TUDO SOBRE EAD

Coloque o seu email aqui para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Crie uma nova fonte de receita com cursos online


Hoje em dia, o mercado exige que as empresas contem com diferentes fontes de receita, o principal motivo desta situação é a concorrência acirrada.

Independente do segmento de negócio, é cada vez mais frequente o aparecimento de novas empresas apresentando soluções adicionais e inovadoras tendo como meta a conquista de sua parcela de mercado. Tendo em conta este cenário de incertezas e constante evolução é que as organizações necessitam focar na captação de maneiras alternativas de rentabilidade. Algumas optam pela criação de novos produtos, outras assumem o comércio online como estratégia e muitas preferem investir no marketing como método de captação de receita. Dentro das opções consideradas como saídas eficientes para melhorar a receita do negócio, está a criação de cursos online.

Neste sentido, a empresa pode adotar os cursos EAD como complemento à renda ou implementá-los como produto principal, a questão é trabalhar no conteúdo e na escolha das ferramentas para que estes cursos tenham sentido na conquista por novos horizontes financeiros.

Neste texto, vamos centrar esforços nos cursos oferecidos em prol de uma melhor saúde financeira.

O que eu ganho oferecendo cursos online?

Embora a pergunta seja direta e assuste as pessoas mais discretas, ela é a mais recorrente quando se pensa em implantar cursos a distância. Para responder este questionamento de forma efetiva, o melhor caminho é recorrer à outra pergunta:  qual o objetivo de oferecer cursos a distância?

Quando a meta é rentabilizar cobrando pelos cursos que oferta, com certeza, as vantagens são muitas. Algumas destas são: obtenção de lucro pela venda do serviço, prestígio quando é considerada como uma excelente empresa, ser homenageado pelas entidades que autorizam a existência do seu curso com prêmios e reconhecimentos. Além disso, você ganhará a confiança dos seus clientes, mais pessoas ficarão fieis à sua marca e o seu produto terá mais valor aos olhos dos clientes, segundo esta perspectiva mercadológica, esta é uma boa estratégia a modo de captar e reter consumidores.

Para se aprofundar neste assunto, baixe nosso ebook Por que criar um curso online mesmo que este não seja o seu negócio.

Cursos online como fonte de receita para a sua empresa

O oferecimento de cursos online é um diferencial para muitas empresas, principalmente aquelas ligadas à tecnologia ou outros segmentos onde mudanças das mais diversas índoles sejam sentidas frequentemente.

Cursos EAD fazem parte de um mercado de serviços bem rentável

Coloque o seu email aqui para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Ao optar pela disponibilização de cursos online como recurso para potencializar os ganhos da sua empresa e monetizar na web, surgem dúvidas inéditas. Algumas destas questões inquietantes são a contratação da empresa, escolha dos tópicos e do público-alvo, precificação, uso de tecnologias e ferramentas.

Para lidar com estes questionamentos é preciso pesquisar quais soluções estão disponíveis no mercado e quais destas oferecem o melhor custo-benefício. A dica principal é consultar empresas afins à sua, que tenham o mesmo nicho que a sua organização. Você agora deve estar pensando que conseguir informações preciosas como essas pode ser um desafio difícil de ser cumprido com sucesso, contudo, os resultados desta pesquisa direta nos concorrentes dependem da forma como você se posiciona e do seu grau de empatia.

Além de pesquisar sobre o assunto, é preciso pensar como o seu público meta, isto é, precisa avaliar o porquê estas pessoas optariam pelo seu curso em detrimento de outros do mesmo tipo ou ainda, de um aprendizado presencial.

Um bom exemplo dessa necessidade de pensar como os consumidores pode ser vista nos cursos de idiomas ao incorporar novas opções de cursos online. Fica evidente que em meio a tantas opções de cursos e tutoriais de idiomas é preciso inovar e dirigir os esforços para suprir as necessidades específicas dos clientes em termos de horários -priorizar a flexibilidade-, conteúdo direcionado ao objetivo do aprendizado -viagem, trabalho, TCC-, e nível de conhecimento -cursos de introdução, aperfeiçoamento-.

O exemplo citado acima é um caso em que é fundamental a análise do público e do contexto em que o serviço é ofertado. Assuma também esta visão cuidadosa na sua empresa, adapte-a a sua realidade.

Potencialize a sua receita por meio da criação de um novo conceito de cursos online, faça a diferença e conquiste o mercado!

Por que mover seu treinamento para a nuvem?
Quanto cobrar pelos meus cursos online?

Conteúdo VIP

Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Sobre Maurilio Alberone

Atualmente é co-fundador do Edools e da Bizstart. Responsável pelo marketing e relacionamento com clientes do Edools, mas já desempenhou funções diversas. No passado foi professor universitário, consultor de gestão empresarial e empreendedor em outros negócios de tecnologia. É engenheiro de telecomunicações por formação, apesar de nunca ter exercido a profissão.
Ver todos os posts de Maurilio Alberone

Deixe uma resposta