TUDO SOBRE EAD

Coloque o seu email aqui para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Criar curso online: Os primeiros passos


Criar curso online

Por que criar curso online

Criar curso online é hoje uma das maiores oportunidades de quem deseja iniciar um negócio próprio. Com o avanço tecnológico, as pessoas passaram a se comportam de maneira diferente e até mesmo a educação foi impactada por isso.

A educação a distância, através da oferta de cursos online, permite um crescimento exponencial do seu negócio que os cursos presenciais não conseguem oferecer. O aumento de alunos matriculados no seu curso online não corresponde a um crescimento igualmente proporcional de custos. Deste modo, investir e criar curso online é uma oportunidade única de escalar o seu negócio, aumentar seu público alvo e não necessariamente investir mais por isso.

A demanda por cursos online, por sua vez, tem aumentado expressivamente nos últimos anos. Recentemente, por conta da crise econômica que o Brasil vem passando, muitos profissionais buscam em um curso online uma forma mais dinâmica e ao mesmo tempo acessível, em termos financeiros, de conseguirem adquirir novos conhecimentos e competências em um cenário cada vez mais difícil.

Com esse forte aumento de demanda, novas oportunidades surgem a partir da oferta de curso online, a partir de infinitas possibilidades de segmentos e focos de atuações. Criar curso online é uma tarefa árdua, mas que caso seja bem planejada e executada tem tudo para colher excelentes frutos.

Como criar curso online

Criar curso online pode parecer bastante complicado. Muitas pessoas me enviam e-mails com dúvidas sobre como começar, como é a produção de conteúdos, como vender cursos online. Pensando nisso, escrevo esse artigo como forma de te ajudar a partir de um guia com um passo a passo bastante objetivo sobre como criar curso online.

Coloque o seu email aqui para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Planejamento para criar curso online

Se eu pudesse oferecer uma grande dica sobre como criar curso online, esta seria: se planeje para isso. Muitas pessoas estudam muito sobre como criar curso online, mas pecam na hora de se estruturar e planejar o negócio como um todo. Neste sentido, garanto a você que a etapa de planejamento é uma das mais importantes para o futuro do seu negócio.

Aqui, você precisará estudar e analisar o segmento de mercado que você irá atuar, seus concorrentes para saber como eles estão trabalhando, os seus alunos em potencial, visando descobrir comportamentos e o que eles demandam e esperam a partir de um curso online, além de listar todos os recursos que você precisa para o pleno funcionamento do seu negócio EAD.

Para te ajudar na etapa de planejamento, indico a leitura do ebook gratuito: Os primeiros passos para ensinar online.

Outro ponto importante diz respeito ao formato que você irá trabalhar ao criar curso online.

Produção de conteúdo

A produção de conteúdo é um passo anterior para você criar curso online. Se você busca criar curso online, os conteúdos precisam estar prontos para isso. Aqui, você pode trabalhar basicamente de duas maneiras: produção interna ou externa.

A produção interna de conteúdos para cursos online basicamente é aquele que você, ou sua equipe, montam o cronograma das aulas, escolhem os equipamentos de filmagem, produzem a videoaula e as editam através de programas de edição de vídeos.

Já a produção de conteúdo externo, você terceiriza essa produção. Se você não possui uma estrutura mínima para filmar, editar e produzir de fato suas videoaulas, a produção externa pode ser um bom caminho.

Para te ajudar a produzir seu próprio conteúdo para criar curso online, seguem alguns artigos que podem te ajudar nessa questão:

Equipamentos indispensáveis para gravar videoaulas

Programas para gravar e editar videoaulas

5 Dicas para detonar as suas videoaulas

Teste gratuitamente o Edools por 15 dias.

Escolha da plataforma de cursos online

Escolher uma plataforma de cursos online pode muitas vezes confundir quem buscam maiores informações, muitas vezes por não saber como diferenciar cada empresa existente no mercado.

O ideal é que você liste todas as funcionalidades que você julga como fundamental para o bom funcionamento do seu curso online. Assim, você poderá eliminar as empresas que não possuem esses recursos que são indispensáveis para você.

Essa etapa também é de extrema importância visto que uma plataforma EAD pode te oferecer diversas possibilidades para você trabalhar a motivação e o engamento dos seus alunos, e isso é fundamental para o sucesso do seu negócio como um todo.

Para te ajudar nessa questão, sugiro a leitura do artigo: Como escolher a plataforma de ensino a distância ideal para você?

Criar curso online, como foi dito neste artigo, se mostra como uma das grandes oportunidades de negócios, e a tendência é que a demanda por estes serviços educacionais aumentem e muito com o passar do tempo. Por isso, o quanto antes você começar, antes você terá o retorno esperado.

Seguindo as dicas aqui propostas, desenvolvendo um planejamento bem elaborado, produzindo conteúdos de qualidade e fazendo uma divulgação eficiente, o seu negócio de cursos online tem tudo para ser um sucesso.

Se ainda tiver dúvidas de como criar curso online, ou ainda sugestões que possam ser adicionadas a este artigo, entre em contato conosco ou compartilhe sua opinião através de um comentário.

Como montar cursos online: passo a passo completo
Como ganhar dinheiro na internet com cursos online

Conteúdo VIP

Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Sobre Bruno Mendonça

Atualmente é responsável pelo marketing e comunicação do Edools. Já atuou em consultorias de marketing, e-commerce e tem experiência em empresas de educação. É publicitário formado pela ESPM-RJ e possui MBA em Marketing Digital pelo Instituto Infnet.
Ver todos os posts de Bruno Mendonça

Deixe uma resposta