TUDO SOBRE EAD

Coloque o seu email aqui para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Como vender cursos online: o guia completo


Vender cursos online

Como vender cursos online

Muitas pessoas tem dúvidas a respeito de como vender cursos online de sucesso. Se você está pensando em começar a empreender um negócio EAD, deve estar atento aos desafios que irá encontrar nessa jornada.

Caso você já esteja inserido nesse mercado, também é importante conhecer alguns fatores que são considerados cruciais no processo de venda de cursos online e no sucesso do seu negócio como um todo.

Um ponto que muitos empreendedores encontram dificuldades é na hora de vender cursos online e desenvolver estratégias comerciais para captar mais alunos. Esse é um dos grandes desafios de pessoas que buscam ser referências em seu segmento e obter lucro através da comercialização de seus cursos EAD.  

Pensando nisso, para te ajudar nesse processo de como vender cursos online e aumentar o seu faturamento, separei algumas dicas para você otimizar sua estratégia comercial e conquistar cada vez mais alunos para o seu curso EAD.

Deste modo, esse artigo foi criado como forma de ser um guia completo e definitivo para te ajudar no desafio de vender cursos online. Espero fazer com que isso se torne menos custoso e mais eficiente para você e para o seu negócio.

Segmento o seu mercado de cursos online

Vender cursos online a partir de segmentação

Se você é um empreendedor e está buscando informações sobre como vender cursos online, saiba que você deve iniciar seus trabalhos com um nicho de mercado preestabelecido.

Pense que no começo os seus recursos podem ser menores e focar em um segmento único de mercado o ajuda no melhor direcionamento de suas divulgações e seus esforços.

Isso ajuda também a você ser considerado uma referência em determinado assunto. Seus alunos em potencial podem não conhecer você e imaginar que você “atira para todos os lados”. Por isso, é importante trabalhar com foco no início.

Você verá que desta forma será muito mais fácil se estruturar, vender cursos online e se estabelecer no mercado de cursos EAD.

Coloque o seu email aqui para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Expanda em médio ou longo prazo

Após o seu negócio estar mais estruturado e consolidado no mercado, vale a pena pensar se existe outro tipo de demanda a ser trabalhado.

Interessante avaliar o comportamento dos seus alunos a partir de uma plataforma EAD e verificar se existe alguma tendência em relação a um possível novo segmento.

Essa ideia é interessante visto que será possível diversificar os seus cursos no momento que o seu negócio já tiver um nome no mercado.

Você pode oferecê-los a alunos antigos em caráter promocional, buscar indicações e oferecer novas possibilidades de cursos online para cativar outros públicos e ampliar o leque de opções da sua empresa.

Conheça bem o seu aluno em potencial

Vender cursos online para alunos em potencial

Conhecer o seu público-alvo é fundamental para você vender cursos online de forma eficaz e com o menor investimento possível.

Ao estudar e analisar a fundo os seus alunos em potencial, você poderá direcionar melhor os seus esforços para onde de fato os seus alunos se encontram. Além disso, se você conseguir entender quais são os seus hábitos e atitudes no que se refere ao consumo de um curso online vai te ajudar bastante na hora de vender esses cursos EAD.

O ideal aqui é você se comportar como um verdadeiro aluno em busca de um curso online. Os tópicos seguintes te ajudaram a encontrar algumas respostas para esse estudo de público-alvo.

A visão do aluno

Quem determina o sucesso ou insucesso do seu curso online são os próprios alunos. São eles que estão ali para adquirirem novas competências profissionais, e até mesmo pessoais, a partir da oferta do seu curso.

Neste contexto, faço um questionamento a você: como vender cursos online sem saber a visão do seu aluno em potencial? Você pode até conseguir vender cursos online sem conhecer a fundo o seu público-alvo, mas é certo que você terá um esforço muito maior caso o fizesse de maneira correta.

