TUDO SOBRE EAD

Coloque o seu email aqui para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Por que investir em cursos a distância?


Por que investir em cursos a distância?

Tempo é questão de preferência para quem quer se capacitar e ampliar as chances de alcançar melhores colocações e salários. Cursos a distância são a opção que alia competência à economia de horas e de recursos financeiros.

Tempo tornou-se um dos recursos mais escassos na atualidade. Muitas pessoas que gostariam de continuar estudando muitas vezes esbarram na falta de tempo para realizar um novo curso.

Pode ser porque trabalham o dia inteiro e não podem estar ausentes de casa na parte da noite, por conta da família, ou porque o trajeto casa-trabalho-universidade tomaria muito tempo e inviabilizaria o estudo.

Para essas pessoas, cursos a distância podem ser a saída para continuar se capacitando e, assim, brigar por melhores colocações de trabalho.

Desde que o Ministério da Educação (MEC) liberou as universidades brasileiras a oferecerem cursos a distância (EAD) para potencialização de carreira, centenas de programas EAD tiveram bastante sucesso em todo país.

As possibilidades vão de graduação a MBA, passando por cursos livres de todo o tipo. Mas será que vale a pena investir em cursos a distância? Quais cuidados devemos tomar ao escolher um desses cursos?

Coloque o seu email aqui para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Cuidados ao escolher cursos a distância

Por conta do número potencial de pessoas que gostariam de fazer os cursos a distância, existem muitas instituições que vendem cursos que prometem mas não cumprem o que foi dito. Certificados que não chegam ou não valem nada, cursos que não tem conteúdo, faculdades que não poderiam estar oferecendo cursos a distância, etc.

É preciso tomar alguns cuidados. Por isso, listarei agora algumas dicas para que você não passe por nenhuma dessas situações ao escolher um curso a distância:

Pesquise sobre a instituição

Procure saber se a instituição é credenciada pelo MEC e pode oferecer cursos a distância. Nunca contrate um curso sem checar essa informação, sob pena de ter um certificado que não vale nada nas mãos.

Veja feedbacks

Consulte fóruns e sites que recebem reclamações de consumidores na internet (como o Reclame Aqui) para saber se a instituição costuma cumprir com os prometidos. Muitas demoram anos para entregar um certificado, e se você pretende utilizá-lo para ter acréscimo salarial, por exemplo, não vai gostar dessa demora.

Tenha todas as dúvidas sanadas

Tire todas as suas dúvidas antes de fechar o contrato: como funciona o ambiente virtual? Existem encontros presenciais obrigatórios você terá que frequentar? A mensalidade será fixa até o final do curso?

Sanadas todas as dúvidas, dê uma boa lida no contrato, para não ter surpresas desagradáveis depois. Exija uma cópia do contrato assinada pela instituição, pois ele é sua garantia.

Já escolheu qual dos cursos a distância você irá fazer? Investigou a instituição, checou as referências e se decidiu? Agora é hora de entender melhor como tudo isso funciona.

Se você está pensando em investir seu tempo e dinheiro em cursos a distância, é preciso refletir sobre alguns pontos:

1- Ter disciplina

Por não contar com a presença “física” de um professor, o aluno será completamente responsável por suas próprias obrigações e avanços nos estudos.

Os cursos a distância são ideal para alunos mais autônomos, que consigam administrar bem o próprio tempo, sendo capazes de estabelecer metas pessoais e cumpri-las. Portanto, se você é daquele tipo de pessoa que só funciona “sob pressão”, com um professor no seu pé cobrando resultados, a EAD não é pra você.

2- Organização

Cursos a distância costumam ser bastante flexíveis. Quando você realiza um curso pela internet, geralmente as aulas e atividades ficam disponíveis por dias ou semanas, e você tem um determinado prazo limite para entregar as tarefas.

Isso será tentador, e para os mais “desorganizados”, será provável deixar tudo para a última hora. Se você não for capaz de organizar sua rotina, a EAD pode não ser uma boa pedida.

3- Independência

Você enxerga o professor como alguém que vai te dar o conhecimento pronto, ou como um facilitador e transmissor de conhecimento essencial para o aprendizado? Se você escolheu a segunda opção, então talvez os cursos a distância sejam para você.

Quem estuda em casa sabe assumir a responsabilidade pelo próprio aprendizado, e vai atrás do conhecimento, enxergando o professor como um auxiliar, mas não como o personagem central do processo educativo.

