TUDO SOBRE EAD

Coloque o seu email aqui para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Como vender cursos online: dicas para conseguir mais clientes


Como vender cursos online: dicas para conseguir mais clientes

Como vender cursos online

Muitas pessoas tem dúvidas a respeito de como vender cursos online de sucesso. Se você está pensando em começar a empreender um negócio EAD, deve estar atento aos desafios que irá encontrar nessa jornada. Caso você já esteja inserido nesse mercado, também é importante conhecer alguns fatores que são considerados cruciais para o sucesso do seu negócio.

Um ponto que muitos empreendedores encontram dificuldade é na hora de vender seus cursos online e desenvolver estratégias comerciais para captar mais alunos. Esse é um dos grandes desafios de pessoas que buscam ser referências em seu segmento e obter lucro através da comercialização de seus cursos EAD.

Pensando nisso, para te ajudar nesse processo de como vender cursos online e aumentar o seu faturamento, separei algumas dicas para você otimizar sua estratégia comercial e conquistar cada vez mais alunos para o seu curso EAD.

Segmente o seu mercado

Se você é um empreendedor e está buscando informações sobre como vender cursos online, saiba que você deve iniciar seus trabalhos com um nicho de mercado preestabelecido. Pense que no começo os seus recursos podem ser menores e focar em um segmento único de mercado o ajuda no melhor direcionamento de suas divulgações e seus esforços.

Isso ajuda também a você ser considerado uma referência em determinado assunto. Seus alunos em potencial podem não conhecer você e imaginar que você “atira para todos os lados”. Por isso, é importante trabalhar com foco no início. Você verá que será muito mais fácil se estruturar e se estabelecer no mercado de cursos EAD.

Coloque o seu email aqui para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Expanda em médio ou longo prazo

Após o seu negócio estiver mais estruturado e consolidado no mercado, vale a pena pensar se existe outro tipo de demanda a ser trabalhado. Interessante avaliar o comportamento dos seus alunos a partir de uma plataforma EAD e verificar se existe alguma tendência em relação a um possível novo segmento.

Essa ideia é interessante visto que será possível diversificar os seus cursos no momento que o seu negócio já tiver um nome no mercado. Você pode oferecê-los a alunos antigos em caráter promocional, buscar indicações e oferecer novas possibilidades de cursos EAD para cativar outros públicos e ampliar o leque de opções da sua empresa.

Tenha uma plataforma EAD completa e personalizável

Um dos grandes trunfos de quem decide investir em um negócio de cursos online é que você consegue otimizar processos e custos a partir de uma solução única. Com uma plataforma EAD completa é possível que você hospede, gerencie e comercialize cursos online de forma prática e intuitiva.

É importante que a plataforma EAD que você escolher para o seu negócio tenha todas as funcionalidades essenciais para o bom funcionamento do seu curso online. Quem busca informações sobre como vender cursos online deve estar atento no momento de escolher uma solução que consiga transmitir a sua ideia através de uma plataforma de ensino a distância.

Se tiver dúvidas, acesse o artigo Como escolher a plataforma de ensino a distância ideal para você?

O ideal também é ter uma plataforma personalizada para cativar a atenção e o interesse do seu aluno e do seu aluno em potencial. Isso é fundamental para o sucesso do seu negócio como um todo. Para conhecer melhor as vantagens e benefícios da personalização de um curso online, sugiro a leitura do artigo: Plataforma de ensino a distância: A importância da personalização.

Tenha uma página de vendas otimizada

Ter uma página de vendas otimizada para conversão é um fator fundamental para aumentar as vendas dos seus cursos. É importante que todas as informações relevantes do seu curso estejam presentes para que o aluno não tenha dúvidas na hora de fechar o negócio.

Outro ponto interessante é que ter uma página de vendas completa, com a possibilidade de pagamento sem intermediários, faz com que você automatize esse processo e ganhe tempo e dinheiro, visto que o aluno não precisará entrar em contato com a sua empresa para se matricular no seu curso online. Trabalhe para que isso ocorra sempre.

Para te ajudar a criar uma página de vendas otimizada para conversão, sugiro a leitura do artigo: Como criar uma Landing Page de sucesso para vender cursos online?

Como vender cursos online? Mostre que você tem autoridade no assunto

Muito além de oferecer cursos, você deve também oferecer informações gratuitas em forma de conteúdo como forma de construir sua autoridade no assunto. Minha dica aqui é que você crie um blog e nele trabalhe com as principais dúvidas que os seus alunos possam ter. Posteriormente, você também pode pensar em novos formatos, tais como ebooks, infográficos, aulas gratuitas,  entre outros.

Importante aqui pensar também em termos de SEO para posicionar seus conteúdos no Google e fazer com que os seus alunos em potencial te achem de forma mais simples possível.

Isso irá fazer com que você seja reconhecido como referência em seu segmento de atuação. Para te ajudar nessa questão, indico o artigo Curso online: A melhor forma de construir sua autoridade e o webnário Construa a autoridade de sua marca através da oferta de cursos online.

Interaja sempre com os seus alunos

Como em qualquer serviço, a comunicação é fundamental para gerar confiabilidade. É importante que o seu aluno, ou aluno em potencial, tenha um contato direto para tirar suas dúvidas e receber informações pertinentes a respeito do seu curso online. Esse contato deve de fácil acesso para seus alunos para que não haja ruídos nesse processo de comunicação.

Utilize canais de comunicação que melhor se adeque ao seu negócio, como por exemplo: email, telefone, mídias sociais ou, se for preciso, presencialmente na unidade física de sua instituição.

Se destaque frente aos concorrentes

Um dos princípios básicos do marketing diz respeito a ter um diferencial competitivo de mercado. Para a realidade de um negócio de cursos EAD, o ideal é oferecer algumas facilidades que estão atreladas as funcionalidades de um plataforma EAD.

Como exemplo, podemos citar um fórum de debates entre alunos e professores, certificação automatizada, chats, a oferta de videoconferências, webnários e até mesmo descontos promocionais para cursos premiums.

Gere confiança

Como o seu negócio é digital, muitas pessoas podem ficar com um pé atrás na hora de optar pelo seu curso online. Para aumentar a confiabilidade da sua empresa e fazer com que mais alunos se matriculem nos seus cursos, exiba de forma clara e direta os seus contatos como endereços, emails e telefones. Depoimentos, neste caso, também são bem vindos.

Deste modo, o seu aluno em potencial se sentirá mais seguro no caso em que precisar tirar dúvidas, fazer algum tipo de reclamação ou tratar alguma questão mais burocrática. Tenha um bom suporte para o aluno e o deixe confortável na hora de fechar negócio com você.

De um modo geral, espero ter ajudado você e o seu negócio de cursos online a irem além de como vender cursos online e de fato conseguir trazer mais clientes, gerar novas receitas e fazer com que sua empresa tenha o sucesso esperado por você.

Caso tenha alguma dúvida com relação a este assunto, compartilhe conosco através de um comentário.

Como vender cursos online: o guia completo
Os 4 pontos-chave de como divulgar cursos online

Conteúdo VIP

Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Sobre Bruno Mendonça

Atualmente é responsável pelo marketing e comunicação do Edools. Já atuou em consultorias de marketing, e-commerce e tem experiência em empresas de educação. É publicitário formado pela ESPM-RJ e possui MBA em Marketing Digital pelo Instituto Infnet.
Ver todos os posts de Bruno Mendonça

Deixe uma resposta