Deste modo, procure avaliar onde essas pessoas buscam por informações, de que maneira elas o fazem, o que levam em consideração, quais as suas principais objeções, o que elas esperam com um curso online…

Essas e outras perguntas podem ajudar você a conhecer melhor o seu aluno em potencial e, com isso, direcionar melhor seus esforços e investimentos para captá-lo. Trabalhar de forma estratégia sempre fará com que você economize recursos e tenha menos trabalho no alcance dos seus objetivos.

Interaja sempre com os seus alunos

Como em qualquer serviço, a comunicação é fundamental para gerar confiabilidade.

É importante que o seu aluno, ou aluno em potencial, tenha um contato direto para tirar suas dúvidas e receber informações pertinentes a respeito do seu curso online. Esse contato deve de fácil acesso para seus alunos para que não haja ruídos nesse processo de comunicação.

Interagir com seus alunos farão com que os mesmos nunca se sintam sozinhos, auxiliando no processo de indicação de novos alunos.

Utilize canais de comunicação que melhor se adeque ao seu negócio, como por exemplo: email, telefone, mídias sociais ou, se for preciso, presencialmente na unidade física de sua instituição. Mais a frente falaremos sobre as melhores formas de divulgação para vender cursos online.

É legal nesse caso procurar trabalhar com perfis de público-alvo com características semelhantes entre si, como são chamadas as personas. Confira na seguir como criar uma persona para vender cursos online.

Teste gratuitamente o Edools por 15 dias.

Crie personas para vender cursos online

Vender cursos online para personas

A criação de personas é fundamental no processo de como vender cursos online. Muitas vezes, um negócio EAD pode ter mais de um perfil único de alunos, com semelhanças entre si, demandando formas diferentes de captar esses alunos.

Logo, uma persona é uma espécie de representação do seu cliente ideal que você usará na venda de cursos online. Cada negócio EAD tem um número de personas diferentes e cabe a você determinar quantas você irá focar em sua instituição.

Uma persona tem características bastante peculiares, visto que ela tem a necessidade/desejo de consumir o seu curso, possui recursos para investir na compra e está no momento ideal de realizar a matrícula em determinado curso.

Confira a seguir algumas dicas para você criar personas de maneira eficiente com foco em vender cursos online.

Para saber como criar personas para vender cursos online, sugiro a leitura do artigo: Como criar personas para venda de cursos online.

O ideal é, com o tempo, você analisar qual persona te dá o maior retorno e focar suas ações. Mas em um primeiro momento, é essencial você definir quais são as suas personas para você direcionar de maneira inteligente seus recursos para a aquisição de novos alunos e venda de cursos online.

Tenha uma plataforma EAD completa e personalizável

Um dos grandes trunfos de quem decide investir em um negócio de cursos online é que você consegue otimizar processos e custos a partir de uma solução única.

Com uma plataforma EAD completa é possível que você hospede, gerencie e comercialize cursos online de forma prática e intuitiva. É importante que a plataforma EAD que você escolher para o seu negócio tenha todas as funcionalidades essenciais para o bom funcionamento do seu curso online.

Quem busca informações sobre como vender cursos online deve estar atento no momento de escolher uma solução que consiga transmitir a sua ideia através de uma plataforma de ensino a distância.

O ideal também é ter uma plataforma personalizada para cativar a atenção e o interesse do seu aluno e do seu aluno em potencial. Isso é fundamental para o sucesso do seu negócio como um todo.

A plataforma EAD que você utilizar irá influenciar diretamente na forma que você for vender cursos online. Quanto mais completa e robusta é a plataforma EAD do seu negócio, mais possibilidades você poderá oferecer em termos de recursos aos seus alunos em potencial.

Como sabemos, a educação online vem mudando a forma como as pessoas interagem entre si e consomem conteúdos educativos. Quanto mais possibilidades você oferecer ao seu aluno, mais fácil será para você vender cursos online.

Tenha uma página de vendas otimizada

Ter uma página de vendas otimizada para conversão é um fator fundamental para aumentar as vendas dos seus cursos. É importante que todas as informações relevantes do seu curso estejam presentes para que o aluno não tenha dúvidas na hora de fechar o negócio.

