TUDO SOBRE EAD

Coloque o seu email aqui para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Como engajar alunos em cursos online


Como engajar alunos em cursos online

Um dos grandes desafios que observamos em instituições de ensino a distância diz respeito ao engajamento dos alunos já matriculados com os conteúdos oferecidos. A ideia de como engajar alunos em cursos online vem sendo tema dos mais variados debates sobre educação a distância e o mesmo merece ter um destaque nesse sentido.

Muitos tutores EAD reclamam, por sua vez, que encontram muitas dificuldades em prender a atenção dos alunos e fazer com que eles participem ativamente das aulas durante um curso online e aproveitem de fato todos os conteúdos que a ele são oferecidos.

Pensando nisso, esse artigo vai mostrar as melhores formas sobre como engajar alunos em cursos online e fazer com que os mesmos busquem sempre o seu maior potencial a partir dos cursos oferecidos.

É importante dizer que esse artigo é uma parte extraída do ebook gratuito Como captar e engajar alunos EAD com estratégias de marketing digital, sendo criado pelo Edools em parceria com a Caixadeideias.

Clique na imagem a seguir e baixe o guia completo e definitivo para você conseguir atrair alunos em potencial para sua instituição de ensino online através de estratégias de marketing digital, além de dicas sensacionais para aumentar o engajamento dos alunos já matriculados.

Coloque o seu email aqui para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Como engajar alunos em cursos online?

Como engajar alunos em cursos online

Você já parou para pensar em como é difícil nos dias de hoje ganhar a atenção de alunos em salas de aula? Agora imagine prender a atenção dos alunos na modalidade de EAD, onde a “concorrência” é muito maior, visto que o aluno pode se distrair com redes sociais, sites na Internet, TV, smartphones, músicas ambiente e qualquer outro tipo de ruído que possa haver. 

Isso acaba por se tornar um grande problema para quem trabalha com cursos online e pensa em como engajar alunos. O grande desafio nesse sentido é fazer com que professores ou donos de instituições de ensino online consigam prender a atenção dos alunos e fazer com que eles participem ativamente das aulas.

Para te ajudar nessa questão, listamos aqui algumas dicas para ajudar você e o seu negócio a engajar seus alunos em seus cursos online e alcançar cada vez mais resultados.

#1: Atualize sempre os conteúdos dos cursos

Como engajar alunos em cursos online

Uma das grandes vantagens em se trabalhar com cursos online na modalidade de educação a distância é que existe uma facilidade maior do que nos cursos presenciais tradicionais em se atualizar os conteúdos oferecidos. Pense sempre nisso quando pensar em como criar um curso online de forma eficiente.

Logo, ao pensar em como engajar alunos, é essencial que você atualize sempre os conteúdos dos seus cursos no sentido de que eles não se tornem ultrapassados ou obsoletos no mercado EAD. Sempre que for necessário, atualize os conteúdos e você terá alunos cada vez mais engajados com o seu material.

Adicione novas aulas e todos os materiais complementares para garantir que o seu aluno fique sempre antenado e bem informado das principais novidades sobre os assuntos do curso online em que o mesmo está matriculado.

Adicione novas aulas, novos materiais complementares e tudo mais que for necessário para que o aluno fique sempre antenado nas principais novidades sobre a matéria em questão.

#2: Deixe claro a importância de cada assunto a ser estudado

É muito importante que você indique aos seus alunos a importância de cada conteúdo em específico que o mesmo está consumindo e de que forma prática ele usará essas informações no seu trabalho ou no seu dia a dia no futuro.

Os alunos EAD buscam sempre saber o porquê de cada conteúdo. Procure pensar como um aluno e reflita sobre como determinado conteúdo ou material irá ajudá-lo no futuro? Qual a importância desses conteúdos? Onde ele poderá aplicar isso na prática? E de forma irá aplicá-lo? Pense nisso na hora de descobrir como engajar alunos em seus cursos online.

