TUDO SOBRE EAD

Coloque o seu email aqui para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Como montar cursos online: passo a passo completo


Como montar cursos online

Como montar cursos online

Muitas pessoas ainda tem dúvidas a respeito de como montar cursos online. Com o avanço tecnológico e a mudança no perfil comportamental das pessoas, onde cada vez mais a Internet se faz presente, a educação a distância desponta como uma grande oportunidade de negócio. A demanda por cursos online cada vez é maior e muitas pessoas podem ter interesse em montar um negócio EAD.

Neste sentido, é importante saber que criar um curso online vai muito além de gravar videoaulas ou produzir outro tipo de conteúdo. Como montar cursos online é uma tarefa que demanda tempo e muito planejamento.

Pensando nisso, como forma de te ajudar nessa questão, criei esse artigo para servir como um guia com um passo a passo completo sobre tudo o que você precisa saber para montar cursos online.

Como montar cursos online de sucesso

Planejamento

Um dos grandes responsáveis pelo sucesso de um curso online é sem dúvidas a etapa de planejamento. Saber como montar cursos online passa por essa etapa. Antes de sair produzindo conteúdo, é importante que você definia as diretrizes do seu negócio como um todo para você saber qual rumo você deseja seguir a partir disso.

Logo, listo aqui alguns dos exemplos que podem ser levados em conta na hora de pensar e planejar um curso online. Tenha certeza que definindo esses pontos, os próximos passos na construção, gestão e comercialização dos seus cursos online se tornaram bem mais fáceis.

Coloque o seu email aqui para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Público-alvo

Conhecer o seu aluno em potencial é de extrema importância. Ao analisar informações sobre o seu público alvo como, por exemplo, quais as suas aspirações, os seus maiores desejos, o que eles buscam, você tem em mãos tudo o que você precisa saber para impactar e conquistar essas pessoas.

Por isso, é importante que você antes de pensar em como montar cursos online tenha noção completa de quem é o seu público em potencial, visto que será muito mais fácil impactá-las com seus conteúdos e a forma com que você chega até elas.

Análise de mercado e concorrência

Outro ponto muito importante que você deve se atentar antes mesmo de criar cursos online é saber quem já está se aventurando no segmento de mercado escolhido por você. Procure responder algumas perguntas como: quais os principais cursos oferecidos pelo concorrente? Qual o mercado mais explorado no mercado? Existe alguma oportunidade em vista?

Enfim, conhecer o mercado que você vai penetrar é crucial para o seu sucesso. Liste todos os players do mercado e destaque seus principais diferenciais e pense como você poderá superá-los em termos de serviço? Faça esse dever de casa que você saberá como tomar decisões de forma muito mais simples e eficiente.

Estruturação do conteúdo

Aqui, você já estudou o seu público-alvo, seu mercado, sua concorrência e está pronto para produzir seus conteúdos. No entanto, antes de produzir de fato, é importante você segmentar o seu material.

Lembre-se que um curso online tem algumas diferenças para o curso presencial tradicional. A duração das videoaulas, por exemplo, deve ser menor para não cansar o aluno e o roteiro deve ser preparado pensando nisso.

Deste modo, primeiramente é importante que você estruture todos os temas e assuntos que deverão ser abordados em cada curso online. Após isso, o ideal é dividir as aulas em módulos para melhor organizar as informações na cabeça dos alunos e pensar em um forma simples e de oferecer esse conteúdo através das videoaulas. Isso é muito importante para garantir a motivação e o engajamento dos alunos EAD.

Produção de conteúdo

Após estruturar o conteúdo de forma simples e de fácil entendimento, chegou a hora de produzir os conteúdos de fato. Neste caso, a minha dica é trabalhar com vídeos curtos, e oferecer possibilidades adicionais de consumo de conteúdos.

Se você tiver problemas nessa etapa, existem empresas de produção de conteúdo que podem fazer isso pra você, como a Contentools, por exemplo.

Criação de videoaulas

A produção das videoaulas precisa ser feita de forma eficiente, pois é o que irá garantir a qualidade do seu curso e, consequentemente, medirá o sucesso do seu negócio. Deste modo, escolha os melhores equipamentos de gravação de vídeos, somados a programas para fazer edição de imagens.

Para te ajudar nessa questão, indico os seguintes artigos para leitura:

Equipamentos indispensáveis para gravar videoaulas

Programas para gravar e editar videoaulas

5 Dicas para detonar as suas videoaulas

Materiais complementares

Como eu disse, por mais que muitas pessoas associem um curso online à videoaulas, pe importante oferecer aos seus alunos possibilidades adicionais de conteúdo. Por isso, além das videoaulas, indico também que você trabalhe com materiais complementares.

Como exemplos, podemos citar: artigos, infográficos, ebooks, documentários, entre outros. Invista em materiais complementares como forma de garantir o total aprendizado do seu aluno e fazer com que ele diversifique seu conhecimento a partir de soluções diferenciadas.

Teste gratuitamente o Edools por 15 dias.

Plataforma EAD de cursos online

A escolha de uma plataforma EAD de cursos online é uma das maiores dificuldades das pessoas.Isso porque elas não sabem muito bem como diferenciar uma das outras, mas vou te ajudar nessa questão.

Funcionalidades de uma plataforma de cursos online

As funcionalidades são os recursos que uma plataforma de ensino a distância oferece. Deste modo, faz se necessário que você descubra todos os recursos que você demanda para o bom funcionamento do seu curso online.

Ao conhecer tudo o que você precisa, você conseguirá optar de forma mais fácil por aquela plataforma que se mostra ideal para você e para o seu negócio como um todo.

Pata te ajudar a escolher a melhor plataforma EAD, indico a leitura do seguinte artigo: Como escolher a plataforma de ensino a distância ideal para você?

Enfim, como montar cursos online exige bastante trabalho e dedicação. É necessário de planejar muito bem para isso e se você seguir esse passo a passo que coloquei aqui para você, seu trabalho será muito mais assertivo e inteligente, e você poupará tempo e dinheiro nesse processo.

Caso tenha mais alguma dúvida ou sugestão, entre em contato conosco através de um comentário neste artigo.

Como criar curso online com poucos recursos
Criar curso online: Os primeiros passos

Conteúdo VIP

Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Sobre Bruno Mendonça

Atualmente é responsável pelo marketing e comunicação do Edools. Já atuou em consultorias de marketing, e-commerce e tem experiência em empresas de educação. É publicitário formado pela ESPM-RJ e possui MBA em Marketing Digital pelo Instituto Infnet.
Ver todos os posts de Bruno Mendonça

Deixe uma resposta