TUDO SOBRE EAD

Coloque o seu email aqui para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Como montar um curso online a partir de uma solução EAD?


Como montar um curso online a partir de uma solução EAD?

A educação é uma das poucas áreas não afetadas pela crise econômica e montar um curso online é uma boa saída. Na verdade, quando a situação fica difícil, a maioria das pessoas começa a investir em uma educação melhor – para garantir seu espaço no concorrido mercado de trabalho. E a educação à distância (EAD) é uma excelente opção, pois reúne praticidade e eficiência.

Sugerimos também a leitura do artigo Como alavancar o seu curso online em meio à crise econômica.

Mas, como montar um curso online? Neste artigo, você vai encontrar os passos essenciais para criar um curso online.

#1 – Como montar um curso online? Planejamento

O primeiro passo sobre como montar um curso online é, com certeza, o planejamento do curso. Para isso, responda a algumas perguntas essenciais. Qual será o tema? Dentro deste tema, como serão estruturados os tópicos necessários? Quantas aulas serão necessárias para desenvolver estes tópicos? Qual conteúdo será desenvolvido para os alunos: apostilas, vídeos, áudio, folhas de exercícios? Haverá alguma avaliação ao final do curso?

Também é importante pensar no perfil de quem irá assistir às suas aulas, para que o conteúdo seja desenvolvido de acordo. Por exemplo, se você espera ter alunos que já entendem um pouco do assunto, a abordagem será diferente de um curso para iniciantes. Outro exemplo é que a linguagem de um curso para adultos deve ser diferente da linguagem de um curso para adolescentes.

#2 – Preparação

Agora é a hora de preparar o material para montar o curso online. A maioria dos cursos de EAD usa os vídeos como recurso principal, e uma variedade de materiais – e-books e apostilas, áudios, imagens – como apoio. Esta organização funciona bem, pois ela simula uma sala de aula tradicional.

Gravar vídeos não é difícil, mas assim como a preparação de todos os outros materiais, exige atenção. Imagem e som precisam ter boa qualidade e o roteiro deve ser coerente. Nem precisamos reforçar que é preciso ter didática, para ensinar o conteúdo de uma maneira que facilite a assimilação e desperte o interesse do aluno.

Coloque o seu email aqui para receber gratuitamente as atualizações do blog!

#3 – Colocando o material na internet

Para quem está planejando como montar um curso online deve-se atentar na maneira em que colocará o seu material na internet. A maneira mais eficiente e vantajosa é usar uma plataforma EAD especializada. Com essa solução EAD, você pode incorporar outros recursos ao curso, como vídeos e chat em tempo real, acompanhamento do progresso dos alunos, realização de provas e emissão de certificados.

#4 – Vendendo o curso

Muitos se perguntam como montar um curso online, mas se esquece de como vendê-lo. Algumas pessoas podem montar um curso online simplesmente para compartilhar seu conhecimento. Mas a maioria, é claro, deseja também receber por este trabalho – afinal, é um processo que exige tempo e dedicação. Por isso, outro passo na sua lista deve ser a venda do curso.

Precificação

Primeiro, é preciso definir qual será o preço do curso. Para isso, você deve considerar quanto investiu para criá-lo e a margem de lucro que gostaria de atingir. Mas lembre-se de que um curso EAD tem alto potencial de vendas – pois qualquer pessoa no país inteiro, ou até no mundo, pode comprá-lo. Portanto, pode ser interessante manter o preço individual baixo e buscar o maior número de vendas possível.

Veja também o nosso artigo sobre Quanto cobrar pelos meus cursos online?

Divulgação

Depois, é a hora de divulgar o curso. Você pode usar recursos de marketing digital, como a criação de um website e páginas nas redes sociais, ou a estruturação de campanhas de Adwords. De acordo com o assunto do curso, você também pode investir em uma divulgação direta; por exemplo, se for o conteúdo for interessante para o público corporativo, você pode buscar contatos nas associações empresariais da sua cidade e oferecer uma parceria.

Para te ajudar na divulgação e te ajudar a responder uma das dúvidas sobre como montar um curso online, confira o artigo Quais as melhores formas de divulgar meus cursos online?

Agora que você já sabe o passo a passo de como montar um curso online, aproveite para conhecer a plataforma EAD Edools. Para aprender mais sobre iniciativas com cursos online e EAD, continue seguindo nosso blog!

Como começar a criar e vender cursos online?
Como criar cursos online de sucesso?

Conteúdo VIP

Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Sobre Bruno Mendonça

Atualmente é responsável pelo marketing e comunicação do Edools. Já atuou em consultorias de marketing, e-commerce e tem experiência em empresas de educação. É publicitário formado pela ESPM-RJ e possui MBA em Marketing Digital pelo Instituto Infnet.
Ver todos os posts de Bruno Mendonça

Deixe uma resposta