

A educação a distância é mais econômica se comparada à convencional por diversos fatores. Os cursos EAD são geralmente mais baratos do que os presenciais, pois dispensam instalações, gastos com energia, aluguel, manutenção, entre outros. Além disso, o aluno não tem despesas com transporte, uma vez que não há a necessidade de se deslocar para assistir à aula, ou com alimentação.

Pesquisas revelam que cursos EAD podem custar até 66% menos e o retorno para a empresa outro fator que não deixa a desejar.

2- Flexibilidade

Talvez a principal vantagem encontrada nos cursos EAD seja a flexibilidade de horários que essa forma de ensino oferece. Na educação a distância, o aluno assiste às aulas no momento em que estiver disponível a se dedicar. Não é necessário que ele adeque o seu dia a aulas em horários fixos; pelo contrário, ele faz sua própria grade e da forma que for mais conveniente à sua agenda.

Isso é um benefício principalmente para os alunos que têm rotinas apertadas e precisam conciliar os estudos a outras coisas, como trabalho e família, e para os estudantes que demandam uma logística mais complicada para frequentarem uma instituição física, por morarem longe, não terem meios de transporte, dentre outros fatores.

E em treinamentos corporativos, os cursos EAD podem ser feitos em casa, nos horários livres do colaborador ou até em algum momento no ambiente de trabalho.

3- O diploma é certificado

Embora ainda exista a preocupação de algumas pessoas em relação ao reconhecimento dos cursos EAD, a maior parte deles é certificada pelo Ministério da Educação. Ou seja, um curso de EAD tem a mesma validade que um presencial, e um aluno que se forma por meio dessa modalidade de ensino está tão preparado para entrar no mercado de trabalho e ser um profissional qualificado quanto um estudante de uma modalidade presencial.

Se a preocupação vir do aluno, basta pesquisar antes de ingressar em um curso a distância se ele possui a certificação do MEC.

Para oferecer cursos EAD, as instituições devem obter o credenciamento MEC e, uma vez criados, os cursos a distância passam pela mesma avaliação aplicada em cursos presenciais. O diploma obtido em curso superior a distância reconhecido pelo MEC tem a mesma equivalência que um o presencial.

4- Rápido retorno

Na educação a distância, os processos ocorrem de forma muito mais dinâmica e o retorno do investimento costuma ocorrer de forma imediata. A formação das turmas, atualização e absorção do conteúdo, tudo fica mais veloz nos cursos EAD.

Todo esse processo, contribui para a excelência na educação, pois gera inovação e resultados que podem ser muito positivos.

5- Menor taxa de evasão

Muitas pessoas desistem de investir em cursos EAD por medo de que os beneficiados irão desistir rapidamente do curso, e não haja um retorno sobre o investimento.

Porém, segundo a ABED, devido a fatores como flexibilidade desse tipo de capacitação e apoio das próprias instituições ou empresas, a evasão em cursos EAD é de apenas 3%, se comparado com os cursos autorizados pelo MEC, cujo a evasão chega a quase 12%.

6- Acessibilidade

O aluno EAD pode “frequentar” as aulas de quase qualquer lugar. Basta estar em um local com acesso a computador (ou notebook, tablet, smartphone…) e uma conexão de Internet. Isso significa que o aluno pode assistir às aulas de casa, do trabalho… De onde se sentir mais à vontade.

Conclusão

Observando os benefícios da educação a distância, podemos afirmar que o maior ganho que ela trouxe para os alunos é a democratização do ensino. Os cursos EAD tem permitido o acesso à educação de pessoas que não tiveram a chance, seja pelas rotinas pesadas, pela falta de oportunidades ou mesmo por dificuldades financeiras.

Então, se você está querendo investir no mercado da educação a distância e estava inseguro de que é um bom negócio, acho que não está mais, certo?

Bom, esta modalidade representa uma forte influência na geração de conhecimento no país e no mundo, com perspectivas interessantes e positivas.

E o uso de uma plataforma EAD proporciona não só um melhor aproveitamento para os alunos, como auxilia na agilidade de diversos processos. Por isso, é fundamental que a escolha desta seja de tamanha eficiência.

Com uma tecnologia excepcional, o Edools possui a plataforma de EAD mais completa do mercado. Onde é possível personalizar, gerenciar e hospedar seus cursos EAD de forma prática e dinâmica.

Teste gratuitamente o Edools por 15 dias.

Deseja obter mais informações sobre a nossa plataforma EAD? Então não deixe de entrar em contato conosco ou deixe um comentário se houver alguma dúvida ou sugestão.

Até a próxima!

Como funciona um sistema online de ensino
Conteúdos grátis no YouTube

Conteúdo VIP

Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Sobre Rafaela Espíndola

Graduanda em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda. Faz parte do time de Marketing e Comunicação do Edools. É apaixonada por criação e inovação. Não consegue esconder que é canceriana dos pés à cabeça.
Ver todos os posts de Rafaela Espíndola

Deixe uma resposta