TUDO SOBRE EAD

Coloque o seu email aqui para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Como inovar uma aula virtual


Como inovar uma aula virtual?

A educação a distância é uma realidade que está modificando a relação professor-aluno e ainda instituições de ensino. Com isso, a construção do conhecimento adquire um novo tempo e utiliza a tecnologia como meio de desenvolvimento. Mas como inovar sua aula virtual? Como promover tais mudanças diante de tantas atualizações?

O que acontece frequentemente são professores ou instituições de ensino online que buscam soluções para algumas dúvidas e dificuldades de como fazer para captar a atenção dos seus alunos e conseguir fazer com que ele participe de forma ativa do processo de ensino-aprendizagem.

Afinal, no mundo/aula virtual a concorrência por atenção é bem grande.

Mas antes de seguirmos adiante, vamos entender primeiro como funciona de fato uma aula virtual?

Coloque o seu email aqui para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Como funciona uma aula virtual

Uma aula virtual funciona através de um sistema e-learning, uma modalidade de educação através da qual se utiliza um ambiente virtual de aprendizagem, normalmente disponibilizada através de uma plataforma EAD (educação a distância).

Uma aula virtual surge com o intuito de proporcionar um fácil acesso ao conhecimento, ultrapassando diversas barreiras e compartilhando diferentes assuntos.

O ensino realizado dentro de uma aula virtual funciona através de ferramentas eletrônicas, transmitido através da Internet, informações e instruções aos alunos agregando conhecimento específico.

Como toda a informação é compartilhada na Internet, ela possui a vantagem de ser acessada a qualquer hora e lugar do mundo.
Numa aula virtual, as etapas de ensino já são programadas, divididas em módulos e com diversos recursos como o e-mail, textos e imagens digitalizadas, fóruns de dúvidas, chats ao vivo e links para informações, vídeos e teleconferências, etc.

A aula virtual pode ser implementada tanto em instituições de ensino como universidades, escolas, faculdades ou cursos livres, como em treinamentos corporativos. O treinamento em uma aula virtual pode ser montado pela própria empresa ou por qualquer fornecedor desse tipo de solução já existente no mercado.

Agora que você já está por dentro de como funciona uma aula virtual, vamos ver agora quais são as formas de inovar uma aula virtual e engajar alunos em seus cursos e alcançar ainda mais resultados?

Como inovar uma aula virtual

Se você está sentindo seus alunos EAD desengajados ou desmotivados e deseja saber como reverter esse quadro, está no lugar certo.

Afinal, de que adianta investir e não obter retorno, certo? Em projetos de educação a distância, é importante garantir o bom aproveitamento dos alunos por, pelo menos, duas razões: cobrir o investimento e colher os frutos obtidos com a qualificação deste público.

1- EXPLORE DETALHES

Tente explicar a matéria com maiores detalhes possíveis, mostrando o passo-a-passo para o aluno, por exemplo.

Para se sentirem seguros do que estão aprendendo, muitos tem a necessidade de entender o que deve fazer primeiro, segundo e assim por diante. Para que uma aula virtual fique ainda mais atrativa, você pode utilizar diversos recursos para desenvolver os módulos.

2- PROMOVA INTERAÇÃO

Estudar por conta própria exige mais atenção e disciplina do que o normal para um aluno, logo, incentive-o a participar das aulas por meio de atividades diversificadas, de forma interativa. Evite que a experiência de aprendizagem seja tediosa e sonolenta para o aluno.

Uma dica é criar grupos ou fóruns para troca de informações entre os alunos, ou um blog para postar materiais extras, estudos de casos, tirar dúvidas, enfim, use a criatividade para promover a interação.

Nem todos alunos EAD interagem com as atividades propostas da mesma maneira, por isto, é fundamental inseri-los em grupos, pois isto irá estimular o contato com outras pessoas, tornando-o mais engajado em todo o processo de aprendizagem.

3- DIVERSIFIQUE OS FORMATOS DOS CONTEÚDOS

Você pode utilizar diversos tipos de formatos para inovar uma aula virtual como videoaulas, e-books, apresentações, webinários, podcasts, infográficos e outros diversos recursos que possa imaginar.

