Um blog sobre planejamento,
gestão e otimização de cursos
e treinamentos online.

Fique por dentro de atualizações e novidades e potencialize seus resultados.

Acompanhe e faça parte!

Seu e-mail está seguro. Vamos enviar apenas dicas relevantes para o seu EAD.

Como fazer uma consultoria online?

Empreendedorismo é uma das profissões em alta no momento. Então que tal começar a pensar no seu futuro e em como você pode ganhar dinheiro sem precisar sair de casa? Quer saber como? No artigo de hoje vamos falar sobre consultoria online e o que você pode fazer para ser tornar um consultor.

Como fazer uma consultoria online?

Empreender é a onda do momento no Brasil. Se você ainda não se aventurou nesse mundo, que tal começar agora? Ter seu próprio horário, ser seu chefe, trabalhar nos dias que mais lhe convém e ter controle sobre a parte financeira do seu negócio. 

Parece bom não é mesmo? Então no texto de hoje, vamos falar sobre como fazer uma consultoria online – benefícios, dicas e muito mais. 

Assim como o ensino à distância, a consultoria online veio para ficar no país. A constante falta de tempo do empresário e o modo operante do pequeno negócio faz com que a consultoria online se adapte bem às agendas atarefadas. Ela diminui muito o tempo gasto pelo cliente e consultor, baixando muito os custos e ficando mais viável para o pequeno negócio ter um investimento na área. 

E tão importante quanto o valor é a comodidade para os dois lados, afinal, a consultoria online permite que empresas e pessoas de qualquer lugar do mundo tenham acesso a consultores de diversas áreas.

Para isso, vamos abordar alguns tópicos como:

O que é consultoria online?

Antes de começar a falar sobre empreendedorismo, vantagens, novas oportunidades de negócios, vamos entender o que é consultoria online, não é mesmo?

Sérgio Jarry, administrador de negócios e consultor, define consultoria como uma atividade profissional de diagnóstico e formulação de soluções acerca de um assunto ou especialidade. O profissional desta área é chamado de consultor. 

A consultoria online nada mais é que ser atendido por esse profissional sem reuniões presenciais. Ou seja, tudo é feito remotamente, utilizando telefone, e-mail, WhatsApp e, também, aplicativos gratuitos de reunião via Internet, como o Skype ou Hangouts. E essa é a oportunidade que você precisava para se tornar um empreendedor.

Este tipo de consultoria é muito semelhante à consultoria tradicional. A diferença é que o consultor online realiza todos os processos remotamente.

As vantagens de ser um consultor online

Ser um empreendedor tem muitas vantagens, principalmente se você já for um consultor e está buscando ter o seu próprio negócio. Abaixo citamos três pontos importantes para você investir na carreira de consultoria online. 

Maior área de atendimento

Ao trabalhar remotamente, o profissional ganha mais autonomia para gerenciar seus horários. E, com isso, consegue abranger um maior número de atendimentos, gerando mais clientes, logo ganhando mais dinheiro. 

Menor custo de investimento

Investir na carreira de consultoria online entende-se como o custo com transporte, locação, alimentação, entre outras questões referentes a um trabalho de um consultor tradicional em um escritório. 

Logo, vemos que o menor custo de investimento está relacionado à economia que acontece ocorre porque muitas vezes o consultor trabalha em um escritório montado dentro da própria casa.

Comodidade

Não há nada mais cômodo do que poder trabalhar de casa, fazer seus próprios horários e não se irritar com trânsito, chefe e horários inflexíveis de escritório, não é mesmo? 

Ser consultor online faz com que você tenha a comodidade de trabalhar de qualquer lugar, seja sua casa, um coworking, um aeroporto ou até fora do país.

Seis dicas para a sua consultoria online

1. Defina a área da sua consultoria

Você pode abrir uma consultoria online para qualquer segmento de mercado. As mais comuns são as voltadas para negócios, que auxiliam empreendedores e administradores a criar e gerir o seu próprio negócio, mas também existem consultorias especializadas em emagrecimento e treinamento funcional, por exemplo. Para escolher a sua, pense na área em que você tem maior domínio técnico, e para este mercado que você poderá oferecer os seus serviços.