Busque sempre responder essas perguntas aos seus alunos porque, caso contrário, ele poderá ficar perdido em qual assunto ou tema é mais importante para ele ou qual ele poderá focar de acordo com seus desejos e necessidades.

Isso fará com que eles compreendam de forma simples, clara e eficiente a utilidade do conteúdo a ele oferecido. Você precisa ficar bastante atento a isso para não desmotivá-los e não fazer que os mesmos ficam perdidos dentro desses conteúdos e materiais disponibilizados, sendo um dos motivos também do problema de evasão de alunos.

Aplicar essas dicas no seu negócio EAD é uma excelente maneira de manter seus alunos cada vez mais envolvidos com seu conteúdo do seu curso online.

#3: Trabalhe com formatos diversificados

Como engajar alunos em cursos

Outra grande vantagem de se atuar com cursos online é que, por ser uma modalidade de ensino online, você pode (e deve) atuar com formatos diversificados de conteúdos diversos, sempre pensando em oferecer maneiras variadas de aprendizagem aos seus alunos.

Existem diversos tipos de conteúdos distintos que você pode usar e ajudará e muito no engajamento e motivação dos seus alunos, visto que os mesmos poderão ter formas variadas de consumir conteúdos, não dando foco exclusivamente a uma única forma, como videoaulas, por exemplo, pois isso vai de encontro ao que o EAD propõe.

Nesse sentido, você pode se valer de palestras, vídeos, textos, apresentações, infográficos, relatórios e qualquer outro recurso que você possa imaginar e que se insere no universos dos seus alunos. Oferecer uma boa variedade de formatos de conteúdos faz com que os alunos tenham mais interesse pelo seu curso e evita que o mesmo se torne chato ou monótono.

Ofereça mais formas para o seu aluno consumir conteúdos e você terá resultados excelentes em termos de diminuição da evasão e aumento do engajamento. O ideal para tal é usar uma plataforma EAD completa e robusta e com toda a tecnologia na educação disponível para melhor atender os seus alunos e conhecer na prática como engajar alunos.

Teste gratuitamente o Edools por 15 dias.

#4: Explore os detalhes práticos

As vezes fica muito mais fácil para um aluno entender determinado assunto ou material a partir de uma explicação com foco em detalhes práticos. Você deve fazer isso sempre que possível nos seus cursos online no processo de como engajar alunos.

Mostrar um passo a passo para seus alunos faz com que os mesmos se sintam mais seguros a respeito do conteúdo que estão absorvendo e do próprio processo de aprendizagem. É importante mostrar de forma simples e prática quais os passos que o aluno precisa dar para fazer determinado processo de maneira eficaz e começar a pensar estrategicamente a respeito de suas ações futuras.

Explore os detalhes práticos dos conteúdos oferecido e tenha aulas cada vez mais atrativas para os seus alunos, onde você pode se valer de diversos recursos no desenrolar dos módulos para fazê-lo de forma coerente e estratégica.

#5: Atenção com alunos que pulam etapas

Como engajar alunos de cursos online

Esses são os famosos alunos apressadinhos. Como engajar alunos em cursos online já eles acabam por pularem etapas? Ao pensar em se adiantar em determinada matéria, o aluno acaba pulando etapas importantes no processo de aprendizagem e isso, sem dúvidas, pode atrapalhar o seu desempenho e, consequentemente, sua imagem perante o seu curso.

Ora, imagine se um aluno fez um curso da sua instituição de ensino e quando foi usar o conteúdo adquirido na prática não o faz de maneira eficiente e acaba por culpar o seu negócio por isso, onde na verdade a culpa é do próprio aluno por apressar as etapas.

Logo, é recomendado que você tenha conteúdos bem estruturados de forma a oferecê-los de maneira organizada aos seus alunos, passando sempre um conteúdo, um módulo ou uma aula de cada vez para os mesmos, de acordo com o seu cursos.

Ao fazer esse processo, você ajuda o seu aluno a entender o conteúdo por inteiro dentro de uma linha de raciocínio lógico, sem que haja possibilidade de dúvidas futuras ou conteúdos não vistos.