4- Responsabilidade

Não existe essa história de instituição boa ou ruim, ou curso bom ou ruim. O que determina isso é o aluno. Você pode estudar na melhor instituição da cidade, se você não for um aluno empenhado, daqueles que só estudam em véspera de prova, não se aprofundam nos temas vistos em aula e nunca fazem mais do que o necessário, seus resultados não serão muito bons.

Tenho certeza de que nenhum dos cursos a distância encontrados no mundo serão suficiente para fazer com que um aluno desinteressado aprenda alguma coisa. Logo, se você for um aluno indiferente com os estudos, tanto faz fazer um curso presencial ou a distância: seu aprendizado será mínimo.

Nem sempre é fácil manter foco nos estudos. Muitas vezes, a vida agitada e o trânsito caótico são impedimentos comuns àqueles que vivem nas metrópoles. Por outro lado, milhões de pessoas estão em regiões distantes dos grandes centros urbanos, onde há cidades que sequer têm instituições de ensino qualificadas. Ou seja, há sempre quem tenha um motivo sensato para adiar os estudos.

Porém, na verdade, não há desculpas para quem deseja se aprimorar e investir na qualificação profissional. Afinal, tempo é questão de preferência e os cursos a distância já provaram ser capazes de aliar competência à economia de tempo e de investimentos.

Vamos entender agora o por que os cursos a distância são tão beneficentes assim?

Motivos para investir em cursos a distância no Brasil:

Os cursos a distância vem crescendo intensamente no Brasil e no mundo. Em 2011, de acordo com dados do mercado EAD, dos 6,7 milhões de universitários brasileiros, 14,7% já estavam matriculados em cursos a distância.

Além de uma maior conectividade tecnológica (através da Internet) e inclusão digital, os cursos a distancia vem crescendo no Brasil por uma série de motivos. Entre eles, podemos citar:

Vantagens para o aluno:

Comodidade, flexibilidade de horários, economia de tempo e mensalidades mais baratas são alguns dos atrativos da modalidade EAD responsáveis pelo número cada vez maior de estudantes que optam por esta modalidade.

Reconhecimento do MEC:

Para oferecer cursos superiores EAD, as instituições devem obter o credenciamento junto ao Ministério da Educação e, uma vez criados, os cursos a distância passam pela mesma avaliação aplicada em cursos presenciais. O diploma obtido em curso superior a distância reconhecido pelo MEC vale tanto quanto o presencial.

Já existem, no Brasil, mais de um milhão de alunos que optaram pelo ensino a distância para concluir uma faculdade.

Economia de tempo:

Assistir aulas presenciais toma muito mais tempo do que as horas efetivas de aula. Isso porque também há de ser somado a elas o tempo que você gasta em deslocamento até a instituição e os horários de intervalos. Para quem tem um dia corrido, isso pode tornar seu investimento em capacitação profissional inviável.

Além disso, um imprevisto qualquer — no trânsito ou no trabalho, por exemplo — pode fazer com que você perca aulas presenciais, ficando atrasado no conteúdo. Com cursos a distância, esses empecilhos simplesmente desaparecem!

Baixo custo:

Outra grande vantagem de cursos de pós a distância em comparação aos cursos presenciais é o valor investido. Geralmente, tanto a taxa de matrícula quanto as mensalidades desse tipo de curso são mais baixas.

O preço da mensalidade, que chega a ser até quatro vezes mais barato do que um curso presencial, aliada ao crescimento da classe C e aos 15 milhões de adultos entre 25 e 30 anos que ainda não possuem curso superior no Brasil são os principais pilares para a expansão dos cursos a distância no país.

Além disso, como você não tem que se deslocar até a instituição de ensino e pode estudar em casa, os custos com transporte e alimentação são praticamente nulos.

Para quem tem o orçamento apertado no final do mês, mas que não abre mão de se manter atualizado e capacitado em sua profissão, matricular-se em cursos a distância podem ser a solução.

A oportunidade encontrada em cursos a distância

Há pouco tempo, os cursos a distância no Brasil possuía pouca credibilidade como um modelo de educação para cursos superiores e de pós-graduação. Isso acontecia porque os projetos ainda estavam em crescimento e o Brasil ainda não tinha uma estrutura tecnológica capaz de implementar a modalidade em escala que compensasse os investimentos.

No entanto, aqueles que apostaram no crescimento do EAD e se planejaram para a expansão, aproveitando todas as suas possibilidades, hoje colhem bons frutos, uma vez que as instituições que atuam na área mantêm aproximadamente mais de 1 milhão de alunos.

A tendência é de manutenção desse crescimento, de forma exponencial. Até o momento, o caráter flexível, e em alguns casos, o baixo custo, foram alguns diferenciais que possibilitaram os números que o EAD vem apresentando.