2. Estabeleça o plano de atendimento

Muitas consultorias online oferecem planos de atendimento distintos, com pacotes distintos de consultoria. Algumas oferecem a primeira consulta presencial e o restante em agendamentos totalmente virtuais. Outras fazem consultas exclusivamente virtuais. Verifique qual é a melhor opção para o seu negócio.

3. Invista em Posicionamento

Como a sua empresa não terá um ponto físico para atrair clientes, é preciso investir nas melhores práticas de posicionamento na internet. Crie uma estratégia de marketing digital completa para divulgar o seu negócio e atrair clientes.

4. Tenha uma boa infraestrutura

A consultoria virtual precisa ser tão segura quanto a sua opção presencial. Para isso é preciso investir em tecnologia de segurança online, como criptografia de chamadas e ligações e bons sistemas de segurança para os servidores da empresa.

5. Faça networking fora da web

Embora a execução do negócio seja feita online, as empresas que buscam serviços de consultoria precisam ter confiança no negócio. A melhor maneira de transmitir essa confiança é estabelecendo contatos pessoais. Participe de eventos do setor e converse constantemente com profissionais da área em que você quer atuar.

6. Seja organizado na sua gestão

A habilidade de gerir diversos projetos de forma simultânea é uma das mais importantes para qualquer consultor de sucesso. Você deve ser muito organizado para lidar com muitos clientes ao mesmo tempo e atender às suas demandas de maneira organizada.

Como fazer sua consultoria online?

Um consultor online que queira trabalhar remotamente, em casa ou em qualquer outro lugar que não seja de forma presencial precisa de uma variedade adequada de ferramentas e serviços.

Para trabalhar com consultoria online é importante ter:

  • Um software para gestão de projetos e acompanhamento da evolução de cada cliente, em cada escopo, de forma simultânea;
  • Um software para comunicação direta com clientes e entre o time de consultores via chat;
  • Um software de helpdesk para solução de dúvidas de clientes com rastreabilidade e gestão de tickets;
  • Uma plataforma para disponibilizar seu conhecimento para capacitação do cliente, seja por um roadmap de consultoria ou treinamentos/cursos independentes e ou complementares;
  • Um calendário para gestão de eventos;
  • Um dashboard para gestão integrada de todos indicadores da sua consultoria;
  • E um sistema de pagamento integrado para receber os pagamentos dos seus clientes.

Decida sua área de atuação

Bem, você já montou seu plano, tem todos os seus softwares, calendários e todos os sistemas necessários para montar a sua consultoria online onde você quiser. Bem, agora você só precisa escolher a sua área de atuação. 

Se você for começar sozinho, é bom que você dê o seu primeiro passo em algum assunto que você domine e que seja capaz de oferecer a sua consultoria online de maneira eficaz.

Não há a possibilidade de você ser um consultor online se você não dominar os assuntos sobre os quais você quer tratar.

Confira abaixo alguns exemplos de áreas que você pode trabalhar na sua consultoria online:

  • Empresarial;
  • Personal Trainer;
  • Marketing;
  • Jurídica;
  • Contábil;
  • Dental;
  • Médica;
  • Engenharia;
  • Entre muitas outras. São inúmeras as áreas de atuação.

Divulgue seu trabalho

Para começar a trabalhar, você precisa colocar seu trabalho no mundo. Até porque já diz o ditado “quem não é visto não é lembrado”. 

Invista em Marketing. Você é um consultor online, use todas as suas técnicas online e use as redes sociais a seu favor. Então, saiba, você vai precisar investir em Marketing e divulgação.  

Também tenha em mente que uma boa estratégia é aliar seu Marketing digital com muito networking, porque com networking você vai criar uma cadeia de contatos que serão essenciais para o seu crescimento e Marketing direto.

Gostou das nossas dicas? Já está animado para começar o seu negócio de consultoria online?

Então acompanhe o nosso blog para ficar por dentro de dicas de investimentos, empreendedorismo e cursos onlines.

4 formas de ganhar dinheiro com trabalho em casa
Empreendedorismo: dicas de negócio para abrir sua própria empresa

Comentários (1)


  1. Pingback: 3 Dicas Para Descobrir → Como Trabalhar Em Casa (INCRÍVEL)

Deixe uma resposta

Seu e-mail está seguro. Vamos enviar apenas dicas relevantes para o seu EAD.