Outro ponto interessante é que ter uma página de vendas completa, com a possibilidade de pagamento sem intermediários, faz com que você automatize esse processo e ganhe tempo e dinheiro, visto que o aluno não precisará entrar em contato com a sua empresa para se matricular no seu curso online. Trabalhe para que isso ocorra sempre.

Para te ajudar a criar uma página de vendas otimizada para conversão, sugiro a leitura do artigo: Como criar uma Landing Page de sucesso para vender um curso online?

Seja uma autoridade no assunto

Como vender cursos online

Muito além de oferecer cursos, você deve também oferecer informações gratuitas em forma de conteúdo como forma de construir sua autoridade no assunto.

Minha dica aqui é que você crie um blog e nele trabalhe com as principais dúvidas que os seus alunos possam ter. Posteriormente, você também pode pensar em novos formatos, tais como ebooks, infográficos, aulas gratuitas, entre outros.

Importante aqui pensar também em termos de SEO para posicionar seus conteúdos no Google e fazer com que os seus alunos em potencial te achem de forma mais simples possível. Isso irá fazer com que você seja reconhecido como referência em seu segmento de atuação.

Se destaque frente aos concorrentes

Como vender cursos online

Um dos princípios básicos do marketing diz respeito a ter um diferencial competitivo de mercado.

Para a realidade de um negócio de cursos EAD, o ideal é oferecer algumas facilidades que estão atreladas as funcionalidades de um plataforma EAD, como já havia falado.

Como exemplo, podemos citar um fórum de debates entre alunos e professores, certificação automatizada, chats, a oferta de videoconferências, webnários e até mesmo descontos promocionais para cursos premiums.

A ideia é buscar no mercado algo novo, que ninguém tenha explorado ainda. Vender cursos online com um diferencial competitivo no mercado fará com que você tenha excelentes resultados do que se não tivesse se atentado a esse aspecto.

Gere confiança

Como o seu negócio é digital, muitas pessoas podem ficar com um pé atrás na hora de optar pelo seu curso online.

Para aumentar a confiabilidade da sua empresa e fazer com que mais alunos se matriculem nos seus cursos, exiba de forma clara e direta os seus contatos como endereços, e-mails e telefones. Depoimentos, neste caso, também são bem vindos.

Deste modo, o seu aluno em potencial se sentirá mais seguro no caso em que precisar tirar dúvidas, fazer algum tipo de reclamação ou tratar alguma questão mais burocrática. Tenha um bom suporte para o aluno e o deixe confortável na hora de fechar negócio com você.

Como divulgar e vender cursos online

Como vender cursos online

Dicas para aquecer a venda de cursos

Aproveite os ex-alunos

Depoimentos são um ótimo argumento de venda. Se você tiver ex- alunos (mesmo presenciais), peça um depoimento para eles contando porque eles gostaram do curso e/ou porque o recomendariam.

Se for sua primeira vez ensinando, pode buscar depoimentos de seguidores, leitores do blog, empresas com quem trabalhou, etc. Qualquer um que ateste seu conhecimento no assunto.

Isso é muito importante, pois, como disse anteriormente, gera confiança na venda de cursos online, e você deve considerar isso dentro de sua estratégia.

Ofereça descontos para parceiros

Você pode buscar parceiros que possuem uma audiência e oferecer cupons de descontos para eles. Quanto mais a área do parceiro for relacionada à sua, melhor.

Isso pode impulsionar o alcance da sua divulgação e, de maneira geral, pessoas e empresas gostam de oferecer ofertas exclusivas para seus usuários.

Utilize afiliados

Sua relação com parceiros pode ser ainda mais estratégica com uma rede de afiliados. Ofereça uma comissão sobre as vendas para empresas e pessoas com potencial para ser um canal de venda forte para o seu curso.