Esses fatores atraíram um público que tinha disposição para realizar um curso superior, mas não o fazia por falta de tempo, dinheiro ou instituição de ensino próxima a sua residência oferecendo determinada graduação.

Hoje, há diversas opções para essas pessoas em termos de graduação, desde as tradicionais, até as tecnológicas de menor duração. Segundo especialistas, a única restrição é para programas que necessitam de laboratórios para sua aplicação.

Plataforma EAD

Uma das mais importantes tendências encontradas em cursos a distância é a utilização de uma plataforma EAD, onde é possível que os cursos oferecidos possam gerar uma aproveitamento maior através de todos os seus recursos disponibilizados.

Através dela, é possível ter acesso aos conteúdos de maneira rápida, em um ambiente de aprendizagem que envolve a participação ativa dos alunos e no desenvolvimento de atividades e práticas educacionais.

A modalidade de cursos a distância também permite uma combinação eficaz de estudo e trabalho, garantindo a permanência do aluno em seu próprio ambiente, seja ele profissional ou familiar.

O aluno passa a ser ativo em sua própria construção de conhecimento e faz com que o processo de aprendizagem se desenvolva no mesmo ambiente habitual, alcançando assim uma formação em contato direto com a atividade profissional que se deseja aperfeiçoar.

O fundamental nessas tarefas é fazer com que os alunos utilizem a tecnologia para chegar até as informações que são úteis no crescimento e em projetos de estudo, desenvolvendo a criatividade, e senso crítico.

Auxiliando também as instituições de ensino na adaptação com a  nova modalidade, visto que uma plataforma EAD auxilia em diversos fatores pedagógicos e institucionais, veja alguns exemplos:

Vantagens do uso das tecnologias em cursos a distância:

A utilização destas tecnologias traz uma série de vantagens, como por exemplo:

  • Os alunos tem a possibilidade de buscar informações por conta própria, desenvolvendo a autonomia.
  • Os métodos de ensino utilizados na EAD possibilitam a troca de experiências entre os alunos, professores e tutores.
  • As aulas ficam disponíveis para qualquer aluno que desejar acessá-las novamente, e, com isso, aqueles que perderam alguma aula ou não entenderam algum conteúdo poderão revisá-los quando necessário.
  • O aluno tem a comodidade de assistir às aulas, realizar atividades, esclarecer dúvidas e consultar materiais de estudo em qualquer horário e lugar.

Conclusão

O mundo atual está passando por constantes transformações, cada vez mais aceleradas, em torno de diversos campos da sociedade. Com isto, o homem está sempre em busca de adaptações, mudanças e novos conhecimentos ao saber.  

Os cursos a distância surgem como um meio que torna possível o aluno investir em conhecimento com maior flexibilidade de horário, sem perder a qualidade do ensino e reconhecimento no mercado.

A modalidade representa uma forte influência na geração de conhecimento no país e no mundo, com perspectivas interessantes e positivas.

E o uso de uma plataforma EAD proporciona não só um melhor aproveitamento para os alunos, como auxília na agilidade de diversos processos. Por isso, é fundamental que a escolha desta seja de tamanha eficiência.

Com uma tecnologia excepcional, o Edools possui a plataforma de EAD mais completa do mercado. Onde é possível personalizar, gerenciar e hospedar seus cursos online de forma simples e dinâmica.

Veja como ter a melhor tecnologia na educação pode ser o diferencial para a sua instituição, através de um teste grátis por 15 dias gratuitos clicando no botão abaixo:

Teste gratuitamente o Edools por 15 dias.

Deseja obter mais informações sobre a nossa Plataforma EAD? Entre em contato conosco ou deixe um comentário se houver alguma dúvida ou sugestão.

Viu só como pode ser extremamente vantajoso investir em cursos a distância? Espero que o conteúdo tenha sido bastante útil para você.

Até a próxima!

Por que o estudo a distância não para de crescer?
Como funciona o Mobile Learning?

Conteúdo VIP

Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Sobre Rafaela Espíndola

Graduanda em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda. Faz parte do time de Marketing e Comunicação do Edools. É apaixonada por criação e inovação. Não consegue esconder que é canceriana dos pés à cabeça.
Ver todos os posts de Rafaela Espíndola

Comentários (2)


  1. Jerry Coutinho
    19/08/2016 às 21:11

    Espetacular o Texto Rafaela. Parabéns!!!

    • Rafaela Espíndola
      22/08/2016 às 09:32

      Que bom que gostou, Jerry! Continue nos acompanhando. Até a próxima 🙂

Deixe uma resposta