Um blog sobre planejamento,
gestão e otimização de cursos
e treinamentos online.

Fique por dentro de atualizações e novidades e potencialize seus resultados.

Acompanhe e faça parte!

Seu e-mail está seguro. Vamos enviar apenas dicas relevantes para o seu EAD.

Como criar personas para venda de cursos online

Muitas vezes o profissional que produz o curso online tem um foco tão grande na qualidade do conteúdo que acaba esquecendo de responder uma pergunta extremamente relevante para a venda de cursos online: Quem é o público-alvo deste seu curso? Talvez a aparente obviedade da pergunta seja o principal motivo para sua resposta ser tão […]

Como criar personas para venda de cursos online

Muitas vezes o profissional que produz o curso online tem um foco tão grande na qualidade do conteúdo que acaba esquecendo de responder uma pergunta extremamente relevante para a venda de cursos online: Quem é o público-alvo deste seu curso?

Talvez a aparente obviedade da pergunta seja o principal motivo para sua resposta ser tão negligenciada.

Uma persona nada mais é do que a representação do cliente ideal para venda de cursos online. Aquele que possui a necessidade/desejo de consumi-lo, possui recursos para investir na compra e está no momento certo de realizar a matrícula.

Tendo isso bastante claro ficará muito mais fácil para você construir uma página de vendas impecável, utilizando a linguagem ideal para atender seu público-alvo e fornecendo todas as informações que ele julga relevantes.

Além disso, é a partir destas personas que você conseguirá criar suas campanhas de marketing, sejam online ou offline, sempre direcionadas ao público correto.

Você pode criar quantas personas desejar, não existe limite. Porém preocupe-se em personificar apenas aqueles perfis mais relevantes e que comumente geram retorno positivo ao seu negócio.

Agora que você já sabe o que é uma persona e porque criá-las irá te ajudar na venda de cursos online, vamos para a prática:

1. Identifique quem são os seus clientes modelo

Se você já possui alunos em seus cursos online, escolha aqueles que você considera que possuem características que representam bem o seu público-alvo.
Se ainda não possui alunos, o exercício ficará um pouco mais complexo, porém não é impossível. Basta você levantar algumas hipóteses de pessoas reais que você conhece e acredita que podem se encaixar em seu público-alvo.

2. Dê um nome para sua persona

Mas, por que é importante dar um nome para a persona? Bem, porque a ideia da persona é que tenha as características do público-alvo, mas que seja mais pessoal.

Isso para que haja uma ligação maior com o público-alvo do seu curso e aumente as chances de o possível aluno se interessar mais em realizar a matrícula.

3. Background

Complementando a etapa anterior, o background ajuda a dar mais “vida” a persona, após ela ter num nome.

Quando você conhece uma pessoa, a primeira coisa que você sabe sobre ela é o nome. Depois, geralmente, você acaba sabendo no que ela trabalha, se tem irmãos e etc,

Por isso, para a sua persona, defina características como escolaridade, profissão, cargo, composição familiar e etc.

4. Demográfico

Agora que já pensamos em mais informações para construir uma história para a sua persona, ainda faltam alguns detalhes. É preciso definir o gênero, idade, classe social, renda média, localização geográfica e etc.

Dessa forma, sua persona terá mais características em comum com o seu cliente.

5. Identificadores

Por fim, pense nas demais características que você considera importantes, como se fosse o perfil e personalidade de uma pessoa real.

Aqui nesta etapa você pode definir perfil comportamental, valores pessoais etc.

6. Objetivos

Agora que temos um perfil, é preciso se aprofundar um pouco mais. O próximo passo é pensar nos objetivos.

Quais são os principais objetivos e sonhos deste seu cliente ideal? Isso é fundamental para a venda de cursos online.

7. Desafios

Como qualquer pessoa real, agora que a sua persona tem objetivos, certamente terá desafios para alcançá-los.

Quais os desafios ele enfrenta para alcançar seus objetivos?

8. O que você pode fazer

A partir do cenário montado na etapa anterior, é o momento de você pensar em como pode entrar em cena e como pode agir.

O que você pode fazer, através da oferta do seu curso online, para ajudá-lo a alcançar seus objetivos ou superar seus desafios?

9. Depoimentos reais

Para dar mais realidade, levante depoimentos reais de pessoas que fazem parte desta persona e que justifiquem os seus objetivos e desafios.

Dessa forma você poderá verificar se o cenário que você construiu condiz com a realidade, de fato. E se assim o seu cliente modelo vai realmente se identificar e se motivar a consumir o seu curso.

10. Objeções comuns

Mas, como nada é perfeito, ainda há chances do seu cliente potencial não se matricular de fato. Pode ocorrer de ele se identificar, mas começar a pensar em pontos que o desmotivem.

O possível aluno pode pensar que naquele momento o curso pode não ser uma prioridade e colocar objeções a frente na sua decisão.

Quais as principais justificativas para esta persona não comprar seus cursos?

11. Mensagem de venda de cursos online

Diante de todas as características e informações levantadas, qual a sua mensagem de vendas ideal para esta persona?

Para facilitar o seu trabalho e ajudar na venda de cursos online, nós produzimos uma planilha para te ajudar na construção de suas personas. Ela já vem com um exemplo completo preenchido.

Para ter acesso ao material, basta clicar aqui.

Guia de venda de cursos online: Como aumentar as vendas de seu EAD
Como criar uma Landing Page de sucesso para vender cursos online?

Deixe uma resposta

Seu e-mail está seguro. Vamos enviar apenas dicas relevantes para o seu EAD.