O Edools, por exemplo, possui uma integração em sua plataforma EAD o Hotmart, que é um dos melhores sistemas de afiliados para se vender cursos online no mundo.

Lembre-se que a venda é contínua

Uma das grandes vantagens de oferecer um curso online é que ele está constantemente disponível. Não abandone os esforços de venda depois do lançamento. Siga buscando estratégias e otimizando suas ações de divulgação, com base nos resultados anteriores.

Dicas de como diminuir o abandono de carrinho na venda de cursos online

Como vender cursos online

O abandono de carinho nas compras online é um assunto um tanto frequente entre empreendedores digitais, pois uma boa parte dos usuários que começa a comprar desiste da compra muito antes de finalizá-la.

Trazendo para a nossa realidade e incorporando essa ideia no momento em que você irá vender cursos online, alguns aspectos são importantes para que não haja essas desistências.

Confira a lista seguir dos principais aspectos para diminuir o abandono do carrinho no processo de como vender cursos online.

Preço

Antes de qualquer coisa, é preciso estabelecer um preço ideal para o curso oferecido. Verifique se a precificação está de acordo com a concorrência, caso contrário, você ficará em desvantagem competitiva .

Tente não lucrar demais em uma única venda, pois pode acabar perdendo, não só os clientes futuros, mas os atuais, e para a concorrência.

O ideal é antes de estabelecer o preço pesquisar sobre sites que ofereçam os mesmos serviços ou produtos que o seu negócio, para não ficar em desvantagem no mercado. Esse é o conhecido benchmarking, fundamental para você conhecer o seu mercado e estratégico para vender cursos online.

Remarketing

Se o aluno colocar o curso no carrinho e desistir da compra, envie um email para este aluno tentando entender o motivo da desistência e oferecendo alguma vantagem adicional.

O ideal é enviar o e-mail logo após a desistência, pois em um tempo maior a probabilidade de reter o cliente diminuirá bastante, e haverá grande possibilidade de o cliente em potencial migre para uma empresa concorrente.

Você também pode realizar anúncios nas redes sociais direcionados apenas aos alunos que já colocaram os seus cursos no carrinho.

Simplificar finalização da compra

Torne a finalização da compra simples, retire as informações desnecessárias, pois isso assusta o cliente. Deixe o processo sem burocracias. Preze pela facilidade no ato do pagamento. Este é um bom aspecto para você trabalhar a usabilidade de seu site.

O checkout transparente no momento da compra, de forma que o aluno não seja direcionado a outra página para pagar, reduz em até 30% o abandono do carrinho. 

Recuperação de carrinho

Caso o aluno volte atrás e deseje reaver seu carrinho de compras, deixe-o bem acessível, pois poderá ocorrer uma segunda desistência caso ele não consiga acessar facilmente.

Fale de benefícios

Mostre tudo que seu aluno vai ganhar com a compra. Da mesma forma que você deixa claro o quanto seu cliente vai pagar pelo serviço, deixe explícito o que seu cliente vai comprar, e não deixe de acrescentar nada em relação a benefícios, ainda mais depois do pagamento. Exercite a transparência, afinal, imagine se seu aluno pagar por um serviço e acabar recebendo outro, não seria nada agradável, não é mesmo? Dessa forma você corre o risco de perdê-lo como cliente.

Formas de pagamento

Amplie as formas de pagamento. Isso aumenta a sua clientela consideravelmente, ofereça ainda descontos e pagamentos parcelados dentro do possível.

Ofereça desconto adicional em troca do email

Uma situação bastante comum é o usuário que adiciona um curso no carrinho antes de se cadastrar na sua escola e acaba abandonando a compra.

Este é um usuário perdido, porque apesar de ter manifestado interesse na compra, você não possui o contato do usuário para fazer uma oferta, por exemplo.

Faça formulários simplificados

Trabalhe com formulários de cadastro menores, tornando o processo muito mais fácil. Caso o cliente perca muito tempo preenchendo formulários, isso não faz uma boa imagem da sua empresa, por isso encurte-os, colocando informações verdadeiramente necessárias.

