Um blog sobre planejamento,
gestão e otimização de cursos
e treinamentos online.

Fique por dentro de atualizações e novidades e potencialize seus resultados.

Acompanhe e faça parte!

Seu e-mail está seguro. Vamos enviar apenas dicas relevantes para o seu EAD.

Como dar aulas online e conseguir uma renda extra com EAD?

Dar aulas online pode ser uma boa solução para quem deseja fazer uma renda extra ou expandir o seu projeto de educação. Por isso, neste post explicamos alguns passos que podem te ajudar.

aula-online

A internet é um terreno fértil. No mesmo lugar que você aprende, você também ensina.

Com a expansão da internet, onde mais da metade da população brasileira tem acesso à internet, os cursos de ensino à distância, também conhecido como EADs, se tornaram parte de um mercado em intensa expansão.

Logo, podemos perceber que com esse constante movimento de democratização do conhecimento, o mercado digital está pronto para ser explorado!

No artigo de hoje, vamos entender como explorar o mercado de aulas online e ainda fazer uma renda extra com EAD nos seguintes tópicos:

O primeiro passo

Lembrando que, como em qualquer turma, seja ela presencial ou online, antes de preparar uma aula, você precisa entender o seu público, ou seja, os seus alunos.

Na linguagem de Marketing, chamamos esse público de persona, ou seja, uma representação fictícia de um cliente ideal para um negócio. Baseada em dados reais, a criação da persona, guia a criação de conteúdo e de marketing digital.

Sendo, nesse caso, ideal para criar um guia com quais alunos você quer buscar para as suas aulas.

Após entender seu público, vamos falar sobre de que maneira usar a plataforma EAD para ganhar uma renda extra dando aulas online em cursos de ensino à distância atingindo sua persona. Vem com a gente!

O que é EAD?

Antes de tudo, vamos entender um pouco sobre o que é EAD. A educação à distância (EAD) nada mais é do que uma estratégia educativa baseada na utilização da tecnologia para promover o ensino/aprendizagem sem limitação de lugar, hora, ocupação ou idade dos alunos.

Mas não se engane se você acredita que cursos de ensino à distância são uma modalidade de ensino que surgiu nas últimas décadas. Acredite, o conceito de estudar à distância não é novo: tem quase 300 anos!

O primeiro marco da EAD é datado de 1728 (século XVIII) com a oferta de um curso de taquigrafia por correios nos Estados Unidos. O novo é que hoje o EAD nada mais é do que aulas online feitas para facilitar a vida de todos os interessados.

Sabendo disso, é de extrema importância a escolha do local onde o ensino será praticado para que seja completamente intuitivo, tendo em vista que alguns alunos podem ter dificuldades para o manuseio.

Precisa ser um ambiente dinâmico, pois nele estarão as diversas opções de ferramentas para inovar com todo o conteúdo do curso.

Será nesse ambiente que os alunos irão se comunicar com os professores e os colegas de turma, ter acesso ao conteúdo do curso, assistir às aulas, tirar dúvidas e realizar avaliações e atividades.

Os alunos que optam pela modalidade de aulas online, precisam ter disciplina, dedicação, organização e motivação. A dedicação é extremamente necessária para concluir uma graduação EAD, além de ser muito bem vista pelo mercado de trabalho, já que se entende que o possível colaborador possui boa disciplina, determinação e foco.

As vantagens do EAD

Os cursos de ensino à distância podem ter inúmeras vantagens, mas a de maior destaque é com certeza a flexibilidade encontrada nessa modalidade.

A aulas online proporcionam uma flexibilidade de horários, o que ajuda muito nos dias atuais, onde todo mundo parece estar em um constante modo de correria.

Muitas pessoas têm o desejo de fazer um curso de graduação ou de dar continuidade a sua formação, mas não conseguem conciliar o horário de sua jornada de trabalho com os horários rígidos e locais dos cursos presenciais.

Entretanto, são muitas as vantagens de fazer aulas online. Abaixo, listamos outras vantagens de se trabalhar com aulas online.

