TUDO SOBRE EAD

Coloque o seu email aqui para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Como o layout do LMS pode alavancar as receitas


De que adiantaria criar o melhor conteúdo, se o cliente não percebê-lo como tal? De que forma o seu site fará o cliente sentir que está diante da melhor opção antes de comprar?

A resposta está na própria pergunta: a forma. É no layout que planejamos a expressão visível do conteúdo.

O web design usa a linguagem visual e a interação para criar o que o cliente final vê e sente ao navegar em um site. Por isso o layout não se limita à identidade visual. Nele também se planeja a experiência de navegação fundamental para quaisquer movimentos na página. Da simples busca por informações, até conversões e compras. Por isso um bom layout pode aquecer as vendas de cursos online.

Veja então alguns conselhos para melhorar o layout do seu site.

  • Keep it Simple – páginas com muitos elementos e movimentos desorientam e minam o foco dos visitantes. Muitos deles rapidamente desistem de navegar quando não encontram rapidamente o que procuram. Em muitos casos, queremos dar muitos destaques simutâneos para muitas partes do site, gerando um efeito de destaque nenhum e de poluição visual.
  • Todo o conteúdo em até 3 clicks –Uma forma de garantir que o usuário chegue rapidamente ao conteúdo desejado é planejar uma navegação onde quaisquer informações desejadas sejam encontradas em até 3 clicks. Uma barra de menus bem organizada é um ótimo recurso, mas evite usar mais de duas palavras para nomear as seções e mantenha a barra sempre na mesma posição em todas as páginas em que ela aparecer. Organize o acesso de modo que antes de clicar ou em apenas 1 click o usuário possa acessar as informações julgadas mais importantes, e os demais clicks levem a informações secundárias
  • Diagramação e fonte – Diagramar bem é complexo, mas algumas noções já podem trazer o aspecto de amador para algo mais profissional. Evite enormes blocos de texto cansativos e desestimulantes, e siga um padrão de alinhamento e disposição do texto e das imagens. Não use muitas fontes diferentes no site e atente para o espaçamento entre os blocos de texto e imagem. Isso também compõe a identidade visual do seu site!
  • Navegação – Se você sente que precisa explicar ao usuário como navegar no seu site, então está fazendo errado. A navegação deve ser lógica e intuitiva, desprezando quaisquer manuais. Tente se imaginar como alguém que nunca entrou no site e que busca tais informações. Que caminhos percorreria? Qual a lógica de navegação e acesso ao conteúdo seria mais natural? Distancie a sua mente e peça para as pessoas navegarem enquanto observa.
  • Contato e feedback – Tenha sempre os contatos para a compra do produto, ou para dúvidas e sugestões em um espaço visível e de fácil acesso. Fique atento às perguntas realizadas, pois se as respostas frequentemente estiverem no site, provavelmente ela não está tendo o destaque ou o acesso adequados. São raros os clientes que fazem perguntas e entram em contato, então estas impressões podem salvar o site de grandes níveis de evasão de visitas.

 

Com bastante atenção e um pouco de paciência, essas dicas já darão cara nova à sua página e melhorarão a experiência de navegação. E com mais navegação, mais conversões!

Você tem alguma dúvida ou gostaria de mais dicas para o layout do seu LMS? Comente aqui!

Edools leva a educação a distância ao RD SUMMIT 2014
Como vender cursos online

Conteúdo VIP

Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Deixe uma resposta