Essa variedade de formatos tende a aumentar o interesse pelo curso e evitar que ele fique sem graça e monótono para o aluno. Portanto, não se limite na escolha dos formatos.

Lembre-se: O cérebro humano recorda imagens muito melhor do que palavras.

4- EXPLORE O CONTEÚDO

Os alunos costumam ter interesse em saber o porquê de tal conteúdo, o que este irá acrescentar no futuro, onde e como irá ser aplicado, entre outras questões.

Aproveite para explorar isso e fazer com que estes compreendam claramente a utilidade e necessidade do conteúdo em questão. Essa com certeza é uma excelente forma de inovar a sua aula virtual e ainda manter seus alunos envolvidos com o conteúdo do curso.

5- EXPLORE A DINÂMICA DOS JOGOS

Uma das maneiras de promover a inovação de uma aula virtual é através da gamificação. Esse conceito expressa uma maneira de utilizar ideias e mecanismos de jogos, tais como pontuação, fases, avatares, entre outros para aumentar a interação dos alunos com o conteúdo.

O uso de jogos no processo de ensino-aprendizagem proporciona ainda mais interatividade para o aluno no curso.

6- DISPOSITIVOS MÓVEIS

Os dispositivos móveis vão influenciar ainda mais a forma de aprender e estarão mais presentes como recurso no universo da educação a distância. A tendência aponta também o desafio de encontrar as ferramentas adequadas à estratégia de aprendizagem, principalmente com compatibilidade para atualização de conteúdo.

Com a inovação tecnológica vista ao passar dos anos, o Mobile Learning, surge como uma modalidade de ensino e aprendizagem que permite a alunos e professores criarem novos ambientes de aprendizagem à distância, utilizando para isso, dispositivos móveis com acesso à Internet.

Estes dispositivos podem ser laptops, celulares ou tablets. Esta é uma forma de reduzir o tempo reservado apenas para o aprendizado, permitindo também a atualização mais rápida de conteúdos, em relação aos métodos mais tradicionais de ensino, o que dá maior qualificação aos profissionais que as instituições formam.

7- UTILIZE O FACEBOOK

O Facebook pode ser utilizado para dinamizar as relações pedagógicas, e neste caso, para inovar uma aula virtual. Um ponto favorável da sua adoção é a gratuidade e popularidade, além de seu alto poder de interação e engajamento.

Por ter essas características, as atividades podem ser comentadas e compartilhadas por todos os participantes. Trazendo para este cenário da aula virtual, o professor tirar as dúvidas dos alunos, seja através de mensagens ou pelos comentários. O uso do Facebook pode também aumentar a conexão entre o professor e os alunos e criar uma coletividade e proximidade na turma como um todo.

8- MANTENHA O CONTEÚDO EM DIA

Jamais deixe o conteúdo da sua aula virtual ficar ultrapassado. Atualize sempre que precisar e que for possível. Aproveite para adicione aulas e tudo o que for necessário para que o aluno fique sempre por dentro das novidades sobre o conteúdo em questão.

Plataforma EAD

A melhor opção para implementar tais recursos para inovar uma aula virtual é a utilização de uma plataforma EAD, onde possui tudo o que você precisa para criar, hospedar, gerenciar e comercializar seus cursos na sua aula virtual. Quanto mais funcionalidades existir, maior será a possibilidade de inovação.

O Edools oferece hoje a plataforma EAD mais completa do mercado, onde é possível ter uma personalização completa de todo o conteúdo da sua aula virtual.

Conheça melhor como funciona a plataforma Edools e tenha mais informações sobre como implementá-la em sua aula virtual fazendo um teste gratuito por 15 dias clicando no  link abaixo:

Teste gratuitamente o Edools por 15 dias.


Se ainda ficar alguma dúvida ou sugestão sobre como inovar uma aula virtual, não deixe de entrar em contato conosco ou compartilhar a sua opinião através de um comentário no final desta página.

Até a próxima!

Conteúdos grátis no YouTube
A sua unidade de medida principal deve ser alunos

Conteúdo VIP

Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Sobre Rafaela Espíndola

Graduanda em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda. Faz parte do time de Marketing e Comunicação do Edools. É apaixonada por criação e inovação. Não consegue esconder que é canceriana dos pés à cabeça.
Ver todos os posts de Rafaela Espíndola

Deixe uma resposta