  • Permanência do aluno em seu ambiente familiar;
  • Combinação entre estudo e trabalho;
  • Menor custo por estudante;
  • Diversificação das metodologias de ensino;
  • Autonomia do aluno;
  • Materiais didáticos incluídos;
  • Interatividade entre alunos, professores e técnicos de apoio;
  • Apoio com conteúdos digitais adicionais;
  • Mais econômica em relação à modalidade presencial;
  • Interatividade entre alunos, professores e tutores;
  • Conteúdos desenvolvidos com orientação de aplicabilidade.

Por isso, ao entendermos os níveis de ensino que utilizam da educação a distância para o seu desenvolvimento, se faz necessário reconhecer as várias vantagens desta modalidade.

Afinal, esta modalidade pode ser utilizada nos mesmos níveis que o ensino regular, no ensino fundamental, médio, superior e ainda na pós-graduação.

Além disso, as aulas online também têm um aspecto de baixo custo para o professor. A possibilidade de gravar as aulas com baixo orçamento, faz com que elas possam ser disponibilizadas por um valor também mais baixo.

O conteúdo das mesmas, podem ser gravadas em casa, economizando no quesito deslocamento, alimentação e locação de equipamento e estúdio.

Sendo assim, comparado ao investimento necessário para um ensino tradicional, um curso online demanda baixo custo para quem o produz e pode custar pouco para quem o consome.

Os cursos EAD também permitem uma maior liberdade de conteúdo. Ao ter seu próprio programa e planejamento, você pode tratar, nas aulas, assuntos que não são abordados nas grades de ensino tradicional. Astrologia, mercado imobiliário, até mesmo aulas de culinária ou atuação. São inúmeras as possibilidades de aulas online que podem ser oferecidas para o público.

Como dar aulas online?

Uma das grandes vantagens de aulas online é o fator distância. A partir do momento que professor e aluno não precisam ocupar o mesmo espaço físico e no mesmo horário para que a aula aconteça, montar uma aula facilita muito.

Cada um acessa a plataforma de estudos a distância nos dias e horários mais convenientes. Você pode morar em uma cidade pequena no interior, por exemplo, e ter aulas com professores que vivem na capital ou até mesmo em outro país.

Primeiramente, é importante entender que, assim como em qualquer ambiente de ensino, você precisa dominar o assunto que quer compartilhar com seus alunos. Estar bem preparado é fundamental para uma aula de sucesso.

Além disso, pontuaremos outros cinco passos que serão essenciais para quem quiser investir em aulas online para garantir uma renda extra, ou até mesmo viver disso.  

  • Crie conteúdo adequado para o consumo online. Seu material precisa ser coeso, coerente e leve;
  • Incentive a interação entre os alunos e esteja próximo a eles. Criar um blog pode ser essencial nesse momento;
  • Mantenha-se sempre atualizado. Suas aulas precisam estar alinhadas com o que há de mais novo na rede;
  • Pense em uma estratégia eficiente de monetização. Isso vai garantir que você tenha o máximo de retorno com as aulas e mantenha o negócio sustentável;
  • Entenda e segmente o seu público. Isso vai facilitar sua comunicação com os alunos e garantir que você tenha mais alcance online.

Dicas para gravar aulas em vídeo

Depois de definir o seu público e o que você ensinar, é importante saber como gravar as suas aulas online. A partir de agora, vamos dar algumas dicas técnicas para você poder montar com excelência as suas aulas online. Vem com a gente!

1. Pesquise por tipos de câmera para gravar

Uma das maiores dúvidas de pessoas que estão começando a criar conteúdo para internet é o tipo de câmera mais adequada para gravar, afinal, você quer que sua audiência veja valor naquele produto, e isso inclui um vídeo com a aparência mais profissional possível.

Apesar de existirem equipamentos superiores em qualidade de imagem, a câmera certa nem sempre é a mais cara, mas sim aquela que se adequa melhor a suas necessidades.

Existem pessoas que conseguirão gravar conteúdos de qualidade com um smartphone ou até mesmo uma câmera amadora, apenas usando os recursos que estes equipamentos oferecem.

