TUDO SOBRE EAD

Coloque o seu email aqui para receber gratuitamente as atualizações do blog!

4 dicas para descobrir o que seus futuros alunos esperam ler no blog de sua EAD


4 dicas para descobrir o que seus futuros alunos esperam ler no blog de sua EAD

Quando tratamos de estratégias de Inbound Marketing, a tendência do Marketing de Conteúdo se destaca, uma vez que é essa umas das estratégias principais na atração e retenção de Leads, que no caso de Instituições de Ensino são os novos alunos. Entretanto, uma grande dificuldade no setor educacional é disponibilizar os conteúdos para atrair os futuros alunos.

É comum quem trabalha com instituições de EAD se questionar sobre que materiais e assuntos vai entregar gratuitamente a seu público, já que seu faturamento principal vem justamente da venda de conteúdos, como cursos e treinamentos.

Uma dica sobre isso é compreender que disponibilizar conteúdos ao público-alvo da instituição significa disponibilizar assuntos que sejam pertinentes ao momento da jornada de compra do futuro aluno e, quando esses assuntos e momentos coincidem com o que a sua EAD já tem pronto, o trabalho é fazer uma edição e disponibilizar o suficiente para dar conhecimento ao Lead e ao mesmo tempo aguçá-lo para querer mais informação sobre aquele assunto.

Um exemplo é o módulo inicial de um curso, que pode ser disponibilizado a um aluno em fase de decisão sobre comprar um curso ou não. Esse módulo pode ser editado para um formato promocional. Isso fará com que o trabalho de sua EAD não seja entregue sem retorno, pelo contrário, tenha papel fundamental na decisão desse Lead.

Vale ressaltar que nem sempre esse Lead sabe que tipo de informação precisa para solucionar sua dor ou problema, então é importante conhecer as personas da sua instituição para saber o que entregar a elas. Mas quando suas personas já acompanham seu blog, vale analisar quais são suas preferências para auxiliar a produzir conteúdos e engajá-los cada vez mais.

Neste post, você vai encontrar 4 dicas para descobrir o que seus futuros alunos esperam ler no blog de sua EAD. Confira!

Coloque o seu email aqui para receber gratuitamente as atualizações do blog!

1 – Campo de busca do site

Esse é um campo muito importante para seu site, tanto para a localização de assuntos por parte de seus futuros alunos como para que você entenda quais temas têm uma procura maior. Se seu site ou blog ainda não tem um campo de busca, é importante acrescentar um o quanto antes.

Essa área de busca vai permitir saber quais são as palavras-chaves que os futuros alunos mais procuram em seu blog e o que eles não encontram, o que vai dar suporte à produção de novos conteúdos, se o volume de busca for grande. Esse interesse direto dos visitantes também pode direcionar novos temas para os cursos de sua EAD.

E para descobrir o que os futuros alunos de sua EAD procuram, abra o Google Analytics e, na aba “Comportamento”, na barra lateral esquerda, clique em “Pesquisa Interna”. É nesse caminho que você conseguirá visualizar as palavras-chave que estão sendo buscadas em seu site ou blog.

2 – Comentários nas postagens

Os comentários são uma grande fonte de ideias sobre o que os visitantes e Leads de seu blog procuram, porque eles possibilitam um espaço para discussões de quem realmente o acompanha e lê o que sua EAD publica.

A importância do blog para a educação está muito atrelada a esse espaço de permissão da contribuição dos leitores, pois esse diálogo permite que ideias relevantes sejam colocadas em evidência. Assim, quando os leitores deixarem seus comentários, responda-os indicando um material que seja relacionado ou complementar ao assunto abordado.

Quando os comentários abordarem questões que sua EAD ainda não tenha nada postado a respeito, responda o leitor e coloque o tema da dúvida ou questionamento em uma análise, para ver se o mesmo cabe ou não como um material interessante para o seu público.

Se essa for uma dúvida que pode contribuir com mais leitores, faça um post sobre ela. Se possível, indique o material ao leitor no comentário que deu origem a ele. Isso ajuda também a estreitar os lanços com seus futuros alunos.

3 – Perguntando o que eles querem

Um bom jeito de descobrir o que seus futuros alunos querem ler é perguntando a eles. Para isso, as pesquisas com sua audiência podem garantir ótimas ideias sobre o que abordar em próximos posts, materiais ricos, ou seja, para produzir conteúdos em geral.

Para perguntar aos seus leitores quais assuntos mais os interessam, você pode enviar email para sua base de Leads, postar uma pesquisa nas redes sociais, usar um post no blog ou até em campos de enquete em seu site.

Embora essas pesquisas não tenham um alto engajamento, porque nem sempre as pessoas vão usar um tempo disponível para respondê-las, as respostas serão mais qualificadas, porque quem respondeu realmente tem muito interesse no resultado que essa ação pode trazer.

4 – Interações nas Redes Sociais

As ações nas redes sociais muitas vezes são o primeiro caminho de estratégias de Marketing Digital das instituições. Depois de estabelecer a presença de sua EAD nas redes sociais, não tire o foco do monitoramento constante.

Os comentários nos posts que sua EAD compartilha, nas mensagens privadas e nas postagens feitas em suas páginas, sendo dúvidas ou não, podem auxiliar no levantamento de ideias para novos temas de materiais.

Assista ao webinar Uso eficaz de mídias sociais para o setor educacional e veja como sua EAD pode aproveitar melhor as interações nas redes sociais para conquistar mais alunos e tirar ideias de assuntos para postagens.

Conclusão

Entender o que seu leitores gostariam de encontrar em seu blog é fundamental para uma relação saudável, uma vez que sua EAD consegue produzir conteúdos mais eficientes e seus futuros alunos conseguem sentir cada vez mais proximidade e confiança em sua instituição.

Para auxiliar ainda mais, se quiser começar a produzir conteúdos em um formato diferente, focado em uma metodologia de aprendizagem mais rápida e que pode ser implantado tanto na atração de novos alunos como para o conteúdo de seus cursos, confira o eBook Guia completo do Microlearning para Instituições de Ensino.

Também não deixe de surpreender sua aundiência com conteúdos que nem ela sabe que precisa e que sua EAD tem toda a capacidade de produzir. Coloque essas dicas em ação e sucesso!

Como inovar sua instituição de ensino com tecnologia educacional
Venda de cursos online com Facebook: Guia Prático

Conteúdo VIP

Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Sobre Michelly Fogaça

Formada em jornalismo pela Universidade Estadual Paulista - Unesp/Bauru, trabalha com o mercado educacional desde 2012 e hoje atua como especialista em conteúdos para Educação na Resultados Digitais.
Ver todos os posts de Michelly Fogaça

Deixe uma resposta