TUDO SOBRE EAD

Coloque o seu email aqui para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Curso online: A melhor forma de construir sua autoridade


construir autoridade com cursos online

Você já ouviu falar em marketing de autoridade?

Produzir conteúdo para blog, ebooks, whitepapers e webinars é extremamente importante para a geração e qualificação de leads, sem dúvida.

Porém em determinados segmentos estes formatos de conteúdo já estão saturados e você pode se tornar apenas “mais um” com esta estratégia de marketing digital.

Quando falamos da oferta de cursos online, independentemente se o curso é gratuito ou pago, estamos falando da construção real de autoridade.

Ter um curso ministrado por você ou pela sua empresa é sinal de status e domínio sobre o assunto.

Isso coloca a sua marca em uma visão de destaque perante os seus concorrentes e como uma verdadeira autoridade no seu segmento. Além de atrair leads mais qualificados, que se interessaram em investir um tempo maior para realmente aprender algo com você.

Considerando que o seu curso tenha qualidade, você se tornará imediatamente uma referência para aquela pessoa.

Ministrar um curso online é sinônimo de ensinar, e só ensina quem sabe muito do assunto.

Ao produzir um curso online a sua marca imediatamente vira referência em seu segmento.

Coloque o seu email aqui para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Estudo de caso

Em setembro de 2013 eu estava buscando uma forma de aumentar a venda de turmas corporativas dos treinamentos presenciais ministrados pela Bizstart, minha empresa de educação empreendedora.

Apesar de até aquele momento já termos realizado mais de 50 turmas por todo o Brasil, ainda éramos pouco conhecidos, nossa marca não tinha uma autoridade no segmento e os contratantes não tinham nem mesmo a segurança de que dominávamos o tema do treinamento presencial.

Então, com objetivo de construir a nossa autoridade e consequentemente aumentar/facilitar a venda de nossos cursos, resolvi investir na produção de um curso online.

Aproveitei um domingo chuvoso em um hotel em Florianópolis, entre duas semanas de trabalho, para investir 4 horas do meu dia na produção deste curso online.

Planejamento

Como era um assunto que eu dominava bem, precisei de apenas 1 hora para roteirizar o curso online, definindo quais os principais assuntos abordar e como dividir estes assuntos em videoaulas de curta duração. Também selecionei alguns slides utilizados em nosso treinamento presencial para ilustrar algumas partes das aulas.

Gravação

Tendo o planejamento anotado em uma folha de papel, com os assuntos que eu não poderia deixar de abordar, parti para a gravação em si.

Utilizando a webcam do meu Macbook Pro e o software ScreenFlow (veja mais opções de programas para gravar e editar videoaulas aqui), iniciei a gravação.

Eu gosto de gravar sempre em uma tomada única, para facilitar o processo de edição, já que não sou um profissional no assunto. Então foquei na gravação de vídeos curtos, com aproximadamente 5 minutos de duração e com um único assunto central em cada um deles. Assim reduzi as minhas chances de errar ou gaguejar durante a gravação, ficando o vídeo praticamente pronto para ir ao ar.

Gastei aproximadamente 2h na gravação de 1h e 10min de vídeo, considerando ter refeito algumas gravações para corrigir falhas.

Edição

Tendo os 13 vídeos, de aproximadamente 5 minutos cada, já gravados, parti para um processo de edição bem simples, utilizando o próprio ScreenFlow.

Como não tinham erros nos vídeos para editar (evitei isso gravando novamente os vídeos com falhas), precisei apenas fazer cortes simples no início e final, além de inserir uma vinheta simples que já tínhamos pronta.

Após isso foi só exportar os vídeos e estavam prontas as videoaulas.

Este processo não levou mais que 20 minutos. Exportar os vídeos demorou mais que isso, mas foi um trabalho exclusivo do meu computador, não tomando meu tempo.

Construção da página do curso online

Para hospedar o curso utilizei a escola online da Bizstart, que utiliza a tecnologia do Edools. Subi todos os vídeos e os organizei no formato de aulas. Também inseri materiais complementares e links de referência.

 

 

Além disso também criei uma descrição atraente para o curso online, tornando sua página de inscrições convidativa para quem chegasse até ela.

Esta etapa levou aproximadamente 20 minutos também.

Lançamento

Agora já estando com o curso pronto, hospedado e com sua página de matrícula convidativa, eu precisava apenas divulgá-lo.

Então selecionei alguns emails de pessoas chave, que já haviam participado de outros cursos nossos ou que já tínhamos nos relacionado em algum momento. Enviei uma mensagem simples convidando-os a conhecer o curso e a divulgar para seus conhecidos que poderiam se interessar pelo assunto.

Resultados

  • Mais de 1.000 alunos matriculados em menos de 1 semana (hoje já são mais de 3.000)
  • Avaliação média do curso com 5 estrelas
  • 11 turmas corporativas comercializadas nos 4 meses seguintes com leads originados neste curso online (R$132.000,00 de faturamento)

E este processo foi apenas o começo, já que nos meses seguintes a Bizstart tornou-se cada vez mais relevante na oferta de treinamentos de modelagem de negócios.

Tudo com um investimento de 4 horas de trabalho em um domingo chuvoso.

E você ainda não tem certeza se vale a pena produzir um curso online? Compartilhe nos comentários se algo ainda te deixa inseguro para produzir o seu primeiro curso online. Espero conseguir ajudá-lo neste processo.

A importância das integrações em uma plataforma e-learning
5 dicas para fazer um curso online no modelo EAD

Conteúdo VIP

Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Sobre Maurilio Alberone

Atualmente é co-fundador do Edools e da Bizstart. Responsável pelo marketing e relacionamento com clientes do Edools, mas já desempenhou funções diversas. No passado foi professor universitário, consultor de gestão empresarial e empreendedor em outros negócios de tecnologia. É engenheiro de telecomunicações por formação, apesar de nunca ter exercido a profissão.
Ver todos os posts de Maurilio Alberone

Comentários (6)


  1. 13/11/2015 às 11:45

    Maurilio estou com tudo , só precisava desta força .Otimo post , preciso de consultoria como faço para ter a edools ….obrigada

  2. 08/03/2016 às 18:54

    MAURILIO ALBERONI, agradeço deveras a contribuição que o teu Blog e os teus artigos e e-books estão me dando num projeto e-learning de Filosofia que estou gestando aqui em Manaus-Am.
    Obrigado.
    Parabéns pela força.
    Saudações amazônicas.
    luiz.carvalho.1950@hotmail.com

  3. Humberto Brandão
    04/04/2016 às 16:24

    Boa tarde Maurílio. Excelente post. Eu tenho uma situação com treinamentos e cursos pertinente ao meu trabalho (Segurança do Trabalho – Portaria 3214/78 Mte), e acredito que o Edools seria uma boa forma de resolver.
    Meus parabéns pelo case de sucesso.

Deixe uma resposta