#6: Estimule a interação

Uma das grandes possibilidades de cursos online diz respeito ao estímulo à interação entre alunos. Ainda mais em um ambiente virtual de aprendizagem, as pessoas tendem a aprenderem melhor em grupos e não apenas estudando por conta própria.

Logo, para você estimular a interação nos seus cursos online você pode criar comunidades no Facebook para troca de informações entre alunos, criar um blog para oferecer conteúdos e materiais adicionais, estudos de casos ou qualquer outra forma de interação que você puder se valer, o faça.

É bastante interessante para os alunos tirarem dúvidas entre eles mesmos, somado ao fato de que eles gostam de compartilhar seus aprendizados com outras pessoas, fazer novos contatos e formar uma rede de network.

Além disso, você enquanto instituição de ensino online também deve interagir com os seus alunos. Estimule o seu aluno a lhe passar um feedback sobre o seu curso, o que ele está gostando, o que pode ser melhorado, entre outros.

Você pode também tirar dúvidas e ficar aberto ao seu aluno sempre pensando em tentar acertar alguns pontos e fazer com que o aluno se sinta mais seguro e confiante no processo de aprendizagem, pois eles terão um canal direto de comunicação com você.

Isso fará com que o aluno interaja melhor com os outros alunos e com a sua instituição, acabando por um ajudando o outro no processo de aprendizagem, sendo essencial para o sucesso dos mesmos. O processo de como engajar alunos em cursos online passa muito por essa questão, então fique ligado nisso, ok?

#7: Estimule a prática de exercícios

Sem sombra de dúvidas é essencial para um aluno de um curso online ou treinamento corporativo absorver todas as informações oferecidas a partir de conteúdos teóricos. Estes são, indiscutivelmente, fundamentais para o sucesso do aluno.

No entanto, a forma que vai garantir o completo aprendizado por parte do aluno é praticando. Pensando nisso, é importante que você, além de passar tarefas sobre teoria para os seus alunos, passe também exercícios e provas práticas.

Mais uma vez entro na questão de que nenhum aluno gosta de aulas monótonas. Por isso, faça com que ele interaja com o curso e de fato comece a entender como o conteúdo teórico adquirido funciona da prática.

Estimulando a ação de fazer exercícios práticos você faz com que o aluno desperte um maior interesse pelo seu curso e comece e interagir melhor com o mesmo, se mostrando cada vez mais engajado e motivado com o mesmo.


Como engajar alunos em cursos EAD

Enfim, como engajar alunos em cursos online continua sendo um dos grandes desafios que instituições de ensino em todo o mundo encontram no seu dia a dia. No entanto, como mostramos aqui com este artigo, existem diversas formas de você engajar alunos em cursos online e que podem fazer a diferença no seu negócio.

Caso você tenha interesse em conhecer um pouco mais sobre como engajar alunos em cursos online, como eu disse, nós do Edools criamos um ebook em parceria com a Caixadeideias que fala sobre como engajar alunos e como vender cursos online. Para acessar o ebook, é só acessar o link: Como engajar e capar alunos EAD com estratégias de marketing digital.

Caso você ainda tenha dúvidas a respeito de como engajar alunos em cursos online entre em contato conosco ou ainda compartilhe sua opinião ou dúvida através de um comentário nesse artigo. Se você estiver procurando uma plataforma EAD para o seu projeto, convido você a testar o Edools grátis através do link: Testar Edools grátis!

Espero que tenha gostado do conteúdo e gere bons resultados com ele.

Até a próxima!

Produção de conteúdo EAD: planejamento para cursos online
Principais relatórios EAD para gerenciar sua escola online

Conteúdo VIP

Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Sobre Bruno Mendonça

Atualmente é responsável pelo marketing e comunicação do Edools. Já atuou em consultorias de marketing, e-commerce e tem experiência em empresas de educação. É publicitário formado pela ESPM-RJ e possui MBA em Marketing Digital pelo Instituto Infnet.
Ver todos os posts de Bruno Mendonça

Deixe uma resposta