2. Tenha cuidado com o áudio

Contudo, se você optar pelo uso de um celular para captar sua imagem é importante lembrar que a captação de vídeo de um celular pode ser excelente, mas o mesmo não acontece com o áudio.

E, no caso das aulas online, de nada adianta uma imagem de qualidade, sem um áudio a altura.

Mas não se preocupe, pois existe uma forma muito simples de resolver esse problema. O microfone de lapela, que pode ser colocado na gola de quem está apresentando o vídeo e conectá-lo ao celular utilizando um adaptador, não custará mais do que R$20.

Isso é muito importante, principalmente para quem tem um baixo custo inicial para dar início em um pacote de aulas online.

3. Providencie a iluminação

Sabemos que o áudio é muito importante para as aulas online, mas uma imagem escura, na qual você não consegue enxergar o que o professor está passando, não adianta nada. Lembre-se: a aula não é podcast e sim um vídeo aula.

Como na aquisição das câmeras e dos microfones, existem inúmeras maneiras de alcançar um bom resultado na iluminação de seu vídeo sem gastar muito.

Você pode adquirir um iluminador de LED, próprio para gravações feitas em estúdio, ou ainda criar uma versão caseira de softbox, seguindo alguns tutoriais disponíveis no YouTube, como este a seguir:

Entretanto, uma excelente opção que será perfeito para poupar seu tempo e seu dinheiro, é gravar perto de uma janela, em uma parede de cor clara, de preferência, porque não há nada menos trabalhoso e mais em conta do que um vídeo gravado usando luz natural.

Além de ser menos trabalhoso, o vídeo gravado com a luz do sol fica mais natural, o que pode te ajudar a se aproximar de sua audiência.

4. Escolha um cenário apropriado

Para um vídeo de qualidade, você não precisa, obrigatoriamente, gravar em um estúdio com uma superprodução de cenário, principalmente se você não tem um orçamento inicial muito alto.

Além disso, é importante lembrar que os recursos visuais não podem chamar mais atenção do que o que você está querendo passar nas aulas online. Seus alunos não podem ficar distraídos. Aulas online precisam de 100% de foco.

Não escolha lugares com muitas distrações ou muito barulho, vai te fazer perder muito tempo na edição.

Uma parede neutra, com luz natural e silêncio, é tudo o que você precisa para iniciar seu pacote de aulas online.

5. Trabalhe no roteiro

Saiba o que você vai falar, não se perca nos assuntos. Use o roteiro para manter um sentido linear no que você quer passar para os seus alunos. Prepare sua aula antes e lembre-se que, muitas vezes, não ter uma interação direta com seus alunos pode mudar um pouco o formato da aula.

Por isso, coloque no seu roteiro algumas opções de possíveis dúvidas dos seus alunos e aja da maneira mais natural e profissional possível.

6. Escolha a plataforma para hospedar seu produto

Um vídeo impecável, bem editado, com um conteúdo incrível, de nada adianta, se você não hospedar as suas aulas online em um ambiente de aprendizagem interativo e muito bem montado.

O ideal é encontrar uma plataforma que reúna todas as funcionalidades que você precisará para disponibilizar os vídeos para seus alunos, que tenha layout amigável e seja de fácil navegação.

Dessa maneira, você garante a boa experiência dos seus alunos e faça com que eles queiram voltar.


Agora que vocês já têm tudo pronto e todas as dicas, dê o start no seu plano de aulas online e começar a captar alunos

Que tal conhecer um pouco mais da nossa plataforma e entender como podemos lhe ajudar com seu canal de aulas EAD ou até mesmo na contratação de aulas para você ou sua empresa?

Fale com um de nossos consultores e veja como a Edools pode ser importante no seu projeto!

Para mais dicas como essa, assine nossa newsletter e fique por dentro de todas as novidades do mercado de empreendedorismo, educação e inovação.

Coloque o seu email aqui para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Até a próxima!

Job Rotation: o que é e como aplicá-lo em sua empresa
Como compartilhar conhecimento no ambiente de trabalho

Deixe uma resposta

Seu e-mail está seguro. Vamos enviar apenas dicas relevantes para o seu EAD.