Reforce o atendimento e o suporte ao usuário

Uma boa empresa precisa ter um lugar especial para reclamações, sugestões e elogios, isso cria uma relação do aluno com que oferece o produto. É muito importante ter esse espaço onde o cliente possa expressar suas opiniões. Não deixe de focar no suporte após as compras.

Apesar de tudo isso, é importante você conhecer a média de conversão do seu segmento. Em cursos online, em média apenas 10% das pessoas que colocam um curso no carrinho realmente efetivam uma compra.

De um modo geral, espero ter ajudado você e o seu negócio de cursos online a irem além de como vender cursos online e de fato conseguir trazer mais clientes, gerar novas receitas e fazer com que sua empresa tenha o sucesso esperado por você.

Caso tenha interesse em conhecer um pouco mais sobre o trabalho da plataforma EAD do Edools, convido você a testar gratuitamente o Edools por 15 dias através do link: Testar o Edools!

Mesmo com este guia sobre como vender cursos online, ainda podem surgir dúvidas ou comentários a respeito das melhores práticas para vender um curso online. Logo, convido você a compartilhar conosco sua opinião, dúvida ou sugestão sobre esse artigo através de um comentário.

Até a próxima!

3 formas para disponibilizar conteúdo e vender mais matrículas em cursos de EAD
Como vender cursos online: dicas para conseguir mais clientes

Conteúdo VIP

Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Sobre Bruno Mendonça

Atualmente é responsável pelo marketing e comunicação do Edools. Já atuou em consultorias de marketing, e-commerce e tem experiência em empresas de educação. É publicitário formado pela ESPM-RJ e possui MBA em Marketing Digital pelo Instituto Infnet.
Ver todos os posts de Bruno Mendonça

Comentários (8)


  1. Pingback: Quem são as diferentes personas para cada tipo de Instituição de Ensino: 3 exemplos hipotéticos – Open Marketing

  2. Pingback: Marketing Educacional: tendências que vão dominar todas as IES do Brasil

  3. 02/07/2016 às 15:12

    Valeu, Bruno! Muito legais as suas dicas sobre como vender, manter e aumentar o número de alunos em EaD. Não sei se vc já escreveu algo a respeito de “como segmentar o mercado” e onde/como divulgar para os potenciais compradores no mercado já segmentado. Sendo mais direto, trabalho há 25 anos em consultoria treinando líderes de forma presencial. Já treinei mais 5.000 líderes, eu calculo. E hoje resolvi constituir uma Escola de Liderança via EaD. Estou passando para o papel a primeira experiência e dei o nome de “Supervisor Nota 10”. Não tenho muita pressa, estou indo de forma bem consolidada eu acho, vou gravar em estúdio de forma profissional, ainda não negociei com nenhuma plataforma pois estou analisando as diferentes ofertas e gostei muito do Edools. Pretendo lançar esse primeiro curso e já tenho mais 4 pensados. Tenho uma assessoria externa, mas estou gostando muito de buscar conhecimentos na área formando alguma autonomia no assunto.
    Enfim, minha pergunta original era saber se vc já publicou algo em termos de segmentação e como acessar essa segmentação via redes sociais ou outros meios.
    Parabéns pelo trabalho!
    Muito obrigado pelas dicas no artigo.

  4. Bruno Mendonça
    04/07/2016 às 13:56

    Olá Antonio, tudo bem? Obrigado pela mensagem! Muito legal ver que você vem conseguindo se organizar para iniciar seu negócio EAD. Ainda não temos um artigo com esse tema, mas certamente vou considerá-lo para faze-lo o quanto antes, ok? Um grande abraço e sucesso pra você!

  5. Pingback: Marketing educacional: invista melhor na captação de alunos

  6. Pingback: EAD Como Aumentar Vendas

  7. 03/10/2016 às 10:29

    Gostei do artigo. Meus parabéns.

Deixe uma resposta