TUDO SOBRE EAD

Coloque o seu email aqui para receber gratuitamente as atualizações do blog!

7 erros cometidos por alunos em um sistema EAD


Sistema EAD: 7 erros cometidos por alunos em um sistema EAD

Estudar a partir de um sistema EAD exige muita disciplina e organização por parte do aluno. Em tempos onde tudo acontece online, a distração pode se tornar uma grande ameaça daqueles que buscam por conhecimento em cursos online em uma plataforma de ensino a distância. Os benefícios de se estudar a partir de um sistema EAD são inúmeros, mas é preciso ter cuidado para aproveitar ao máximo essa excelente forma de aprendizagem.

Por isso, é interessante que os alunos de um sistema EAD tenham noção da grande oportunidade que possuem ao estudar a distância. No entanto é importante também driblar possíveis erros que possam ocorrer para aproveitar da melhor maneira possível seu curso ou treinamento online.

Confira abaixo os principais erros cometidos por alunos ao utilizar um sistema EAD:

#1. Procrastinação

É o famoso “deixar para depois”. Um sistema EAD permite que o aluno escolha o horário em que vai estudar, o que pode ser bom ou ruim para o seu aprendizado, dependendo da situação. Neste caso, é essencial ter autoconhecimento, responsabilidade e disciplina para estudar de forma eficiente sem ter maiores problemas.

#2. Subestimar os cursos EAD

Um dos grandes problemas de quem estuda online é achar que tudo será mais fácil. O nível de exigência de cursos presenciais e a distância são os mesmos, a diferença é que não terão professores “vigiando” os alunos. As avaliações e o nível de dificuldade, no entanto, serão semelhantes.

Coloque o seu email aqui para receber gratuitamente as atualizações do blog!

#3. Desorganização (De tempo ou de planejamento)

Se o aluno de um sistema EAD não tiver um mínimo de organização pode encontrar problemas em seu processo de aprendizagem. Se o curso não tem uma hora específica para acontecer, ao mesmo tempo que pode se tornar uma oportunidade também pode se tornar uma ameaça caso o aluno não tiver disciplina e organização.

A flexibilidade é uma das grandes vantagens de um sistema EAD, mas é preciso organizar bem o seu tempo e se planejar para reservar um momento do dia para se dedicar inteiramente a determinada atividade. Comprometimento e dedicação são fundamentais para quem estuda a distância.

#4. Pular etapas em um sistema EAD

A impaciência também pode ser prejudicial. É importante deixar claro que aprender é um processo que demanda tempo e disposição. Não importa como o aluno esteja consumindo esse conhecimento, o fato é que as informações devem ser absorvidas e sintetizadas no momento dele e isso é algo que não pode ser apressado. Logo, em nada ajuda pular etapas de aprendizagem, deixar de fazer exercícios ou trabalhos, ou simular a leitura de determinado artigo, pois isso só fará com que o aluno se prejudique e não absorva o conteúdo de maneira correta.

#5. Ignorar aspectos tecnológicos necessários para acompanhar um curso de EAD

Ter acesso à um modelo EAD é uma oportunidade de gerar conhecimento através de diversas formas. Neste sentido, é importante que você, antes de optar por estudar em uma instituição de ensino ou não, tenha ciência de todos os requisitos que lhe é oferecido com a ideia de aproveitar ao máximo as possibilidades de aprendizado. Mais importante ainda, se esses requisitos farão com que você usufrua plenamente do conhecimento que você espera encontrar em uma plataforma de ensino a distância.

É importante ser curioso e procurar entender como funciona a plataforma a fim de aproveitar ao máximo suas possibilidades.

#6. Estudar com redes sociais e outras distrações por perto

Redes sociais podem distrair as pessoas em qualquer situação nos dias de hoje, não apenas no universo do EAD. Em aulas presenciais já existem diversos tipos de distrações e no ambiente virtual não é diferente. Deste modo, é fundamental ter foco e aproveitar os momentos de interação que seu curso ead oferece e não se deixar distrair com as redes sociais.

#7. Pensar que um curso EAD é algo apenas solitário

Não necessariamente. Procure comparar uma aula presencial, onde é possível formar uma turma com 30 pessoas, com um curso online, onde a possibilidade de pessoas em uma sala é infinitamente maior. Logo, você pode estudar com diversas pessoas de vários locais do Brasil e aproveitar as interações possíveis para compartilhar informações e conhecimento.Trocas e discussões são uma importante maneira de aprendizado.

Visando minimizar estes problemas, professores também podem encontrar soluções para aprimorar o aprendizado e a motivação de seus alunos. Veja mais informações: 10 formas de engajar alunos de cursos online.

Ficou com alguma dúvida em relação ao tema abordado? Compartilhe conosco sua opinião ou entre em contato com a nossa equipe.

 

Como escolher a plataforma de ensino a distância ideal para você?
Edools leva a educação a distância ao RD SUMMIT 2014

Conteúdo VIP

Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Sobre Bruno Mendonça

Atualmente é responsável pelo marketing e comunicação do Edools. Já atuou em consultorias de marketing, e-commerce e tem experiência em empresas de educação. É publicitário formado pela ESPM-RJ e possui MBA em Marketing Digital pelo Instituto Infnet.
Ver todos os posts de Bruno Mendonça

Deixe uma resposta