TUDO SOBRE EAD

Coloque o seu email aqui para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Como gravar vídeo aula pode inovar seu EAD


Gravar Vídeo Aula

Muitos se perguntam por que gravar vídeo aula é tão importante. A velocidade de informação de hoje em dia e as significativas mudanças tecnológicas que presenciamos mudam a forma como nos relacionamos e, portanto, a prática da educação. Surge, então, a necessidade de práticas mais adequadas a esta realidade. A educação a distância (EAD) é apontada como solução que se adapta às demandas da nova sociedade.

O EAD utiliza as novas tecnologias e permite uma interação crescente entre alunos e professores. Relatórios da ComScore mostram números recordes em consumo de vídeo no mundo, mostrando o potencial tecnológico deles. Em agosto de 2012, foram mais de 188 milhões de espectadores de vídeos online nos EUA. Isso explica o crescente sucesso dos vídeos online no mercado de EAD. As vídeo aulas são usadas como forma de buscar inovação no aprendizado e apresenta alto impacto na educação como um todo.

Por que gravar vídeo aula pode ser fundamental para o sucesso do seu curso online?

Coloque o seu email aqui para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Gravar vídeo aula diz respeito a redução dos custos de produção, melhoria do material digital e otimização do tempo de aprendizado. Para as instituições de ensino o ganho é enorme, já que os vídeos são mais estimulantes que materiais impressos e/ou aulas presenciais.

Para o aluno o ganho é maior ainda: assistir a um vídeo é uma experiência fundamental para assimilação de conteúdo, pois ele é multimídia. A combinação de um contexto visual com texto escrito, normalmente na forma de legendas, e ainda da linguagem falada estimula todos os aspectos do aprendizado, contribuindo para a produtividade do aluno e tornando o ensino mais intuitivo, recorrente e atemporal.

Um estudo realizado nos EUA pelo departamento de RUB de Neurofisiologia em 2011 mostrou que o aprendizado não depende da exploração ativa do ambiente de sala de aula e que assistir novas informações em vídeo leva as mesmas mudanças na força das conexões dos neurônios no cérebro.

Hoje em dia não há mais dúvidas de que gravar vídeo aula criam novas espaços para a construção de conhecimento e potencializam o aprendizado. Criados como uma forma inovadora de investir no conhecimento eles são a forma mais criativa de estudar para a geração de alunos nativos digitais, ou seja, que já nasceram envolvidos com as mudanças tecnológicas e que se concentram nas universidades de educação a distância.

Outro aspecto importante para o aluno que quer usar as vídeo aulas em seu favor é a interação que eles promovem. O vídeo estimula a troca de ideias entre alunos e professores, o trabalho em grupo e a socialização do aluno no ambiente virtual. A curta duração desses vídeos, permite que professor e aluno disponibilizem do tempo necessário para a realização de atividades colaborativas, além de discussões e aprofundamentos dos temas discutidos.

O papel do vídeo nesse cenário é ilustrar, reforçar e auxiliar na fixação do conteúdo apresentado, assim como favorecer a construção de ideias a partir da elaboração das mensagens recebidas e da interpretação da informação.

Quando se estuda por meio de vídeos educacionais os benefícios são vários como o envolvimento dos alunos; mais qualidade no aprendizado; mais interesse pelos temas propostos; mais interesse em compartilhar e discutir ideias; maus interesse pela pesquisa acerca dos temas.

Quer saber mais sobre os benefícios de usar vídeos online no EAD? Confira nossas dicas para gravar vídeo aula. Não deixe de conferir também dicas sobre os melhores equipamentos para gravar vídeo aula que você deve usar para gravar vídeos e os programas que você pode utilizar.

Gostou do post? Deixe sua opinião nos comentários!

Videoaulas: O guia completo para o seu EAD
7 motivos para utilizar videoaulas em seu EAD

Conteúdo VIP

Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Sobre Bruno Mendonça

Atualmente é responsável pelo marketing e comunicação do Edools. Já atuou em consultorias de marketing, e-commerce e tem experiência em empresas de educação. É publicitário formado pela ESPM-RJ e possui MBA em Marketing Digital pelo Instituto Infnet.
Ver todos os posts de Bruno Mendonça

Deixe uma resposta