TUDO SOBRE EAD

Coloque o seu email aqui para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Atividades: tudo o que você precisa saber sobre


Atividades: tudo o que você precisa saber sobre

As atividades são um dos temas que podem fazer toda a diferença se você deseja que o seu curso transmita credibilidade para um aluno, pois dessa forma você terá interatividade e irá passar ao mesmo que você realmente se preocupa com o aprendizado de tal.

As atividades são muito mais do que uma simples funcionalidade que uma plataforma deve oferecer, são uma maneira de agregar qualidade no ensino do seu aluno. As atividades sejam elas de qualquer maneira, fazem o trabalho de fixação e memorização no cérebro.

O cérebro, se não for treinado com exercícios, vai perdendo sua capacidade produtiva e eventualmente pode vir a falhar.

O ideal para quem está montando uma escola EAD, seja grande ou pequena, é pelo menos ao final de cada módulo inserir atividades sobre o tema que foi abordado nas aulas. E no Edools, as funcionalidades de atividades são excelentes, justamente para lhe dar praticidade e agilidade na hora de montá-las.

Por exemplo, se você tem uma rotina muito agitada e não tem tempo para corrigir uma à uma das questões de seus alunos, nesse caso as atividades de múltipla escolha são excelentes opções, com várias questões sobre o tema abordado nas aulas que o aluno já viu. Assim você não precisa fazer grandes pesquisas para criar as questões e estará mostrando ao aluno o seu interesse no aprendizado e evolução dele.

Caso tenha mais tempo e outros professores que trabalhem junto com você, pode ir mais à fundo e criar também atividades discursivas. Dessa forma, o aluno terá que ter mais atenção ao que escreve e você depois irá corrigir as atividades do mesmo tendo ainda mais proximidade com o seu desenvolvimento.

No Edools você poderá explorar várias opções de criação de atividades, entre elas a de upload de arquivos. Essa funcionalidade é muito interessante para cursos focados em vestibulares como Enem, pois pode-se pedir que o aluno escreva um texto no Word e envie via plataforma para o professor corrigir.

Outro exemplo são os cursos voltados para as áreas de contabilidade, estatística ou logística, onde é possível pedir que o aluno faça planilhas em excel e envie via plataforma para que haja a correção do professor. Além de outras opções que podem ir de acordo com sua criatividade e necessidades.

Essa tática é excelente para que o seu aluno consiga aprender e memorizar o conteúdo de seu curso, tirando ele do modo automático da leitura ou de assistir aulas. Permanecer muito tempo apenas lendo ou assistindo vídeos faz com que o aluno perca o foco, se desinteressando pelo curso, e muitas vezes desistindo de continuar a fazer novas compras em sua escola.

Manter o aluno interessado e engajado é sempre um estímulo para as vendas de quem oferece cursos EAD. Um aluno que tem a sensação de que está aprendendo e o investimento feito está sendo produtivo, fica satisfeito. Assim, o aluno passa a comprar mais cursos pois sabe que com seu curso ele irá realmente aprender sem sair de casa.

Não existe um número exato de atividades e questões que você deve ter por curso, mas a ideia de inseri-las após cada módulo é muito válida pois novos módulos sugerem novos conteúdos e assuntos. Dessa forma você sempre terá tema para novas questões e assuntos para o aluno memorizar.

Caso seu módulo seja muito extenso, por exemplo: um módulo com quatorze aulas, seria ideal se na metade do módulo, ou seja, após sete aulas, fosse inserida uma atividade. Para que o aluno não perca o interesse, consiga fazer a memorização e no final do módulo a atividade não seja muito grande a ponto de desestimular o aluno.

Para o ambiente corporativo, é aconselhável fazer o uso de atividades também, pois um funcionário bem treinado faz toda a diferença. Podem ser atividades simples sobre a empresa ou sobre os assuntos abordados no curso, de forma que o colaborador não se sinta pressionado a tirar uma boa nota, mostrando que o objetivo da atividade é melhorar o treinamento e ajudar na capacitação.

Então fica a dica: não perca tempo e crie já atividades para seus alunos, pois esta será uma forma de interação extremamente válida para seu curso EAD.

Faça a experiência e conte para nós como foi, ok? Se ficar alguma dúvida sobre o assunto, basta entrar em contato conosco.

Até a próxima!  

Feito é melhor do que perfeito
Treinamentos para franqueados: como otimizar o ensino

Conteúdo VIP

Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Sobre Luana Braga

Graduanda em Engenharia de Produção, é Consultora Comercial do time Edools. Gosta de se dedicar com excelência em todos os assuntos, principalmente aos que se refere a melhoria contínua e inovação. Tem muito carinho e dedicação para com seus trabalhos!
Ver todos os posts de Luana Braga

Deixe uma resposta